AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Maísa Silva fala sobre processo de transição capilar: "Mexe com autoestima"

Atriz ainda deu recado empoderador sobre usar seu cabelo natural

Da Redação Publicado em 07/11/2018, às 16h30 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maisa Silva - Reprodução/Instagram
Maisa Silva - Reprodução/Instagram

Maisa Silva usou seu perfil no Instagram para falar com os fãs sobre autoestima. Tudo porque revelou que está passando por um processo de transição capilar.

"Tô usando meu cabelo natural (transição) e isso mexe muito com a autoestima, tem dias que me sinto horrível, mas procuro sempre enxergar o lado positivo, o porque eu escolhi usar meu cabelo natural e etc.", explicou.

Maisa ainda deu um recado empoderador para outras meninas que também passam por inseguranças com a aparência. "Ser linda é ser você mesma. Felicidade embeleza qualquer um! Comece por você", ressaltou.

MAS O QUE É TRANSIÇÃO?

É o processo de abandono das químicas de alisamento, como a progressiva e o relaxamento, a fim de trazer de volta o cabelo como era antes de tudo. Precisa ter paciência e força de vontade para deixar o cabelo crescer, pois terá que conviver com duas texturas capilares.

"Enrolado na raiz (o cabelo novo que está crescendo) e liso no comprimento e nas pontas”, explica Ricardo Medeiros, hairstylist especializado em cabelos afro no salão Detrich (SP).

O GRANDE CORTE

No entanto, muitas mulheres não aguentam passar pela transição durante muito tempo, pois a diferença entre as duas texturas capilares é tão gritante que incomoda. 

“Muitas esperam um tempinho para que os fios comecem a crescer e logo fazem o big chop (o grande corte, em português), para tirar toda a parte alisada dos fios”, afirma Lu Carrilho, hairstylist e dona do canal Lu Carrilho no YouTube.

SOBREVIVENDO

Ter paciência é o primeiro conselho. E para passar pela transição capilar sem muito choque, muitas acabam escovando o cabelo com secador para disfarçar os cachos que estão nascendo e investindo nas faixas e nos turbantes. 

Mas para o cabelo crescer bonito e saudável, é preciso de cuidados constantes. São eles:

  • A hidratação repõe a umidade do cabelo, deixando-o brilhante e macio. Faça uma vez por semana.
  • “Já a nutrição serve para repor a oleosidade do cabelo. Neste caso, além de deixá-lo sedoso, o tratamento lubrifica os fios, deixando-os mais fortes e sem pontas duplas. Faça uma vez por semana”, diz ele.
  • Há também a reconstrução. “Ela serve para fortalecer os fios, devolvendo a eles massa, proteína e aminoácidos. O ideal é que um profissional avalie e indique o procedimento, pois fazer reconstrução demais pode deixar quebradiço e espigado”, afirma ele.