AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Famosas assumem o branco; saiba como cuidar dos fios sem deixar amarelar

Tricologista diz o que a exposição solar pode amarelar os cabelos brancos

Da Redação Publicado em 23/07/2020, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Preta Gil e Fafá de Belém são duas delas - Instagram/@pretagil/@fafadbelem
Preta Gil e Fafá de Belém são duas delas - Instagram/@pretagil/@fafadbelem

Com a pandemia do novo coronavírus, salões de beleza ficaram fechados por um bom tempo na maior parte do Brasil. Muitas mulheres pintaram os cabelos em casa,  mas outras, em um gesto de coragem e auto-aceitação, assumiram os fios brancos. Entre elas algumas famosas, como Preta Gil, Fafá de Belém, Tatá Werneck e Suzana Alves. Celebridades do sexo oposto, como Reynaldo Gianechinni, também decidiram abandonar a tintura.

Ter cabelos grisalhos é uma ótima opção, mas saiba que eles necessitam de cuidados extras. A tricologista Viviane Coutinho conta para AnaMaria Digital que é preciso investir em cosméticos próprios, com efeito matizador, além de apostar em restaurações e cuidados específicos, pois eles perdem bastante nutrientes.

E se você é fã de secador e chapinha, melhor pensar em uma solução mais natural na hora de assumir os fios grisalhos. "Sem dúvida, o aconselhável é evitar o uso de qualquer procedimento que fragilize ainda mais os cabelos. Os brancos já tendem a ser mais ressecados e porosos, então o calor poderá potencializar isso. Caso seja muito necessário, utilize uma temperatura não tão elevada e nunca deixe de proteger usando um finalizador com proteção térmica", explica a médica.

APOSTE NO CHAPÉU 

Viviane também ressalta que é preciso ter cuidado com o sol: "A exposição solar é um dos principais fatores para acentuar o amarelamento dos fios, pois este tipo de cabelo tem menos proteção de melanina, responsável por pigmentar. Por isso, a exposição solar, além de amarelar, pode causar a oxidação da cor." Aqui, a dica é nunca abrir mão de produtos com filtro UV e sempre investir nas hidratações.

GENÉTICA

Se, por um lado, muitas pessoas estão assumindo os cabelos brancos com orgulho, outras tantas se assustam quando encontram os primeiros fiozinhos. De acordo com Viviane, o avanço da idade é a principal causa de seu surgimento, pois está ligada diretamente à queda de produção de melanina, substância responsável pela cor do cabelo e pele, algo normal com o passar dos anos. Outros fatores, porém, podem acelerar este processo. 

"Em algumas pessoas, eles aparecem antes, em outras depois, depende muito da herança genética, porém outros fatores como estresse, depressão, doenças crônicas e alimentação desequilibrada podem acelerar esse processo", esclarece a tricologista, que enfatiza que não devemos esconder os primeiros fiozinhos arrancando.