AnaMaria
Dicas de Beleza / Saúde dos fios

Como manter os cabelos saudáveis no verão gastando pouco?

Veja dicas baratinhas para quem quer aproveitar a estação mais quente do ano sem descuidar dos cabelos

Da Redação Publicado em 22/12/2018, às 12h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

O cuidado deve ser redobrado durante a estação mais quente do ano - Banco de Imagens/iStock
O cuidado deve ser redobrado durante a estação mais quente do ano - Banco de Imagens/iStock

O verão é uma delícia, e quase ninguém discorda. No entanto, a combinação de sol, água do mar e cloro na água da piscina costuma maltratar os cabelos, principalmente os mais longos.

Robson Fogaça, cabeleireiro da rede Lady&Lord, dá algumas dicas para quem quer aproveitar o verão, sem descuidar dos cabelos. Confira!

Opte por linhas solares (shampoo, condicionador, leave in)
São produtos com proteção solar, PH mais ácido e costumam ser anti-oxidantes. Tudo isso ajuda a amenizar os efeitos da água com cloro e da água salgada, fechando as cutículas das pontas dos cabelos e evitando a perda de nutrientes.

Outra boa opção, pode ser as linhas de shampoo e condicionador para cabelos coloridos (independente do seu tipo de cabelo, seja ele natural ou com tintura). Essa linha de produtos costuma ser livre de sulfato e tem um PH mais ácido que ajuda a manter as cutículas dos cabelos fechadas. São produtos de fácil acesso - diferente das linhas sazonais - que proporcionam um cuidado a mais que o shampoo para cabelos naturais.

Vai entrar no mar ou na piscina? 
Não besunte os cabelos com creme antes de entrar na água, pois será um desperdício de produto. Em vez disso, opte por um óleo que ipermeabilize os fios. Pode ser o famoso óleo de coco ou máscara feitas com o produto. Mas é importante frisar que essa não deve ser uma prática diária, pois o excesso de oleosidade faz mal para os cabelos.

Quando sair da piscina ou do mar, sempre que possível, lave os cabelos com água potável para tirar o excesso de sal e cloro. Use ainda acessórios como chapéu, boné e rabo de cavalo. Eles ajudam a proteger o couro cabeludo de possíveis queimaduras.

E os curtos?
Pessoas com cabelo curto e grande parte dos homens também podem seguir algumas dicas para preservar a saúde dos fios. O cabeleireiro lembra que fios curtos sofrem menos os efeitos do verão, pois cabelos com comprimento até quatro dedos da raiz, o próprio organismo se encarrega de repor os nutrientes. 

Ainda assim, evite o uso de gel e produtos com álcool em sua fórmula, pois eles potencializam o ressecamento dos fios. Opte por pomadas com silicone na fórmula, elas dão o mesmo efeito molhado e oferecem mais proteção.