AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

É fácil transformar seu travesseiro em um spa

Aprenda os rituais que deixam a pele e os cabelos lindos enquanto você dorme

Júlia Arbex Publicado em 01/01/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

1000 - shutterstock
1000 - shutterstock
S e a falta de tempo era sua principal inimiga ao cuidar do visual, seus problemas acabaram. Reorganize a rotina noturna e, acredite, já acordará bonita. Isso acontecerá não só por causa dos procedimentos e produtos (com substâncias que não podem ser expostas ao sol, a hora do sono é o melhor período para usá-los), mas pelo fato de que reservar uns minutos para cuidar de si já surte um efeito bacana. Com a palavra, o dermatologista Gabriel Sampaio e a esteticista Luciana Coral. 

Cremes diurnos x cremes noturnos

Os noturnos têm mais princípios ativos, o que significa que são mais eficazes. Durante o dia, antes de se maquiar, você deve usar protetor solar e creme hidratante básico. À noite é o momento ideal para tratar a pele com produtos mais potentes. 

Ao acordar 
✔ Se você não costuma tomar banho na hora que acorda, não se esqueça de lavar o rosto, pois alguns cremes noturnos contêm ácidos que não podem ser expostos ao sol. Aí o efeito seria o contrário e você pode ficar toda manchada!

✔ Além disso, os cuidados são aqueles que você está cansada de saber: passar protetor solar diariamente, ter uma alimentação saudável, sem muita fritura ou doces, ingerir bastante água, praticar atividades físicas, dormir bem (entre 6 e 8 horas por dia) e parar de fumar são atitudes que, combinadas, vão lhe garantir uma pele bonita e saudável! 

Quando começar a passar cremes? 

Isso varia de mulher para mulher, devido a características genéticas e hábitos de vida. Os profissionais acreditam que a partir dos 25 anos as mulheres já podem começar a usar hidratantes noturnos para prevenir as rugas. Antes disso, seria precaução demais, né?

Hora de se arrumar para dormir...

1) Tire a maquiagem (ela fecha os poros e facilita o caminho para a acne e a oleosidade – um desastre!) com leites de limpeza ou demaquilantes. Não esfregue demais. Caso esteja com rímel à prova d’água, procure produtos específicos para retirar o produto.

2) Feito isso, lave o rosto com um sabonete adequado para o seu tipo de pele (oleosa, seca...).

3) O mais indicado é que a limpeza seja feita com água fria ou morna. A água quente pode agredir a pele, dilatando os poros e retirando em excesso a oleosidade natural.  

4) Nada de usar o mesmo creme hidratante nos pés, barriga e rosto, viu? Cada região do corpo tem uma necessidade específica! 
Vale a pena ter um arsenal de produtos. Segundo a esteticista, a pele do rosto é mais sensível e mais oleosa que as demais, por isso devemos usar produtos adequados.

5) Já na região dos olhos, que é mais fina e tende a criar rugas e linhas de expressão, precisamos colocar cremes próprios, que nutram e oxigenem melhor a área. Eles são um pouco mais caros, sim, mas vale a pena o investimento. Incrível como olheiras e inchaços vão diminuir consideravelmente.

6) Agora, sim, você pode passar o creme próprio para o rosto e para seu tipo de pele. Ele vai agir durante a noite toda!

7) É muito comum ter os calcanhares ressecados e rachados... Dão má impressão e ainda doem! Os profissionais recomendam hidratar diariamente. Para potencializar o resultado, depois de lixar ou esfoliá-los, aplique um creme e coloque filme plástico por 
20 minutos – ou meias durante toda a noite. Isso aumenta a hidratação, afina a pele e combate as rachaduras.

8) O ideal é passar esfoliante na pele grossa (joelhos, cotovelos, mãos e pés) uma vez por semana.

9) Muitas mulheres dormem com o cabelo preso ou com um coque para acordar com os fios ondulados no dia seguinte. O resultado pode até ser bom, mas fazer o penteado para dormir com frequência pode causar queda e quebra dos fios, e contribuir para a oleosidade, seborreia e caspa. 

10) Há cremes noturnos específicos para o cabelo. Leia as instruções com atenção: normalmente é preciso secar antes de usar o produto.