AnaMaria

Mapa da coloração capilar

Os principais tipos de tintura, como manter a cor dos fios mais vibrantes, a hora certa de retocar...

Júlia Arbex Publicado em 19/06/2017, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

Mapa da coloração capilar - iStock
Mapa da coloração capilar - iStock
TINTURA PERMANENTE
O que é: coloração à base de amônia, que deposita o pigmento no interior do fio. É indicada para quem quer mudar a cor natural do cabelo ou cobrir os fios brancos. 

Retoque: o tempo de reaplicação varia, pois cada cabelo cresce em uma velocidade diferente. Mas, geralmente, é preciso fazer o retoque entre 20 e 45 dias após realizar o procedimento.

TONALIZANTE
O que é: “Tintura semipermanente, que pigmenta só a parte exterior do fio e, por isso, sai mais rapidamente”, explica Marcella Dias, cabeleireira do Mega Hairline (SP). “Não clareia, mas realça tons desbotados, intensifica a cor e dá brilho”, diz o cabeleireiro visagista Mauricio Morelli. 

Retoque: como não altera a estrutura do fio, a cada 20 dias.

XAMPU TONALIZANRTE
O que é: semelhante ao tonalizante, porém, sua aplicação é menos agressiva. “Ideal para mudar o visual de forma sutil, pois funciona somente para dar brilho e realçar a cor dos fios”, diz Marcella.

Retoque: possui um período de duração curto. Sendo assim, se você gosta de cabelos com uma cor vibrante, use o produto a cada
cinco lavagens.

HENNA
O que é: “Trata-se de um produto com pigmentação natural à base de folhas e galhos secos. Pode ser encontrado em pó ou em creme. Serve para pigmentar cabelos brancos, descoloridos e desbotados, além de ser uma boa opção para quem tem alergia a
algum tipo de coloração”, esclarece Morelli.

Retoque: faça a cada 20 dias.

TINGINDO EM CASA...
Coloração permanente e tonalizante

Proteja a roupa com capa ou toalha velha para evitar que a tinta manche o que não deve.

Com a ajuda do pente fino, separe o cabelo em mechas e prenda-as com piranhas.

Para não manchar a pele, passe pomada de silicone ou creme de barbear no contorno do rosto, nuca e orelhas.

Prepare a coloração.

Molhe o pincel na tinta e passe na raiz. Depois, espalhe por todo o comprimento, distribuindo a tinta de maneira igual.

O tempo de espera? Siga a indicação do fabricante!


Xampu tonalizante
Use no cabelo limpo e um pouco úmido. Aplique como um xampu convencional: disponha um pouco na mão e passe na raiz. Após massagear, espalhe pelo comprimento e pontas. O tempo para ficar no cabelo varia de acordo com o fabricante.


Henna
O cabelo precisa estar limpo para o produto ser usado. Normalmente, basta dissolver o pó em água morna até formar uma pasta cremosa e homogênea. Agora é só aplicar da raiz até as pontas e colocar uma touca para a henna agir de forma mais eficiente. Ao final do tempo recomendado na embalagem, lave os fios com um xampu específico para quem tem cabelo tingido.


FIO TRATADO E BRILHANTE
1 Faça hidratação uma vez por semana e reconstrução, pelo menos, todo mês.

2 Evite xampu de limpeza profunda no dia a dia, pois desbota os fios. Vá nos produtos indicados para cabelos tingidos ou com química.

3 Para evitar o ressecamento, nada de água quente no cabelo.

4 Antes de secador, chapinha ou babyliss, use protetor térmico (o equivalente a uma moeda de R$ 0,50) no comprimento e nas pontas.