AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Hidratação caseira para o cabelo: Veja 5 receitas fáceis

Receitas são fáceis de fazer, dão resultado e não pesam muito no bolso

Da Redação Publicado em 04/10/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Receitas caseiras para hidratar o cabelo. - Unsplash
Receitas caseiras para hidratar o cabelo. - Unsplash

Sabemos que ter o cabelo lindo e hidratado não é fácil, visto que os itens usuais hoje em dia, como secador ou chapinha, acabam afetando os fios. Fazer hidratação é fundamental para repor a água dos fios, além de nutrientes do cabelo. Sabia que alguns itens da sua cozinha também podem ajudar nessa hidratação?

Existe uma grande variedade de receitas para hidratação caseira, contando com vários tipos de ingredientes. Por isso, antes de testar, sempre verifique a qualidade do produto que será aplicado. Agora veja 5 receitas fáceis de AnaMaria Digital.

MÁSCARA DE GELATINA (Para cabelos ressecados)

  • Meio pacote de gelatina incolor sem sabor
  • Meia xícara (chá) de água fervente
  • 2 colheres (sopa) de creme de hidratação de sua preferência

Como preparar: misture a gelatina na água fervente até dissolver. Espere esfriar e acrescente o creme de hidratação. Misture novamente até a solução ficar homogênea.

Como aplicar: lave o cabelo com xampu. Retire o excesso de água com uma toalha. Divida o cabelo em várias mechas e aplique a mistura, massageando os fios sempre. Cubra os cabelos com uma touca laminada e deixe agir por 40 minutos. Em seguida, lave o cabelo e finalize com o condicionador de sua preferência. Para finalizar, passe um pouco de leave-in no comprimento e nas pontas, e seque com o secador ou naturalmente.

Quando: duas vezes na semana.

Serve pra quê? “A gelatina contém colágeno, que ajuda na recuperação da elasticidade dos fios, evita o ressecamento e ajuda o fortalecimento, proporcionando maciez e brilho”, explica Kaliane Nunes, especialista em selagem e alongamento.

MÁSCARA DE IOGURTE, CAMOMILA, ALECRIM E MEL (Para cabelos oleosos)

  • 2 copos de água
  • 1 colher (sopa) de folhas de camomila
  • 1 colher (sopa) de alecrim
  • Meio copo de iogurte natural sem açúcar
  • 1 colher (sopa) de mel

Como preparar: na água fervente, coloque as folhas de camomila e o alecrim. Deixe as ervas ferverem durante cinco minutos. Quando o líquido esfriar, adicione o iogurte e o mel e misture.

Como aplicar: lave o cabelo normalmente, com xampu e condicionador. Após retirar o excesso de água com a toalha, aplique a máscara e deixe agir durante 20 minutos. Retire-a com água fria.

Quando: faça o processo, no máximo, três vezes por semana.

Serve pra quê? Tanto o iogurte quanto o mel hidratam os fios. Já as ervas são responsáveis por deixar o cabelo saudável e nutrido. “Para obter resultado mais rápido, lave os fios com água morna ou fria. A água quente resseca o cabelo e estimula a produção do sebo”, aconselha a dermatologista Larissa Viana.

MÁSCARA DE CREME DE MAÇÃ (Para cabelos oleosos)

  • 1 maçã
  • Meio limão
  • Meio copo de água mineral

Como preparar: bata os ingredientes no liquidificador. Deixe formar um creme com textura pastosa.

Como aplicar: passe a mistura por toda a extensão do couro cabeludo. Deixe agir por 15 minutos e, após esse tempo, lave o cabelo normalmente.

Quando: uma vez por semana.

Serve pra quê? “Receitas caseiras com suco de limão são bem eficazes para equilibrar a oleosidade, pois os ácidos da fruta removem bem o sebo do couro cabeludo”, garante o tricologista João Gabriel Nunes.

MÁSCARA DE ABACATE (Para cabelos tingidos)

  • Polpa de um abacate
  • 1 colher (chá) de mel
  • 1 colher (chá) de óleo de coco

Como preparar: misture tudo até ficar uma solução espessa, que grude.

Como aplicar: lave o cabelo. Depois de retirar o excesso de água, separe-o em mechas iguais. Aplique a mistura e deixe agir por 20 minutos.

Quando: uma vez a cada dez dias. Se estiver muito danificado, uma vez por semana.

Serve pra quê? Juntos, os ingredientes dão muito brilho e maciez. É possível perceber diferença logo na primeira aplicação.

MÁSCARA DE MAIONESE (Para cabelos tingidos)

  • Meia xícara (chá) de maionese

Como aplicar: depois de lavar o cabelo normalmente, aplique a maionese da raiz às pontas. Cubra os fios com uma toalha para umedecer bem, e mantenha dessa forma por 15 minutos. Depois, enxágue o cabelo com água morna. Ficou um cheirinho de maionese? Passe um pouco de xampu e enxágue. Para finalizar, passe um pouco de água fria para fechar os folículos e o cabelo permanecer macio por mais tempo.

Quando: uma vez por semana.

Serve pra quê? “Por conta dos óleos vegetais e antioxidantes presentes em sua composição, a maionese devolve o brilho e a maciez dos fios”, diz Nunes.