AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Micropigmentação de sobrancelha: saiba todos os segredos do procedimento

Saiba todos os segredos da micropigmentação de sobrancelhas

Júlia Arbex Publicado em 21/07/2019, às 10h00 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É possível atender pessoas com todos os tons de pele e de pelos - Banco de Imagem/Getty Images
É possível atender pessoas com todos os tons de pele e de pelos - Banco de Imagem/Getty Images

Apesar de ser superconhecido, o método ainda gera dúvidas. Fomos atrás de experts no assunto, que responderam tudo aquilo que você precisa saber antes de decidir se vale a pena (ou não) se submeter à técnica.

PARA QUE SERVE?
“Inicialmente, a micropigmentação de sobrancelhas foi dedicada e indicada para ajudar pessoas que perdiam os pelinhos acima dos olhos por problemas como alopecia e cicatrizes. Com o tempo, a técnica ficou popular, especialmente entre as mulheres, que passaram a buscá-la para o embelezamento estético”, esclarece Nanda Gama, do Espaço Nanda Gama (RJ).

QUEM PODE FAZER?
Todo mundo, exceto crianças, adolescentes, diabéticos, gestantes, pessoas com problemas na pele, como câncer e rosácea, além dos que estiverem fazendo algum tratamento facial, como peeling, ou daqueles que têm histórico de queloides (cicatrizes em alto-relevo).

PODE SER FEITA EM QUALQUER TONALIDADE?
É possível atender pessoas com todos os tons de pele e de pelos, desde a cor considerada a mais clara até a mais escura dos fios. No entanto, para o resultado ficar natural de verdade, escolha a tonalidade que mais se aproxima das suas sobrancelhas, independentemente de qual seja a cor da sua pele ou do seu cabelo.

COMO É FEITO O PRÉ-PROCEDIMENTO?
“A pessoa preenche uma ficha e assina o termo de consentimento. O especialista conversa sobre o procedimento, sua expectativa e passa o anestésico tópico no local. Em seguida, com total conhecimento de visagismo facial, o profissional mede a sobrancelha com ajuda do paquímetro (instrumento medidor de pequenas distâncias), marca os pontos de mapeamento e faz o desenho do que será a nova sobrancelha, com base, claro, na sobrancelha atual. Depois de a cliente aprovar o formato, é iniciado o procedimento”, explica a micropigmentadora estética Danielle Furtado.

A MICROPIGMENTAÇÃO SUBSTITUI A MAQUIAGEM NA REGIÃO?
“Sim. Contudo, em dias de festa, principalmente durante a noite, que costuma pedir uma maquiagem mais forte, pode-se utilizar lápis ou sombra para intensificar o resultado”, aconselha Kathrin Schmidt, especialista em micropigmentação e desmicropigmentação.

DEPOIS DE FEITA, É PRECISO FAZER MANUTENÇÃO?
Após o procedimento ser realizado, a cliente deve retornar entre 30 e 45 dias para realizar um retoque e corrigir possíveis falhas que possam ter ocorrido durante o período de cicatrização. Depois disso, o procedimento pode durar entre um ano e um ano e meio, pois o pigmento vai sendo absorvido pelo organismo e, então, clareando com o passar do tempo.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS APÓS A MICROPIGMENTAÇÃO?
“Manter a pele hidratada, principalmente com a pomada indicada para pós-procedimento, evitar sol e colocar protetor solar nos sete primeiros dias, usar sabonete neutro no local, não coçar a região nem tirar as casquinhas, evitar comer carne de porco, alimentos muito gordurosos, camarão e bebidas alcoólicas na primeira semana e não utilizar produtos com ácidos no local ou próximo ao local da micropigmentação são as principais recomendações”, afirma a micropigmentadora Caroline Laranja

QUAIS SÃO OS MATERIAIS USADOS PARA FAZER A TÉCNICA?
Quando se trata da técnica microblanding, é usado um indutor manual, conhecido como tebori, e os fios são feitos por meio de microagulhas em formato de lâmina. Já na micropigmentação realizada com dermógrafo, os fios são feitos com uma agulha que faz o mesmo movimento de uma agulha de máquina de costura. São esses os principais materiais utilizados, além de agulhas cem por cento descartáveis, pigmentos cem por cento orgânicos e antialérgicos com registro da Anvisa.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE MICROPIGMENTAÇÃO?
Compacta
Deixa as sobrancelhas bem marcadas.

Shadow
Dá um leve efeito de maquiagem.

Fio a fio
Os fios são feitos na mesma direção dos pelos existentes, gerando a ilusão de sobrancelhas mais cheias.

Esfumada
Uma combinação da fio a fio com a shadow.

Ombré
É mais clara em alguns pontos.

3D
Proporciona um leve efeito sombreado ao fundo.

NÃO GOSTEI DO RESULTADO. DÁ PARA REVERTER?
Para fazer uma despigmentação, o melhor é recorrer ao laser, mas o preço costuma ser salgado. Por isso, Kathrin desenvolveu a reabilitação micropigmentar, que é feito com o aparelho dermógrafo, e, diferentemente do laser, é indolor.

“A quantidade de sessões depende de como estiver o procedimento anterior. Mas, normalmente, é preciso de duas etapas para remover o tom e duas para micropigmentar novamente”, conclui.