AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Niina Secrets dá dicas para aprender novas técnicas e truques de maquiagem

A quarentena pode ser uma oportunidade de experimentar visuais diferentes

Milena Garcia Publicado em 10/04/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A influenciadora tem mais de 3,5 milhões de seguidores nas redes sociais - Iude Richele
A influenciadora tem mais de 3,5 milhões de seguidores nas redes sociais - Iude Richele

A pandemia fez com que muitas mulheres adotassem um novo olhar sobre a beleza e, sem a necessidade de se arrumarem para sair, passassem a valorizar o autocuidado como uma forma de se conectar consigo mesmas e relaxar em meio à crise. Nesse contexto, a maquiagem surge como instrumento de elevar a autoestima, testar diferentes visuais e, ao mesmo tempo, ajudar a manter a saúde mental em dia. 

Niina Secrets, uma das principais influenciadoras de beleza do país, conta em entrevista exclusiva à AnaMaria Digital que sempre recebe essa dúvida das seguidoras: como manter o autocuidado mesmo durante a quarentena? Segundo ela, o segredo é encarar o momento como uma terapia e aproveitar o tempo livre para se jogar em novas técnicas e truques de maquiagem. A vantagem é que você já estará craque quando a vida voltar ao mais próximo do que conhecemos como normal.

“Nos cuidar é muito mais uma questão de autoestima, de estar feliz com a gente mesma e de olhar no espelho e se sentir bem, bonita e confortável. Para mim, é um momento gostoso, prazeroso”, pontua.

Não à toa, Niina Secrets adora compartilhar dicas e tutoriais com os mais de 3,5 milhões de seguidores nas redes sociais. Na internet desde 2010, ela é co-criadora de uma linha de maquiagem e, na última semana, anunciou o lançamento de novos produtos em sua linha capilar - a Seda by Niina, que adiciona os ingredientes queridinhos do skincare aos cuidados com o cabelo.

Pensando nisso, conversamos com a youtuber e reunimos as principais dicas, produtos e tendências para as iniciantes em maquiagem ou quem deseja aprender novos truques e técnicas durante o isolamento social. 

PRÁTICA
A influenciadora explica que não existe nenhuma “receita de bolo” para aprender a se maquiar, mas que a prática e a experimentação são fundamentais para alcançar o visual desejado. “Só praticando dá para entender o que funciona melhor para você, pro seu rosto (...) o que funciona para mim não vai funcionar para o outro”, avalia.

Ou seja: não basta pesquisar, é preciso praticar bastante. "Só assim a gente consegue brincar, se divertir e testar looks diferentes, descobrindo realmente o que te realça, te valoriza e o que te deixa mais bonita”, acrescenta.

NÃO PODE FALTAR
Para quem deseja montar o seu próprio kit de maquiagens, mas não faz ideia de como começar, Niina afirma que é possível compor um visual completo com apenas cinco produtos. São eles: corretivo, blush, máscara de cílios, batom/gloss/lip balm (a depender da sua preferência) e paleta de sombras. 

No último caso, a influenciadora ressalta a possibilidade de atribuir mais de uma função a um mesmo produto. “A paleta de sombras é multifuncional e pode ser útil para preencher as sobrancelhas, usar como blush, contorno, iluminador… além de fazer a sombra nos olhos em si”. 

Além disso, vale reforçar a importância de uma boa rotina de cuidados com a pele para resultados ainda melhores na maquiagem. “Quando ela está bonita e bem cuidada, a maquiagem mais simples e mais levinha fica bonita, só realça a sua beleza natural (...) Acho que a pandemia trouxe mais isso, porque você está em casa, você tem mais tempo de se cuidar, de fazer aquela máscara facial”, explica. 

NATURALIDADE
Quando o assunto são as tendências do momento, Niina destaca a prevalência da naturalidade nas maquiagens. “A gente vê muito mais uma pele mais hidratada, mais ‘glow’ e até um pouco mais natural, sem tanta cobertura”, afirma. 

Outro ponto que está em alta é o efeito lifting, que dá a impressão de “levantar” os traços faciais, de maneira a criar uma aparência mais jovial e enérgica. “Use técnicas de contorno, de iluminação e de blush para dar esse efeito ‘up’ no rosto. Foxy Eyes também funcionam para esse efeito mais levantado no rosto”, ensina a influenciadora. 

Nos olhos, Niina chama a atenção para o uso de delineadores e máscara de cílios coloridos - que fizeram o maior sucesso nos anos 2000. O visual mais descolado e despretensioso também marca presença nas sobrancelhas: “Eu acho que a sobrancelha marca muito a maquiagem e hoje elas estão ou bem naturais, despenteadas ou bem laminadas e penteadas para cima”. 

Por fim, lábios discretos e bem hidratados, com destaque para o uso de gloss, também estão entre as apostas da especialista.