AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / Cuidados com a pele!

Maquiagem: tome muito cuidado com produtos de pele vencidos

Médico dermatologista alerta para os perigos do uso de cosméticos que já passaram do prazo de validade

Da Redação Publicado em 22/03/2022, às 12h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O uso de produtos de maquiagem vencido pode trazer riscos à sua pele - Pixabay
O uso de produtos de maquiagem vencido pode trazer riscos à sua pele - Pixabay

Não é segredo para ninguém que os itens de maquiagem estão na lista dos produtos mais apreciados pelas pessoas há tempos. Não é à toa que esse nicho de mercado cresce de forma vertiginosa a cada ano e as marcas não cansam de colocar à disposição dos consumidores novidades e mais novidades. Mas você costuma checar, disciplinadamente, a data de validade daquela base maravilhosa (e bem cara), do batom incrível, ou da máscara de cílios que te deixa com olhos marcantes?

Recentemente, no Big Brother Brasil, o ex-BBB Vinícius, o Vyni, se emocionou ao receber uma maleta repleta de maquiagens e confessou que sempre usou bases vencidas por não ter condições de renovar seus produtos. No entanto, a maioria das pessoas raramente se preocupa em observar se o produto está ou não vencido, ainda mais com a correria diária.

E outro ponto: nos últimos dois anos, com a pandemia da Covid-19, o esquema de home office e muitas restrições em bares, restaurantes e eventos, grande parte da população deixou a maquiagem de lado e nem se lembra quando foi que comprou pela última vez esse tipo de produto. Agora, com a vida quase voltando ao normal, o uso dos cosméticos está sendo resgatado e, com certeza, se você der aquela olhadinha, muitos deles estarão vencidos. Pois isso é um erro enorme e que pode trazer consequências nada agradáveis.

À AnaMaria Digiral, o médico dermatologista, Dr. Luann Lôbo, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), conta que produtos cosméticos e maquiagens, se utilizados após a data de validade, podem provocar irritações na pele, como vermelhidão, coceira, pinicação e descamações. Fora que, ainda por cima, geralmente, não entregam o resultado proposto.

“Cosméticos e maquiagens devem ser utilizados até o prazo de validade. Este prazo diz respeito ao tempo em que o produto fechado permanecerá viável. Após aberto devemos nos atentar à 'vida útil', que corresponde ao tempo em que o produto permanecerá viável depois de exposto ao ambiente”, explica o médico.

Segundo Luann, depois de aberto para o uso, o produto fica mais suscetível a condições ambientais, como umidade e/ou contaminantes, como fungos e bactéria. “A vida útil de uma base, batom, primer, ou qualquer outro tipo de maquiagem, depois de aberta, também costuma ser exibida no rótulo do produto, geralmente com um desenho e a indicação de quantos meses aquele produto permanece apto para uso", diz o especialista.

USEI, E AGORA?

Mas o que fazer se você usar um produto vencido e começar a ter reações estranhas ou algum tipo de alergia? Luann recomenda: “A primeira providência ao notar algum tipo de irritação é remover imediatamente a substância do rosto, utilizando água corrente e um sabonete suave, de preferência líquido”.

Além disso, o médico, afirma que os piores cosméticos para se usar após a data de validade são, justamente, maquiagens e filtro solar. “As maquiagens costumam ser mais propensas à contaminação por fungos e bactérias. Isso pode provocar, além de irritações, infecções cutâneas mais sérias. E no caso do filtro solar, que tem ação protagonista na skincare diurna, perde a eficácia após o fim do prazo de validade”, pontua.