AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Lavar o cabelo sem xampu: dá certo?

A técnica que ficou conhecida como co-wash faz sucesso por manter a oleosidade natural dos fios e cai bem para quem sofre com o ressecamento

Ana Bardella Publicado em 09/06/2017, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lavar o cabelo sem xampu: dá certo? - iStock
Lavar o cabelo sem xampu: dá certo? - iStock
Não importa qual o seu tipo de cabelo: dependendo dos produtos usados durante o banho, a missão de modelar os fios da maneira
como você mais gosta pode se tornar rápida e fácil ou demorada e quase impossível – principalmente se a intenção é definir ondas ou cachos. Para diminuir esse problema, novas técnicas estão fazendo sucesso na internet. A co-wash é uma delas: ela consiste na higienização do couro cabeludo somente com o condicionador. Ou seja, nada de xampu!

Por que abrir mão dele?
“Uma das principais substâncias usadas para produzir espuma nos xampus é o sulfato, um sal com ação detergente”, explica Sandro Cassolari, hair stylist do salão Square Hair and Care, de São Paulo. O problema é que, além de facilitar a remoção da sujeira, o componente pode retirar parte da oleosidade natural dos fios. Para quem sofre com a raiz oleosa, isso não é um drama. Mas quem vive na luta contra o ressecamento pode acabar prejudicado com o uso excessivo da substância.

Quem pode usufruir da técnica
Ela é indicada para mulheres que sofrem com a desidratação dos fios – seja pela natureza mais crespa ou cacheada do cabelo ou seja em decorrência de químicas, como a coloração ou a descoloração. 

Hora de colocar em prática
Antes de adotar a co-wash, leia o rótulo do condicionador que pretende usar e se certifique de que, entre os componentes, não constam: parafina líquida, silicones não solúveis em água e derivados de petróleo. Esses produtos “grudam” no cabelo, deixando-o com um aspecto pesado. “Optar por produtos com substâncias derivadas de ervas também é uma excelente tática, pois eles costumam ser bem mais leves”, indica Wilson Farias, do salão Etnic, da capital paulista. “Com o cabelo molhado, basta passar uma quantidade do condicionador no couro cabeludo, massagear e lavar logo em seguida”, orienta Cassolari. Só aplique uma máscara de hidratação, sempre do comprimento às pontas, se você sentir que os fios ainda continuam ressecados mesmo depois da lavagem.

Cuidado com os excessos!
A maior parte dos profissionais não indica que esse método seja aplicado em todas as lavagens. “Só no Brasil, estima-se que existam mais de 2 mil tipos de cabelo”, explica o especialista do Square Hair and Care. Portanto, fica difícil estabelecer qual a periodicidade mais indicada para a aplicação da técnica em cada caso. Então, preste muita atenção aos sinais dos seus fios e perceba quando é o momento de lavar novamente com um xampu. Ficou pesado? Volte ao método tradicional por, pelo menos, uma lavagem.

Outros métodos

“LOW POO”
A tradução: “pouco xampu”. O uso do produto é permitido desde que não contenha sulfato nem as outras substâncias já citadas.
Quem adere à técnica pode ou não intercalar as lavagens tradicionais com a co-wash.

“NO POO”
Significa “sem xampu”, e se refere a quem adota a co-wash sem intervalo, abolindo de vez o xampu. Ou seja, a limpeza é feita só com condicionador. Embora não seja recomendada por muitos médicos, não é difícil encontrar relatos positivos sobre ela em sites
e grupos nas redes sociais.