AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Depilação em casa: veja 6 dicas para fazer tudo certo

Separamos perguntas e respostas sobre o que fazer sem a ajuda de um profissional

Da Redação Publicado em 22/07/2020, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O risco de se machucar é muito alto, então fique atenta! - Pexels/Pixabay
O risco de se machucar é muito alto, então fique atenta! - Pexels/Pixabay

Não deu tempo de ir no salão de beleza, mas os pelos já estão incomodando bastante? Sem problemas, dá para resolver tudo em casa!

AnaMaria Digital conversou com Regina Jordão, CEO e fundadora do Instituto Pello Menos, do Rio de Janeiro, e listou as cinco dúvidas mais comuns de quem faz isso sozinha em casa. Confira!

1 - QUAIS OS CUIDADOS NA HORA DE FAZER A DEPILAÇÃO COM CERA EM CASA?
A especialista não aconselha o uso do método quente, principalmente se quem irá se depilar também irá fazer a própria cera. O risco de se machucar é muito alto, pois há uma técnica na hora de remover o produto, além de ser fácil errar o ponto da temperatura e provocar uma queimadura séria na pele. “Por precaução, opte por métodos menos perigosos, ainda que o resultado estético não seja o esperado”, ressalta Regina.

2 - QUEM OPTA PELA LÂMINA, POR EXEMPLO, DEVE TOMAR QUAIS CUIDADOS? 
A lâmina pode ser usada para uma depilação superficial, porém deve ser evitada por quem tem foliculite, que são aquelas bolinhas que se formam no local de nascimento do pelo. Também não é o melhor método para depilar as áreas mais sensíveis do corpo, como a virilha, por exemplo. 

Para amenizar os possíveis desconfortos, o recomendado é usar lâminas novas e de boa qualidade, sempre descartando-as após o uso. “Jamais use lâminas que ficaram expostas no banheiro, pois pode enferrujar ou haver contaminação por fungos, já que estes gostam de locais úmidos. Uma dica legal é fazer esfoliação da pele antes de remover os pelos com aparelho”, diz a especialista. 

3 - COMO DEVE SER FEITA A ESFOLIAÇÃO DA PELE?
Fique atenta ao produto, selecione o mais adequado ao tipo de pele e jamais recorra a receitas mirabolantes da internet. Faça movimentos circulares, massageando a cútis para eliminar as células mortas e retirar a camada danificada da superfície. “Esse cuidado ajuda a reduzir os pelos encravados e faz a depilação durar um pouco mais”, explica Regina.

4 - E OS CREMES DEPILATÓRIOS, SÃO BOAS OPÇÕES?
Por se tratar de um produto químico, Regina não recomenda o uso dele com frequência. Apesar disso, diz que podem ser utilizados eventualmente, desde que sejam tomadas algumas precauções, como fazer o teste em uma pequena área da pele antes de aplicar o creme em uma fração maior pelo corpo. Aí, se notar alguma irritação, não use o produto! 

“Escolha um creme indicado para o seu tipo de pele e para a área que quer depilar, ou seja, se a indicação é para o corpo, por exemplo, não o utilize em áreas mais delicadas, como a face. Leia o rótulo e siga rigorosamente todas as instruções do fabricante”, recomenda.

5 - DESCOLORIR OS PELOS É UMA BOA OPÇÃO?
Sim, mas apesar de ser comum, o hábito de expor-se ao sol com o produto na pele não é indicado, pois pode causar manchas. Mesmo dentro de casa é preciso ter cuidado ao optar pelo método. O principal deles é hidratar bem a pele dias antes do procedimento e também no dia em questão, momentos antes da aplicação do produto. 

A água oxigenada deve ter valor entre 10 a 20 volumes e não deve permanecer no corpo por mais do que o estipulado na embalagem. A descoloração também não é recomendada para crianças, adolescentes ou para quem costuma ter alergias ou problemas respiratórios. “Faça também o teste em uma área pequena da pele, assim como o recomendado para o uso do creme depilatório”, indica Regina.

6 - ESCOLHER A CERA CERTA FAZ A DIFERENÇA?
Sim. A cera quente relaxa a pele enquanto dilata os poros, o que facilita a retirada do pelo e causa menos dor, por isso é a opção que traz mais conforto na hora de se depilar. Já a versão fria, por outro lado, consegue atingir áreas maiores, mas também pode causar quebra e encravamento dos fios, o que, por consequência, provoca mais incômodo.