AnaMaria

Chá de casca de cebola: fios longos e lindos!

A receita que tem feito cada vez mais sucesso na internet é simples de preparar e ajuda o cabelo a crescer saudável. E não tem cheiro!

Ana Bardella Publicado em 18/01/2018, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

Chá de casca de cebola: fios longos e lindos! - iStock
Chá de casca de cebola: fios longos e lindos! - iStock

O nome pode não ser muito convidativo... Afinal, cebola não é o aroma que imaginamos quando pensamos em um cabelo recém-lavado e cheiroso. Mas essa ideia está errada. O chá preparado com a casca da cebola, que está sendo testado (e aprovado) por várias meninas na internet, não tem o cheiro característico do alimento. Se misturado ao xampu, fica apenas com o aroma do produto – ou seja, aquele ao qual você já está acostumada.

Razões para usar:
 Marcos Dal Bello, cabeleireiro e especialista em amaciamento de fios com tutano de boi, afirma que a principal delas é que as propriedades contidas no chá estimulam a circulação do sangue. Os fios crescem mais rapidamente e a queda melhora.

 Outro benefício dessa preparação é a melhora no volume dos fios. Ela ajuda a engrossá-los, tornando-os mais “encorpados”.

 Por último, o chá contém propriedades antibacterianas, que ajudam no tratamento de fungos que podem se fixar no couro cabeludo.

Preparação fácil:
Em uma panela, ferva um copo de água. Quando notar a presença das bolhinhas de fervura, junte várias cascas de cebola e tampe. Deixe no fogo por cerca de 20 min ou até que a água adquira a coloração alaranjada. Em seguida, coe e passe para um recipiente. Deixe esfriar e depois já pode começar a usar! Caso queira armazenar, você pode deixar o chá na geladeira bem tampado por até uma semana.

Para um crescimento saudável
O profissional garante que os resultados podem ser vistos a partir do primeiro mês, quando o cabelo passa a crescer de 10 a 17 milímetros
a cada 30 dias. Mas há outras maneiras de estimular os fios a ficarem cada vez mais longos: pentear o cabelo antes de dormir, por exemplo, também estimula a circulação sanguínea, favorecendo o crescimento. Evitar o uso da chapinha, que pode queimar os fios,
é outra medida indicada para quem está em busca de um cabelão!

Formas de passar
Há duas maneiras de usar. Na primeira, você aplica o chá nos fios molhados após lavá-los normalmente com xampu e condicionador. É importante passar primeiro no couro cabeludo para depois molhar as pontas, porque é na região da cabeça que ele age mais profundamente, uma vez que tem o poder de penetrar no córtex dos fios. Nem precisa enxaguar, é só deixar que o cabelo seque naturalmente ou passar o secador depois. A segunda forma é misturando o chá ao xampu. Para isso, espere até que o frasco esteja com somente dois terços do produto, preencha o restante com chá e misture bem. “No entanto, os resultados são mais visíveis quando ele é utilizado puro”, ressalta Dal Bello. Use até três vezes por semana.

“Usei o chá porque queria ficar ruiva”
Procurei na internet algumas dicas para “ficar ruiva” naturalmente, sem precisar recorrer às tinturas. Encontrei em um site a recomendação
de usar o chá de casca de cebola, uma vez que ele tem a coloração mais alaranjada e pode depositar esse pigmento nos fios (se eles
forem naturalmente claros e se você ficar no sol depois de usar). Passei a preparar a receita e passar depois de lavar normalmente o cabelo. No começo, fiquei com medo de ter algum cheiro, mas depois percebi que o chá não tem cheiro algum. Eu passava e logo em seguida ia para o sol. Fiz isso durante três semanas, quando comecei a ver o resultado: eu, que tenho o cabelo naturalmente claro, vi
aparecerem algumas mechas ruivas. Adorei! Além disso, reparei que os fios estavam mais fortes e com bastante brilho. Antes, eles estavam caindo bastante. Depois do chá, o problema da queda melhorou muito. 

Bruna Bonacini, 23 anos, criadora do canal BrunaTV no YouTube