AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Cabelos

Entenda como manter o cabelo limpo e hidratado sem xampu

Saiba mais sobre o co-wash, procedimento de lavar o cabelo apenas com condicionador

Raquel Borges Publicado em 01/03/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Técnica co-wash promete um cabelo hidratado sem o uso de xampu - Unsplash
Técnica co-wash promete um cabelo hidratado sem o uso de xampu - Unsplash

Sabia que no dia a dia as lavagens regulares com xampu podem agredir os fios por conta dos sulfatos em sua composição? Por isso, alguns cabeleireiros têm sugerido a técnica do co-wash. A ideia é simples: lavar o cabelo apenas com condicionador.

Apesar do estranhamento inicial, a técnica é bastante benéfica para os cabelos, que ficam menos ressecados, diferentemente do que acontece com o uso frequente de xampu. Segundo o hairstylist, Oliver Costa, do Rio de Janeiro, o condicionador também tem substâncias capazes de limpar os fios, sem deixá-los oleosos.

A diferença é que essa limpeza é mais leve, não agride tanto as madeixas e preserva a oleosidade natural - o que resulta em cabelo mais hidratado, macio e bonito. Quer entender melhor sobre o assunto? Confira algumas dicas que a AnaMaria Digital separou especialmente para você! 

NADA DE PRODUTOS INSOLÚVEIS EM ÁGUA
“É importante o condicionador ser isento de componentes como parafina, petrolatos e silicones insolúveis, pois esses ingredientes acabam grudando nos fios. Para acertar na escolha, leia o rótulo com atenção. Se ainda assim precisar de uma ajudinha na hora da compra, sempre dê preferência aos condicionadores que possuam algum agente de limpeza na composição, como o cocamidopropyl betaine, que é responsável por produzir uma limpeza mais completa”, analisa o especialista.

CUIDADOS ESPECIAIS
Se o cabelo for muito oleoso, o ideal é usar xampu próprio na raiz e condicionador no comprimento. “Isso é para não correr o risco de causar problemas no couro cabeludo. Vale reforçar que, nessa técnica, recomenda-se evitar banhos muito quentes”, alerta Costa.

QUANDO FAZER?
Para finalizar, lembre-se de usar protetor termal caso opte por secador ou chapinha. Mas é preciso ter uma rotina capilar. A co-wash pode ser feita a cada três ou quatro dias, seguindo os passos corretamente. É importante lavar o cabelo com xampu antirresíduo livre de sulfato uma vez por semana, para evitar fungos e bactérias.

PASSOS IMPORTANTES

Dá para fazer o procedimento em casa com segurança, mas seguindo algumas dicas do profissional:

1. Alguns dias antes, faça uma lavagem com um xampu antirresíduo para retirar toda e qualquer impureza, além de substâncias acumuladas nos fios. Após isso, o próximo passo é começar a sua co-wash.

2. A técnica pode ser feita na hora do banho normalmente, molhando o cabelo com água morna para fria. Aquele banho quente é muito gostoso, mas é péssimo para a saúde do cabelo em qualquer instância, pois incentiva a oleosidade nos poros.

3. Em relação à quantidade de produto, é a mesma que cada pessoa usa quando lava os fios com xampu. Não há uma quantidade padrão, isso varia de pessoa para pessoa (e de cabelo para cabelo. Se for muito longo, por exemplo, precisa de uma quantidade maior).

4. Não se esqueça de massagear bem o couro cabeludo com o condicionador, usando as pontas dos dedos em movimentos circulares. Após isso, retire o excesso de água e nada de esfregar as pontas dos
cabelos com a toalha.