AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Mel no cabelo, sim! Confira receitas para aproveitar os benefícios do alimento

Conheça receitas para aproveitar os benefícios do mel no cabelo

Júlia Arbex Publicado em 03/11/2019, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As máscaras podem ser  feitas semanalmente.  Não existe contra-  indicações, porém, se  houver qualquer tipo de  irritação no couro  cabeludo, interrompa  seu uso e procure ajuda  de um especialista - Banco de Imagem/Getty Images
As máscaras podem ser feitas semanalmente. Não existe contra- indicações, porém, se houver qualquer tipo de irritação no couro cabeludo, interrompa seu uso e procure ajuda de um especialista - Banco de Imagem/Getty Images

Quem diria, o mel, com poder adoçante, pode revolucionar a saúde dos fios. Afinal, ele é super-hidratante e ainda combate a queda capilar

Christiane Ribeiro, dermatologista da Clínica Excellence (SP); Karina Soeiro, farmacêutica bioquímica biomédica; Monica Batista, biomédica esteta e a hairstylist Sonia Nesi explicam como usufruir dessa potência toda com três receitas caseiras potentes.

BENEFÍCIOS PARA OS FIOS 
Devido à sua composição rica em nutrientes como açúcares simples, frutose, ácidos orgânicos minerais, aminoácidos, antioxidantes, vitaminas do complexo B, C, E e D, o mel é um excelente umectante, emoliente natural que permite o crescimento saudável dos fios. 

Desta forma, previne a queda capilar, permitindo o crescimento do cabelo. Como o seu pH é ácido, fecha as cutículas do couro cabeludo, o que fortalece e protege a saúde do fio. Além disso, o uso de mel permite que o cabelo fique mais limpo em razão de sua propriedade bactericida.  

HIDRATANTES QUE VOCÊ TEM EM CASA E NÃO SABIA 

  • Abacate: possui substâncias antioxidantes e é rico em óleos naturais. Por isso, pode não ser o mais indicado aos cabelos e peles oleosos. 
  • Azeite: contém ômega 3 e 9, vitamina E, substâncias importantes para manter os fios sedosos e brilhantes. 
  • Ovo: rico em vitaminas D, B e A, ferro e proteínas. Esses elementos atuam sobre o folículo capilar, fortalecendo-o e dando brilho e suavidade ao cabelo.

RECEITAS CASEIRAS
As máscaras podem ser feitas semanalmente. Não existe contra- indicações, porém, se houver qualquer tipo de irritação no couro cabeludo, interrompa seu uso e procure ajuda de um especialista. 

Alecrim, camomila e mel
Ingredientes 

  • 2 copos de água 
  • 1 colher (sopa) de folhas de camomila 
  • 1 colher (sopa) de alecrim 
  • ½ copo de iogurte natural sem açúcar 
  • 1 colher (sopa) de mel 

Modo de preparo e aplicação 
Na água fervente, coloque as folhas de camomila e o alecrim. Deixe que as ervas fervam durante cinco minutos. Quando o líquido esfriar, adicione o iogurte e o mel. Misture. Lave o cabelo normalmente com xampu e condicionador. Após retirar o excesso de água com a toalha, aplique a máscara e deixe agir durante 20 minutos. Retire-a com água fria.

Abacate, azeite e mel
Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de mel 
  • 2 colheres (sopa) de azeite 
  • ½ abacate amassado 

Modo de preparo e aplicação 
Misture todos os ingredientes em um recipiente. Lave bem o cabelo com água em temperatura de morna para fria. Aplique o xampu. Se tiver o couro cabeludo oleoso, esfregue. Para couro cabeludo seco, massageie para estimular a oleosidade natural. Aplique a solução dois dedos abaixo da raiz e massageie. Deixe agir por 20 minutos e enxágue