AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Tudo o que você precisa saber para deixar os fios mais

Cacheado, tingido ou alisado? Saiba exatamente como cuidar do seu cabelo

Tudo o que você precisa saber para deixar os fios mais saudáveis e bonitos

Júlia Arbex Publicado em 18/03/2018, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cada tipo merece um cuidado especial! - iStock
Cada tipo merece um cuidado especial! - iStock

Seu cabelo merece um tratamento especial! Veja o seu tipo e siga nossas dicas para ficar com fios lindos!

CABELO CACHEADO

É naturalmente mais ressecado que o liso porque os cachos impedem que a oleosidade produzida na raiz chegue até as pontas. Assim, os fios acabam ficando mais secos, frágeis, arrepiados e até sem forma. Mas se você tomar os cuidados necessários, seu cabelo pode ficar saudável, solto e definido.

Lavagem e secagem

1. Use xampu sem sulfato, derivados de petróleo e parabenos (está escrito na embalagem se há esses ingredientes). “Esses cosméticos são mais leves e não danificam os cachos”, afirma o hairstylist Marcelo Carrato.

2. Quanto mais cacheado seu cabelo for, mais condicionador você deve passar no comprimento e nas pontas. O creme foi sugado pelos fios? Passe um pouquinho mais do produto para hidratar bem.

3. Use papel-toalha, uma camiseta velha de algodão ou uma toalha de microfibra para secar o cabelo. A toalha tradicional deixa os cachos com frizz.

4. Lave o cabelo de duas a três vezes na semana. Nos outros dias, borrife um pouco de água nos fios e amasse-os de baixo para cima. Se quiser, refaça os cachos com ajuda de um ativador de cachos.

Hidratação

“Por ser bastante poroso, tanto o cabelo cacheado quanto o crespo deve receber uma hidratação por semana. Além disso, um leave-in com proteção solar e um ativador de cachos podem ser usados diariamente. Eles ajudam a minimizar os danos causados por fatores externos, como o sol e a poluição.” Veja o jeito certo de fazer:

■ Uma boa máscara de hidrataçãopara os cabelos crespos é composta de base oleosa, com a presença de óleo de macadâmia e coco, por exemplo.

■ Para fazer hidratação em casa, basta lavar o cabelo com xampu, separá-lo em mechas e aplicar um pouco do creme hidratante massageando mecha por mecha para o produto penetrar nos fios. Depois de 20 minutos, enxágue.

No salão

Como as pessoas estão cada vez mais aceitando os cachos, mais marcas estão fazendo produtos para esse tipo de cabelo. “Por isso, mesmo que você faça hidratação em casa semanalmente, é interessante ir ao salão uma vez ao mês para um tratamento mais potente e profundo.”

CABELO COM PROGRESSIVA

A progressiva facilita a vida de muitas mulheres que não têm tempo para cuidar do cabelo. Mas manter o penteado sempre brilhante não é tão simples, não. Confira os erros mais comuns que tiram o alisamento:

■ Usar xampu com sal e ir muito para o mar e/ou piscina: “Eles ajudam a abrir as cutículas do cabelo, acabando mais rápido com o efeito da progressiva. Na piscina ou praia, passe um pouco de leave in no comprimento e nas pontas para proteger os fios das ações do sal e do cloro”.

■ Cabelo com progressiva: A progressiva facilita a vida de muitas mulheres que não têm tempo para cuidar do cabelo. Mas manter o penteado sempre brilhante não é tão simples, não. Confira os erros mais comuns que tiram o alisamento.

■ Usar xampu com sal e ir muito para o mar e/ou piscina: “Eles ajudam a abrir as cutículas do cabelo, acabando mais rápido com o efeito da progressiva. Na piscina ou praia, passe um pouco de leave-in no comprimento e nas pontas para proteger os fios das ações do sal e do cloro”.

■ Utilizar qualquer cosmético: “O ideal é aplicar somente produtos específicos para cabelos alisados”.

■ Lavar todos os dias: Isso porque os nutrientes dos cabelos alisados já estão comprometidos com a química e a lavagem frequente só agride ainda mais. O ideal é passar xampu e condicionador três vezes na semana, no máximo.

■ Tingir: a química usada na escova progressiva já deixa os fios mais frágeis. Quando tingimos o cabelo poucos dias depois do alisamento, é possível que ele quebre e o efeito liso desapareça. Por isso, se quiser fazer luzes ou mudar de cor, faça isso, no mínimo, dez dias antes da escova.

Tratamentos

A cauterização e o botox capilar são procedimentos que devolvem os nutrientes perdidos com a química e garantem mais maleabilidade e brilho ao cabelo, recuperando a saúde capilar. O indicado é fazer no salão um dos dois após 20 dias da realização da progressiva e refazer quando o cabeleireiro achar necessário.

CABELO TINGIDO

Para garantir brilho e durabilidade da nova cor, é essencial incluir na rotina alguns cuidados. Conheça quais são eles:

■ Produtos específicos: deixam o cabelo tratado e bemnutrido, e seguram mais a cor.

■ Água morna: a água quente acelera o desbotamento da tintura. E evite lavar os fios todos os dias.

■ Manutenção de óleo: ao passar por processos químicos, o cabelo perde grande parte de sua oleosidade natural e, por isso, fica com aspecto ressecado. Para recuperar essa oleosidade, utilize produtos com consistência de óleo, como leave-in e finalizadores hidratantes.

Reconstrução

É indicada para cabelos com químicas, principalmente descoloridos, que acabam perdendo uma parte da cutícula e, por isso, afinam. O ideal é fazer esse tratamento no salão uma vez por mês.