AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dá para lavar o cabelo sem xampu?

Saiba tudo sobre a nova técnica que vai fazer a sua cabeça!

Reportagem: Júlia Arbex e Luciana Bugni Publicado em 14/08/2015, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BELEZA 981 LAVAR SEM XAMPU - Shutterstock
BELEZA 981 LAVAR SEM XAMPU - Shutterstock
Quando se ouve falar de um tratamento para o cabelo em que não se usa xampu, a maioria das mulheres torce o nariz. Compreensível, né? Só que as técnicas No Poo (sem xampu, pronuncia-se “no pú”) e Low Poo (pouco xampu, pronuncia-se “lôu pú”) são bem mais limpinhas do que você pensa. Foi a escritora inglesa Lorraine Massey, autora do livro Curly Girl: The Handbook (Manual da Garota Cacheada,  ainda não editado no Brasil), que inventou essa onda em 2011. No Brasil, o jeito mais leve de cuidar do cabelo chegou em 2013 (hoje, só nos grupos do Facebook, são mais de 70 mil membros!). Falamos com Daniela Taniguchi, professora de dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC, de Santo André (SP), sobre o assunto. É muito menos assustador do que parece e dá resultado!



O que é low poo?

  • É quando você lava a cabeça normalmente, mas evita xampus e condicionadores que tenham sulfato, silicones insolúveis e petrolatos. Só vale usar cosméticos livres dessas substâncias!
  • O jeito de reconhecer esses produtos é olhando o rótulo atentamente. Nos grupos de discussão sobre o assunto nas redes sociais, quem aderiu ao método chama as substâncias de “proibidas”. Não precisa ser tão radical. “Se você lava a cabeça todos os dias, pode usar o xampu normal, que você está acostumada, uma vez a cada três dias”, diz a dermatologista.
  • Antes de começar a usar um xampu sem sulfato, é legal fazer uma lavagem com produtos de limpeza profunda para tirar todo o resquício de finalizadores e cosméticos antigos. Sentiu que limpou? Então pode começar.

O que é no poo?

  • É uma técnica de lavagem do cabelo sem xampu. O que limpa é o condicionador. 
  • Para lavar com condicionador (em inglês o termo é Co-Wash – pronuncia-se “co-uochi”) e o cabelo ficar limpo de fato, é preciso usar produtos sem sulfato, silicones insolúveis em água e petrolatos. São eles que dão aquele aspecto pesado ao fio, que só sai com xampu mais forte! 
  • Não se preocupe pensando que vai ficar sujo, pois os condicionadores possuem agentes que limpam os fios e até chegam a fazer uma leve espuma. E pode passar, na raiz, sem medo. Os produtos indicados para esse método são mais leves e não deixam o aspecto empastelado.
  • Se você lava o cabelo todos os dias, o ideal é fazer no poo no máximo três vezes por semana. Nos outros dias, lave com xampu mesmo.

Elas testaram!

“Comecei há dois anos. Adorei tirar os produtos pesados porque não estava dando um efeito legal mesmo. Senti que, evitando silicone, ficou muito mais fácil de limpar. Hoje, consegui equilibrar a oleosidade, a queda acabou e a quebra também. Além disso, o aspecto ficou mais leve e mais fácil de desembaraçar. E eu gasto menos!”
Leila Guimarães, vendedora virtual, de São Paulo


“Meu cabelo estava ressecado e cheio de frizz. Ele ficava volumoso e não tinha forma, então a solução era escova. Quando conheci a técnica, estranhei bastante. Mas depois de ver tantas fotos de meninas que ficaram com os cabelos lindos, resolvi testar o low poo. Na primeira lavagem com xampu sem sulfato, já senti a diferença. Aproveitei que os produtos eram baratinhos e comprei uma máscara de hidratação e um leave-in. Como os cremes não “pesam” tanto no cabelo, fui sentindo cada vez menos necessidade de usar xampu, porque o cabelo não ficava sujo. Hoje em dia, lavo com xampu umas três vezes por semana e, nos outros dias, lavo só com condicionador mesmo. Está mais hidratado e o volume diminuiu, então aboli a escova e assumi o ondulado natural.”

Marília Filgueiras, designer de AnaMaria

Qualquer pessoa pode fazer?

É mais indicado para quem tem cabelo ondulado, crespo, afro ou alisados com química. É que o sebo natural do couro cabeludo de quem tem fios com essas características não chega até as pontas e eles não ficam tão brilhantes e sedosos como cabelos lisos. “Muitos xampus possuem um sulfato forte (o que faz aquela espuma) e isso limpa demais. Quem tem o cabelo cacheado fica com os fios ainda mais secos, pois junto com a sujeira, a oleosidade natural do couro cabeludo também vai embora”, afirma. É por isso que quem faz as técnicas low e no sente o cabelo mais saudável e com bem mais brilho. Vale tentar!


 “Cada um é único; portanto não dá pra dizer que essa técnica trará bons resultados a todos. O ideal é conversar com o dermatologista, que vai indicar o melhor xampu para cada situação” 
Tatiana Steiner, assessora do departamento de cabelos e unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia