AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Truques

Cuidados com os cabelos no verão: 6 dicas para evitar os danos comuns na estação

Ressecamento? Loiros esverdeados? Especialista traz os principais cuidados com os cabelos no verão

Da Redação Publicado em 12/01/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Efeitos do sol, do cloro e da água do mar podem ser evitados com alguns truques - Freepik/ansiia
Efeitos do sol, do cloro e da água do mar podem ser evitados com alguns truques - Freepik/ansiia

Não é segredo para ninguém que não é fácil manter os cuidados com os cabelos no verão - especialmente para quem se prepara para curtir a temporada mais quente do ano com muita praia e piscina. A boa notícia é que existem algumas dicas a serem seguidas para evitar os danos causados pela exposição ao sol, ao cloro ou à água salgada do mar.

Para provar, a cabeleireira especialista em mechas, Natali Morel, listou 6 truques para curtir as férias sem se preocupar em perder o brilho e a hidratação dos fios. Confira quais são os principais cuidados com os cabelos no verão!

HIDRATAÇÃO REFORÇADA

O clima quente do verão exige uma boa hidratação, e isso não diz respeito apenas à água que bebemos, mas também aos nossos fios de cabelo. Segundo Natali Morel, nesses meses, os cuidados com o cabelo devem ser intensificados - o que inclui mais hidratação em casa!

“Por causa do calor intenso, lavamos mais os cabelos, o que significa um desgaste maior nos fios. Desta forma, quem tem uma rotina de hidratação de uma vez na semana, pode passar a realizar esse processo duas vezes”, recomenda a especialista.

PROTEÇÃO DO SOL

A indicação de Natali para manter os cabelos protegidos do sol é apostar no uso de chapéus ou bonés. “Quem deseja manter os fios saudáveis nesse período deve evitar ao máximo a exposição. Principalmente os cabelos loiros, que costumam sofrer mais e tendem a ficar amarelados e desbotados”, completa.

SEM CABELO VERDE NA PISCINA

Dica de ouro, segundo a cabeleireira: “Molhe os cabelos e aplique condicionador antes de mergulhá-los na piscina. Em seguida, prenda em um coque alto. Isso porque, quando o cabelo está molhado, não sobra espaço para absorver a água da piscina (que pode os loiros esverdeados), porque elas já foram preenchidas com condicionador/creme”.

PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA CABELOS TINGIDOS

Os cabelos tingidos sofrem ainda mais com as ações do verão do que os loiros. Por isso, Morel recomenda o uso de produtos específicos para os fios coloridos, já que eles possuem fórmulas que agem contra o desbotamento da cor.

CONDICIONADOR ANTES DO SHAMPOO

Um truque um tanto quanto inusitado da hair stylist é começar a lavagem dos cabelos pelo condicionador - e não pelo shampoo! Ao aplicar o produto nas pontas dos fios, é possível protegê-los do ressecamento causado pela espuma.

"Desta forma, após aplicá-lo, você pode passar o shampoo e, logo em seguida, novamente o condicionador. Outra dica é passar óleos à base de silicone antes de lavar os cabelos”, indica a especialista.

PENTEADOS QUE PROTEGEM

Que tal apostar em tranças e coques para proteger os cabelos dos raios solares? De acordo com Natali, essa é uma maneira de se prevenir das pontas duplas, do desbotamento da cor, do ressecamento, entre outros danos frequentes no verão.

DICA EXTRA: É MITO!

É comum ouvir que lavar os cabelos diariamente faz mal aos fios. Entretanto, Natali Morel garante que isso não passa de um mito! "Não só pode, como deve. Algumas pessoas têm predisposição para desenvolver dermatite (caspa severa) nessa época do ano. Por isso, o enxágue diário não danifica os fios, porém a forma como isso é feito, sim", assegura.