AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Não se descabele! Descubra a escova certa para o seu tipo de cabelo

É necessário procurar pontos de qualidade que formam uma boa escova para proteger os fios

Raquel Borges Publicado em 05/12/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira qual é a escova certa para o seu tipo de cabelo? - Adam Winger/Unsplash
Confira qual é a escova certa para o seu tipo de cabelo? - Adam Winger/Unsplash

Com tantos modelos e tecnologia, fica difícil encontrar a escova adequada. Mas escolher o tipo certo para o seu cabelo é fundamental. Isso porque a escova é capaz de proteger os fios de danos causados por tração ao escovar, o que significa que, dependendo do tipo, tamanho e cerdas, também é possível ter fios quebradiços e frágeis com o decorrer do uso. 

Ademir Leite Junior, médico e tricologista, ensina como escolher a mais adequada para você: “Não existe um modelo universal, o que se pode procurar são pontos de qualidade que formam uma boa escova para proteger os fios”.

Para quem usa muito secador e chapinha, o especialista salienta que a preocupação deve ser com a proteção dos fios e do couro cabeludo. Quem está em tratamento de algum problema capilar, a ressalva é contar com a ajuda de um profissional para escolher o modelo apropriado. “Sou a favor de ter mais de uma escova em casa. Isso porque os cuidados com os cabelos exigem cuidados diferentes para momentos diferentes”, alerta ele à AnaMaria Digital.

CERDAS NATURAIS 
Contribuem para fios brilhosos e menos frizz (boas também para cabelo de criança). Dependendo do modelo, pode vir mista, com cerdas de plástico ou de outros materiais mais firmes. Macias ou rígidas, as cerdas cumprem muito bem o papel de desembaraçar variados tipos de fios, pois são flexíveis.

CERDAS MISTAS 
São formadas por cerdas naturais e sintéticas, que garantem maior tração ao pentear. Por isso, são indicadas para cabelos ondulados, crespos ou fios mais grossos, já que ‘seguram’ melhor as mechas.

CERDAS IONIZADAS 
Uma boa investida para usar com secador, durante a secagem e modelagem dos fios. Isso porque, enquanto alisam, as cerdas ionizadas reduzem o frizz e neutralizam a eletricidade estática do cabelo, deixando retos até os fiozinhos mais rebeldes.

CERDAS LOOPING 
Não têm pontas e, por isso, não enroscam em cabelos com apliques e megahair. Geralmente, vêm em formatos maiores como raquete ou oval, ideais para cabelos longos e volumosos.

CERDAS DE NYLON OU BOLINHAS NAS PONTAS 
As cerdas de nylon são sintéticas e flexíveis, ideais para desembaraçar e escovar as mechas. Podem ser usadas para todos os tipos de cabelos, sendo mais recomendadas para fios longos e lisos. Além disso, modelos com pontas protetoras ajudam ainda a massagear o couro cabeludo. Porém, seu uso junto com secador deve ser evitado. Isso porque esse tipo de material junto ao ar quente tende a deixar os fios menos brilhosos e com mais chances de frizz.

CERDAS DE MADEIRA 
Os pinos de madeira espaçados são perfeitos para pentear fios cacheados. Esse tipo de material desembaraça os cachos sem deformá-los, preservando sua textura e reduzindo o frizz. Opte por modelos com a base almofadada, para garantir mais conforto durante a escovação.

ESCOVA COM RAQUETE QUADRADA OU OVAL 
É um modelo comum entre as marcas por ser considerada um tipo que desembaraça bem, inclusive durante o banho. O formato permite diferentes disposições de cerdas - o que deve ser considerado na hora da escolha: A) Quanto maior o número de cerdas e mais juntas forem, a escova tende a dar mais volume aos cabelos. B) Quanto mais espaçadas as cerdas, menor o volume. Caso as cerdas tenham as bolinhas nas pontas, você ainda leva de brinde uma massagem no couro cabeludo e menos frizz.