AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Entenda como a chapinha e o secador podem estragar os cabelos e saiba protegê-los

A proteção dos fios é uma boa pedida para mantê-los saudáveis

Tainá Goulart Publicado em 11/10/2020, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O calor e uso constante dessas ferramentas podem causar danos severos às madeixas - Jo_Johnston/Pixabay
O calor e uso constante dessas ferramentas podem causar danos severos às madeixas - Jo_Johnston/Pixabay

Um cabelo com ondas benfeitas ou os fios lisos costumam ser o grande desejos da maioria das mulheres. E as ferramentas de calor, como as chapinhas e secadores, se fazem necessárias para chegar ao resultado esperado.

“A função desses aparelhos é tirar todo e qualquer vestígio de umidade interna e externa, além de fazer o formato desejado, seja um cacho ou uma escova”, explica Marcos Coraza, expert do Gilberto Cabeleireiros. 

No entanto, o calor e uso constante dessas ferramentas podem causar danos severos às madeixas. Por isso, é muito importante recorrer a produtos capazes de protegê-las. “O protetor térmico tem a função de blindar os cabelos desses efeitos colaterais”, ressalta a hairstylist Angelica Nogueira, do Studio Make Me An Angel. 

Vem descobrir a melhor maneira de blindar os fios.

LEAVE-IN E PROTETOR TÉRMICO 
O protetor térmico serve para blindar os cabelos dos efeitos colaterais decorrentes do uso constante de chapinha e secador. Ele deve ser usado antes do contato com o calor para criar uma camada de proteção ao redor da fibra capilar, selar a cutícula e evitar que os fios quebrem ou percam água. Já o leave-in é um produto sem enxágue indicado para ser usado nos cabelos limpos. É o finalizador ideal para quem quer manter os fios disciplinados e com aspecto saudável.

FERRAMENTA À MÃO 
Marcos diz que o ideal é usar os aparelhos com moderação. “Quanto ao uso do secador, mantenha uma distância de cerca de 10 centímetros e evite deixar o bocal parado por longo tempo no mesmo local da mecha. Faça movimentos rápidos da raiz para as pontas”, conta o profissional. Para modeladores, chapinhas e escovas rotativas, procure por marcas conhecidas no mercado, que costumam marcar a temperatura ideal, para não queimar e quebrar as fibras do cabelo.