AnaMaria

Detox capilar com plantas: saiba como fazer e quais seus benefícios

Especialista explica os benefícios da desintoxicação dos fios

Da Redação Publicado em 02/11/2020, às 18h00

Optar por produtos naturais é uma ótima opção para saúde capilar - gate74/Pixabay
Optar por produtos naturais é uma ótima opção para saúde capilar - gate74/Pixabay

É comum as pessoas procurarem por sucos desintoxicantes, após dias com uma alimentação desregrada, para promover uma limpeza no organismo. Você sabia que no caso dos cabelos, não é diferente? 

Agentes externos como poluição, excesso de produtos finalizadores como condicionadores, géis, sprays fixadores e cremes leave-in, e até mesmo o sol e o suor acabam alterando a flora bacteriana saudável do couro cabeludo. Por isso, é recomendado realizar um detox capilar pelo menos uma vez ao mês.

Segundo o farmacêutico naturopata Jamar Tejada, o objetivo do detox capilar é eliminar as impurezas que são acumuladas diariamente, seja com poluição ou até mesmo pelo excesso de produtos. "Vale dizer que o detox capilar, além de promover a desintoxicação do couro cabeludo, evitando problemas como a caspa e seborreia, ajuda no controle da oleosidade, estimula o crescimento dos fios e possui ação antioxidante", explica para AnaMaria Digital.

BENEFÍCIOS
Na hora de fazer o detox nos fios, optar por produtos naturais é uma ótima saída, pois eles apresentam muitas vantagens e quase nenhum efeito colateral.  "Com a ajuda das plantas conseguimos harmonizar nossa flora bacteriana, reequilibrando o pH do couro cabeludo. O detox natural age contra os radicais livres que atuam sobre a epiderme do couro cabeludo, melhorando a ação anti-inflamatória, ativando e melhorando a circulação, e com isso, proporcionando melhor absorção de nutrientes", pontua o especialista.

Aposte nos extratos de plantas como arnica, alecrim, chá verde, sálvia, pimentas negra e rosa e jabuticaba. Para quem não tem paciência para preparar o detox com plantas, o mercado de cosméticos oferece boas opções de produtos naturais, que atuam diretamente sobre esses fatores.

COMO FAZER EM CASA
Ingredientes: utilize pedaços de plantas como sálvia, hortelã, chá verde, chá preto, camomila, melissa, jaborandi e hamamélis. Não precisa ter todas essas plantas, se tiver melhor, se não pode utilizar as rasuras de pelo menos três dessas citadas.

Preparo: é necessário ter uma quantidade de pedaços que, molhado, seja suficiente para preencher a palma da mão. Se for preparar com todas as plantas, você precisará de duas colheres de sopa de cada, se for três plantas em torno de 4 colheres.

Coloque as plantas em um recipiente e coloque água fervida sobre as mesmas, deixe por 20 minutos, depois disso retire as plantas e as massageie no couro cabeludo, faça fricções por toda extensão do mesmo. Essa aplicação deve ser feita por pelo menos 20 minutos. Em seguida, você utiliza a própria infusão jogando-a sobre toda extensão dos fios e deixe-os secar naturalmente. Por fim, lave com shampoo neutro para retirar as plantas que ficaram aderidas nos fios.