AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / SAÚDE DOS FIOS

O que causa cabelos brancos? Confira os mitos e verdades dos fios grisalhos

Embora não seja uma tendência unânime, os fios grisalhos costumam geral várias dúvidas, afinal, o que causa cabelos brancos?

Preta Gil, Gloria Pires e Samara Filippo assumiram os fios grisalhos, mas o que causa cabelos brancos? - Instagram
Preta Gil, Gloria Pires e Samara Filippo assumiram os fios grisalhos, mas o que causa cabelos brancos? - Instagram

Há quem goste, quem prefira esconder e quem não suporte. No entanto, uma coisa é certa: o cabelo branco tem se destacado cada vez mais e se tornado sinônimo de personalidade e empoderamento. Tanto que algumas atrizes assumiram suas madeixas, como Gloria Pires, Samara Filippo, Preta Gil, Renata Vasconcellos e Marieta Severo. Ainda assim, a tendência não é unânime e gera várias dúvidas. Afinal, o que causa cabelos brancos?

Gloria Pires revela receita caseira que deixa seu cabelo branco incrível

Os cabelos brancos surgem devido à diminuição na produção de melanina, o pigmento responsável pela cor dos fios. Isso ocorre principalmente por causa do envelhecimento natural. Com o tempo, nossos melanócitos (células produtoras de melanina) tornam-se menos eficientes, resultando na perda gradual de cor dos cabelos.

Não é apenas o passar dos anos que causa cabelos brancos. De acordo com Fraga Neto, dermatologista e membro da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC), exitem vários fatores que levam ao aparecimento de fios brancos ao longo da vida.

"Além do envelhecimento natural e dos fatores genéticos, o estresse emocional pode acelerar o surgimento de fios brancos. Estudos sugerem que o estresse pode afetar as células-tronco que regeneram os melanócitos, acelerando a despigmentação. Deficiências nutricionais e problemas de saúde, como distúrbios da tireoide e doenças autoimunes, como o vitiligo, podem ter um papel importante nesse processo", explica à AnaMaria.

O que causa cabelos brancos em jovens?

É possível que você já tenha visto ou conheça alguém que tenha fios brancos desde muito cedo, como na adolescência. Logo, a pergunta é: o que causa cabelos brancos em jovens?

O que causa cabelos brancos em jovens? Especialista explica
O que causa cabelos brancos em jovens? Especialista explica - Unsplash

A explicação do que causa cabelos brancos em pessoas jovens é a genética. "A idade em que os cabelos brancos começam a aparecer varia de pessoa para pessoa, mas geralmente ocorre entre os 30 e 40 anos. No entanto, pessoas com predisposição genética podem notar cabelos brancos já na adolescência ou início dos 20 anos", diz o médico.

Além dos fatores hereditários, condições médicas e deficiências nutricionais podem influenciar o aparecimento precoce dos fios brancos.

Mitos e verdades sobre o cabelo branco

  • Uma vez que os primeiros fios aparecem, rapidamente a cabeça toda fica branca

Mito. O aparecimento dos fios brancos é gradual e progressivo. Embora algumas pessoas possam perceber um aumento rápido no número de fios brancos, isso não significa que toda a cabeça ficará branca rapidamente. "O processo de despigmentação varia de pessoa para pessoa e pode levar anos ou até décadas para se completar", afirma o médico.

  • Se eu arrancar um fio branco, nascem dois nesse local

Mito. Arrancar um fio branco não faz com que nasçam dois no mesmo lugar. Mesmo após a extração do fio branco, o folículo piloso continuará a produzir um outro fio branco em seu lugar.

"Entretanto, essa prática não é recomendada, pois o ato de arrancar os fios repetidamente pode danificar o folículo e levar a um afinamento do cabelo ou até à perda permanente do fio", afirma o dermatologista.

  • Os fios brancos são mais grossos e rebeldes

Verdade. Os cabelos brancos tendem a ser mais secos, ásperos e frágeis. Isso ocorre porque os fios grisalhos geralmente têm cutículas abertas, o que faz com que percam nutrientes e hidratação mais facilmente.

"Além disso, a ausência de melanina, que também ajuda a manter a hidratação, contribui para que os fios fiquem mais ressecados e menos maleáveis", explica o dermatologista.

  • Colorir o cabelo faz com que os fios embranqueçam mais rápido

Mito. Pintar o cabelo não influencia na velocidade com que os fios embranquecem. O processo de embranquecimento dos fios de cabelo é determinado principalmente por fatores genéticos e pelo envelhecimento natural, o tingimento recorrente não altera o ciclo de vida dos melanócitos, portanto não tem influência alguma.

Colori o meu cabelo, mas ele continua branco; o que é possível fazer?

  • Pode surgir cabelos brancos em outras partes do corpo

Verdade. Cabelos brancos podem surgir em outras partes do corpo, como sobrancelhas, barba, pelos do peito e das axilas, e até na região pubiana.

"Assim como ocorre no couro cabeludo, a despigmentação dos pelos em outras partes do corpo é resultado da diminuição da produção de melanina pelos melanócitos, geralmente devido ao envelhecimento e fatores genéticos", diz Fraga.

Cabelos brancos podem aparecer em várias partes do corpo
Cabelos brancos podem aparecer em várias partes do corpo - Unsplash

  • O estresse influencia no aparecimento dos fios brancos

Verdade. O estresse emocional pode desencadear o surgimento precoce dos cabelos brancos. Alguns estudos sugerem que o estresse pode afetar as células-tronco que regeneram os melanócitos, acelerando o processo de despigmentação dos fios de cabelo.

  • O cabelo branco pode ficar amarelado

Verdade. Cabelos brancos podem ficar amarelados devido a diversos fatores, como exposição solar, poluição, uso de produtos inadequados ou até pela deposição de resíduos de água rica em minerais. O uso de shampoos específicos pode ajudar a neutralizar esse amarelamento.

Cabelos brancos e saudáveis

Para finalizar, Fraga Neto explica que o cuidado com os cabelos brancos envolve algumas práticas específicas para mantê-los saudáveis e com boa aparência. “É indicado o uso de produtos hidratantes para combater a tendência ao ressecamento, shampoos com pigmentos roxos ou azuis para evitar o amarelamento dos fios, e tratamentos nutritivos para manter a elasticidade e brilho do cabelo. Além disso, proteger os cabelos dos danos solares com chapéus e produtos com proteção UV também ajudam a preservar a saúde dos fios”, orienta o médico.

Fios brancos: saiba como manter as madeixas saudáveis durante a transição

Leia mais:

Segredos para cuidar do cabelo grisalho

Assuma seus cabelos brancos e fique ainda mais linda