AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / PROCEDIMENTO ARRISCADO

O que é peeling de fenol? Procedimento estético é invasivo e agressivo

Um homem de 27 anos morreu após fazer a aplicação de peeling de fenol em uma clínica estética de São Paulo; SBD alerta sobre os riscos

O que é peeling de fenol? Henrique Silva Chagas não resistiu ao procedimento - Instagram
O que é peeling de fenol? Henrique Silva Chagas não resistiu ao procedimento - Instagram

Um homem de 27 anos morreu após realizar um peeling de fenol na manhã de segunda-feira (3), em São Paulo. O procedimento foi realizado na clínica estética da influenciadora Natalia Becker, na zona sul da capital paulista. Mas, afinal, o que é peeling de fenol?

De acordo com a nota da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) enviada à AnaMaria, o peeling de fenol é um procedimento estético invasivo e considerado agressivo. "É indicado para o tratamento do envelhecimento facial severo, com rugas profundas e alterações avançadas de textura da pele. Há maiores riscos de complicações e maior tempo de recuperação, necessitando de um afastamento por mais tempo das atividades habituais", explica.

O procedimento exige precauções pois faz uso de um composto tóxico absorvido pela pele, penetrando também na corrente sanguínea. Por isso, a orientação da SBD é que seja realizado por médicos dermatologistas habilitados, em ambiente hospitalar, com o paciente anestesiado e sob monitoramento cardíaco.

"É potencialmente capaz de produzir complicações, como cicatrizes, alteração da coloração da pele, infecções e problemas cardíacos imprevisíveis, independente da concentração, do modo de aplicação e da profundidade atingida na pele", afirma a entidade.

Recentemente, o peeling de fenol viralizou nas redes sociais, com pacientes mostrando a evolução da pele a partir de várias descamações e, posteriormente, aparecendo com uma aparência muito mais jovem. Ainda que seja um procedimento arriscado, quando apropriadamente conduzido pode resultar em resultados bastante expressivos, como afirma a SBD.

"Produzem resultados incomparáveis a qualquer outro método esfoliativo químico, mecânico ou a laser, oferecendo um resultado intenso de renovação da pele e estímulo de colágeno, reduzindo rugas superficiais e profundas, além de manchas na pele", diz.

Peeling de fenol viralizou nas redes sociais
Peeling de fenol viralizou nas redes sociais - TikTok

O que aconteceu?

O empresário Henrique Silva Chagas morava em Pirassununga, no interior do estado de São Paulo, e foi à capital paulista acompanhado do namorado para realizar o peeling de fenol, um procedimento que almejava fazer há certo tempo para amenizar marcas de acne. Ele teria pago R$ 4,5 mil, de acordo com amigos à CNN Brasil.

Segundo o namorado do rapaz, Marcelo, Henrique fez os preparos em casa, mas não foi orientado a realizar nenhum exame antes do procedimento para saber se tinha alguma alergia ao ácido ou não.

Já na clínica de Nathália Becker, na manhã de segunda-feira (3), ele fez primeiro uma limpeza de pele e depois a aplicação de um anestésico para amenizar a dor. Em seguida, Henrique passou por uma raspagem na face e, por fim, a aplicação de fenol. O procedimento todo durou cerca de uma hora.

De acordo com o boletim de ocorrência, Nathália disse ao companheiro de Henrique que ele "resistiu bem à dor" e que o procedimento foi um "sucesso".

No entanto, em seu depoimento, Marcelo disse que logo depois Henrique começou a passar mal e respirar de forma ofegante, apertando sua mão. As funcionárias da clínica chamaram o resgate e o marido de Nathália, Jorge, que também é sócio da clínica.

Ao chegar no local, Jorge tomou conta da gravidade da situação do paciente e tentou fazer massagem cardíaca, além de respiração boca-a-boca. Quando a equipe de resgate chegou ao local, foi constatada a morte.

Inicialmente, o caso foi registrado como morte suspeita no 27º Distrito Policial (DP). Agora, ele é investigado como homicídio, segundo informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP). A esteticista, que usa um CRM falso, ainda não se apresentou à polícia para dar depoimento e desativou seu perfil nas redes sociais.

Leia mais:

Acne só dá em adolescente? Não! Saiba mais sobre a espinha na fase adulta
Botox, preenchimento facial, lifting? Saiba mais sobre os procedimentos estéticos para o rosto