AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Cuidados

Cabelos: entenda as possíveis causas da queda dos fios e o que fazer para evitá-la

Especialistas pontuam possíveis causas da queda de cabelo e rebatem mitos

Karla Precioso Publicado em 18/04/2020, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As causas podem estar relacionadas com uma série de fatores - Banco de Imagem/Pixabay
As causas podem estar relacionadas com uma série de fatores - Banco de Imagem/Pixabay

De acordo com o último levantamento realizado pela Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) divulgado no segundo semestre de 2018, em média, 42 milhões de brasileiros são reféns da calvície

Dentro da mesma pesquisa, outro dado que chama a atenção é a quantidade de jovens entre 20 e 25 anos que também sofrem com a queda capilar: 25%. Não à toa o problema é uma reclamação bastante frequente nos consultórios dos dermatologistas. 

E as causas podem estar relacionadas com uma série de fatores, como infecções, doenças do couro cabeludo (dermatite seborreica, psoríase ou alopecia), alterações hormonais (menopausa) e deficiências nutricionais. 

Ainda assim há muitas dúvidas sobre a perda de cabelo. A alimentação ajuda na saúde dos fios? O estresse e a química causam a perda dos fios? Essas são apenas algumas delas. 

O especialista em transplante capilar, Thiago Bianco, explica os mitos e verdades que permeiam esse mal. 

XAMPU-BOMBA FUNCIONA PARA O CRESCIMENTO NATURAL DOS FIOS
MITO: não existe comprovação científica de que usar medicamentos e vitaminas dentro do xampu possa fazer o crescimento do fio ser acelerado. O que geralmente ocorre é o efeito placebo, em que a pessoa acredita que o remédio funciona e sente os seus efeitos de fato.

TRAUMAS PODEM INFLUENCIAR NA CALVÍCIE
VERDADE: situações de estresse podem desencadear queda de cabelo. O mal provoca um início de alopecia androgênica – calvície causada por fatores genéticos.

USAR BONÉ OU CHAPÉU EM EXCESSO CAUSA QUEDA DE CABELO 
PARCIALMENTE VERDADE: o uso diário dos acessórios pode, sim, acelerar a queda por conta da umidade que eles causam na cabeça, desencadeando, inclusive, processos inflamatórios no couro cabeludo. Mas, se a pessoa já tiver predisposição para o problema (fator genético), o uso ou não em nada irá afetar.

SEGUIR UMA DIETA RICA EM PROTEÍNAS DESDE CEDO IRÁ RETARDAR A QUEDA DE CABELO 
MITO: o fato de ingerir o nutriente não influenciará no transtorno, apenas irá deixar um aspecto mais saudável aos fios.

UMA BOA ALIMENTAÇÃO AJUDA NA SAÚDE DOS FIOS 
VERDADE: a saúde da pele, unhas e cabelos começa por uma boa alimentação. Por isso, é fundamental a ingestão de proteínas, vitaminas A, C, H e ômega 3, encontradas nas carnes, ovos, cereais integrais, frutas, vegetais verdes-escuros, salmão, nozes e castanhas. Em alguns casos, é preciso complementar o cardápio com suplementos nutricionais recomendados pelo dermatologista.

PRENDER O CABELO SEMPRE PODE DANIFICAR OS FIOS TRANSPLANTADOS
VERDADE: se o prendedor escolhido for agressivo ou, ainda, se a pessoa prender com muita força, pode causar uma quebra dos fios.

O USO DE CHAPINHA E SECADOR NA ADOLESCÊNCIA FAVORECE A QUEDA DOS FIOS
PARCIALMENTE VERDADE: a utilização diária dos aparelhos danifica os fios ocasionando a queda, mas nem sempre irá resultar em uma calvície permanente. Caso a jovem tenha fatores genéticos ou fios ralos e enfraquecidos, o problema poderá aparecer. De qualquer maneira, deve-se evitar o uso constante dos equipamentos.

ABUSAR DA QUÍMICA NO CABELO, COMO TINTURAS E ALISAMENTOS, AJUDA NA CALVÍCIE PRECOCE 
VERDADE: o uso excessivo de qualquer tipo de química causa danos aos fios, como a quebra e o enfraquecimento. Juntos, esses problemas causam a queda, que, se não cuidada, pode causar a calvície.

DORMIR COM CABELO MOLHADO FAZ MAL
VERDADE: não é recomendado dormir com a madeixa molhada, já que, internamente, o fio demora entre 6 a 8 horas para secar. Com isso, a umidade em contato com o travesseiro facilita a proliferação de fungos e outras doenças.

DORMIR COM CABELO MOLHADO FAZ MAL
VERDADE: não é recomendado dormir com a madeixa molhada, já que, internamente, o fio demora entre 6 a 8 horas para secar. Com isso, a umidade em contato com o travesseiro facilita a proliferação de fungos e outras doenças.