AnaMaria

Mitos e verdades sobre a henna nas sobrancelhas

Saiba tudo sobre a coloração natural que garante o olhar perfeito por até uma semana!

Redação Publicado em 18/01/2018, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

Mitos e verdades sobre a henna nas sobrancelhas - iStock
Mitos e verdades sobre a henna nas sobrancelhas - iStock

Verdade seja dita: uma sobrancelha benfeita dispensa até maquiagem, dependendo da ocasião. Afinal, quando a moldura do nosso rosto está bonita e bem desenhada, a tendência é ficarmos mais satisfeitas e confiantes com a aparência. E um dos recursos utilizados para deixar a sobrancelha mais marcada é a henna, um tipo de coloração natural que “preenche” as falhas, engrossando e tornando mais fácil delinear o contorno dos fios. Mas o assunto pode gerar dúvidas: quanto tempo dura? E se o resultado ficar artificial demais? Por isso mesmo, conversamos com Jane Muniz, sócia-fundadora do Spa das Sobrancelhas, para desvendar no que se pode acreditar com relação a esse assunto:

1:O produto é tóxico.
MITO. A henna é um composto vegetal e sem química. Sua base é uma planta encontrada na África e na Ásia. Quando seca, a planta é transformada em um pó que possui propriedades corantes. Uma vez que se mistura esse pó com água e outros ingredientes naturais, ela pode ser usada para tingir os cabelos e a pele. Portanto, não contém substâncias como amônia, chumbo e metais pesados presentes em outras fórmulas para tingimento.

2: A henna usada nas sobrancelhas é a mesma usada nas tatuagens temporárias.
MITO. O produto deve ser exclusivo para os fios da face, testado e aprovado dermatologicamente. Seu uso só não é recomendado para quem tem alergia à planta.

3: As sobrancelhas ficam muito escuras.
MITO. Existem vários tons de henna, um para cada tipo de pele. O ideal é que uma consultora que também seja treinada em visagismo facial faça a escolha da coloração para cada caso. É possível até misturar dois tons para obter o resultado mais natural possível. O mito de que a sobrancelha pode ficar “exagerada” está relacionado à aplicação da henna, já que no começo do processo é preciso colocar uma
camada bem forte do produto sobre as sobrancelhas para gerar o efeito de preenchimento. Se você se olhar no espelho nessa hora, pode até levar um susto! Mas, no final, quando retirar completamente o produto, vai ver que o resultado é muito mais suave.

4: A henna dura uma semana.
VERDADE. O tempo total de duração varia de acordo com a pele, a forma e a frequência com a qual a pessoa lava o rosto. Mas, de maneira geral, costuma durar uma média de sete dias. A técnica é ideal para uma ocasião especial ou para simular o resultado de um procedimento mais duradouro.

5: Quando começa a sair, a coloração fica esverdeada.
MITO. Com o passar dos dias, ela apenas fica mais fraca, até sumir completamente.

6: Grávidas e mulheres que estão amamentando estão proibidas de usar.
MITO. Não existem contraindicações do produto para gestantes ou lactantes.

7: Se entrar no mar, ela sai.
MITO. O contato com a água pode acelerar o processo, mas ela não sai completamente e nem é possível ver a coloração “escorrendo” ou desbotando.

8: Menores de idade podem fazer a coloração.
VERDADE. Existem unidades de centros especializados em sobrancelhas em que os menores de idade podem se submeter ao
procedimento, desde que estejam acompanhados dos pais.