AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Conheça o xampu sólido, um aliado da saúde dos cabelos e do meio ambiente

Saiba os benefícios do xampu sólido, que promete ajudar os seus fios

Lígia Menezes Publicado em 09/02/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Após o uso, coloque o xampu em uma saboneteira vazada ou furada - Banco de Imagem/Getty Images
Após o uso, coloque o xampu em uma saboneteira vazada ou furada - Banco de Imagem/Getty Images

Sim, parece um sabonete, mas é produzido para usar no cabelo. O cheiro? Perfuma o banheiro apenas por estar lá. E ainda faz espuma, limpa e nutre os fios. Embora não seja uma novidade, de 2019 para cá o xampu sólido caiu nas graças de blogueiras e artistas. 

Os motivos: não agride tanto o meio ambiente quando desce pelo ralo, pois, em geral, é formulado com substâncias naturais, como óleos essenciais. São, em geral, veganos. Ou seja, sem ingredientes animais e dispensam testes em bichinhos. 

Além disso, muitas marcas não utilizam embalagens plásticas. A natureza agradece! “Em comparação aos componentes presentes nos xampus convencionais, a versão em barra apresenta menos riscos de alergias”, diz a dermatologista Juliana Lewi (@dra.juliana_lewi). 

E para quem está fazendo a transição capilar ou deseja mais hidratação para os cachos, os xampus sólidos são ideais. A seguir, respondemos oito perguntas para acabar com as suas dúvidas sobre o produto.

COMO ESCOLHER O MELHOR PARA VOCÊ?
No mercado é possível encontrar muitas marcas e fórmulas diferentes. Então, leia a recomendação do fabricante e veja se está de acordo com seu tipo de cabelo. Existem xampus em barra, por exemplo, de limpeza profunda, hidratante ou capaz de combater a oleosidade. Dica: se tem fios mais secos ou cacheados, procure por versões com manteigas e óleos nutritivos. Para oleosos e mais finos, opte pela variação mais cítrica do produto.

POR QUE FAZ BEM PARA OS FIOS?
Desenvolvido com menos componentes químicos, o cosmético é cheio de óleos essenciais e substâncias naturais. Dessa maneira, não agride tanto os fios, deixando-os mais hidratados.

POR QUE FAZ BEM PARA O MEIO AMBIENTE?
O sulfato, os petrolatos e parabenos (substâncias presentes nas versões convencionais) poluem o solo, os lençóis freáticos e as águas de rios e mares. O xampu sólido, mais natural, não agride os animais e a natureza, além de, em geral, vir em embalagem de papel reciclável.

COMO USAR?
Molhe a barra e esfregue na mão para fazer espuma. Agora, aplique essa espuma diretamente no cabelo – couro cabeludo e pontas. Se desejar, pode passar a barra diretamente nos fios.

EXISTE FASE DE ADAPTAÇÃO?
Sim. Mas não se preocupe, pois com o tempo você aprenderá a usar o produto e sentirá os resultados nos fios.

COMO GUARDAR?
Após o uso, coloque o xampu em uma saboneteira vazada ou furada. Não deixe que acumule água no recipiente, caso contrário, irá derreter, como acontece com o sabonete. “Procure guardar em ambientes limpos e secos para evitar a proliferação de microrganismos”, recomenda a dermatologista.

CONDICIONADOR EM BARRA EXISTE?
Sim! Muitos podem ser passados no couro cabeludo, assim como os xampus. Eles também têm um enxágue mais fácil do que os produtos tradicionais.

QUANTO TEMPO DURA?
Cada fabricante informa a durabilidade de seu produto. Alguns chegam a mais de 60 lavagens. Mas isso apenas se forem armazenados corretamente. Um truque para sua barra durar mais: assim que comprar, divida-a em duas ou três partes. Guarde as excedentes na embalagem original.