AnaMaria
Dicas de Beleza / Faça você mesmo

Cosméticos veganos: confira receitas para fazer e testar em casa

Veja receitas para fazer seu próprio cosmético vegano em casa

Ana Bardella Publicado em 21/09/2019, às 15h00 - Atualizado em 25/09/2019, às 16h15

Que tal preparar seus cosméticos em casa? - Banco de Imagem/Getty Images
Que tal preparar seus cosméticos em casa? - Banco de Imagem/Getty Images

Embora tenha conquistado muitos adeptos recentemente, não é de hoje que os cosméticos veganos são produzidos. 

Há alguns anos, a americana Sunny Subramanian adotou o estilo de vida livre de consumo animal. Ela cortou carnes e derivados de origem animal (ovos, leite...) da dieta. 

E passou a observar também a composição de roupas e produtos de beleza para excluir o uso de versões com ingredientes vindos de bichos ou testados neles. 

Com isso, se arriscou na cozinha, criando receitas de cosméticos somente com ingredientes naturais. A produção bombou e ela lançou o livro Beleza Feita em Casa (Ed. Alaúde, R$ 45). 

AnaMaria reuniu algumas receitas fáceis publicadas na obra para você testar no seu lar e na sua pele.

DESODORANTE EM CREME 
Ingredientes
3 colheres (sopa) de amido de milho 
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio 
2 colheres (sopa) de óleo de coco 
5 gotas de óleo essencial de sua preferência 

Modo de preparo
Em uma tigelinha, misture bem o amido de milho e o bicarbonato de sódio. Reserve. Coloque o óleo de coco em uma tigela refratária de vidro. Leve ao micro-ondas em potência alta, interrompendo para mexer a cada 5 segundos, para derreter e ficar completamente homogêneo. Acrescente o óleo à mistura do amido mais os óleos essenciais, até formar uma pasta. Passe para um potinho. Com os dedos, esfregue uma pequena quantidade nas axilas, esperando a total absorção. Guarde em temperatura ambiente por até um ano. 

ESFOLIANTE FACIAL BÁSICO
Ingredientes
2 colheres (chá) de aveia em flocos finos 
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio 
1 colher (chá) de argila 
Água ou óleo de jojoba 

Modo de preparo
Em uma tigela, misture bem a aveia, o bicarbonato de sódio e a argila. Coloque uma pequena quantidade na mão e junte água o suficiente para formar uma pastinha. Com os dedos, espalhe delicadamente o esfoliante no rosto lavado e úmido, fazendo movimentos circulares. Enxágue com água morna e seque com uma toalha. Em seguida, passe tônico facial e hidratante. 

HIDRATANTE EM BARRA 
Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de manteiga de cacau ralada 
  • 3 colheres (sopa) de cera de candelila 
  • 1/3 de xícara (chá) de óleo de abacate 
  • 3 colheres (sopa) de manteiga de karité 
  • 60 gotas de óleo essencial de sua preferência 

Modo de preparo
Misture a manteiga de cacau e a cera em uma tigela média refratária de metal ou de vidro. Ponha 4 cm de água em uma panelinha, leve ao fogo e deixe levantar fervura. Apoie a tigela sobre a panela tomando cuidado para que o fundo não encoste na água. Aqueça de 5 a 10 minutos ou até a cera derreter e ficar lisa. Misture o óleo de abacate e a manteiga de karité, em busca de um aspecto liso e homogêneo. Retire a tigela do fogo. Junte os óleos essenciais e mexa até ter uma mistura única. Despeje em formas de silicone. Deixe esfriar em temperatura ambiente por 1 hora para firmar. Em seguida, desenforme as barrinhas. Esfregue uma delas na pele, dando atenção especial às áreas ressecadas. Guarde em ambiente fresco e escuro ou na geladeira por até seis meses.

BATOM CASEIRO 
Ingredientes

  • 1 colher (chá) de manteiga de karité ou de manteiga de cacau ralada
  • 1 colher (chá) de azeite de oliva ou óleo de coco 
  • ¾ de colher (chá) de cera de candelila 
  • 1 colher (chá) de mica em pó rosa ou vermelha 
  • 3 a 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta 
  • 2 latinhas ou tubos para protetor labial

Modo de preparo 
Em uma tigela, misture a manteiga de karité, o azeite de oliva e a cera de candelila. Leve ao micro-ondas em potência alta, interrompendo para mexer a cada 10 segundos, até que os ingredientes derretam e fiquem completamente homogêneos (o tempo total depende da potência do aparelho). Acrescente a mica em pó e o óleo essencial. Mexa para mesclar bem. Passe imediatamente para os tubinhos. Leve à geladeira por 30 minutos ou até que esfriem e endureçam por completo. Mantenha em temperatura ambiente por até 6 meses.