AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Qual é a melhor cor para usar na entrevista de emprego?

Especialista explica como usar as cores a seu favor na carreira e na vida; confira!

Juliana Ribeiro Publicado em 25/02/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cor escolhida para o look pode ser o ponto de partida para o sucesso na entrevista de emprego - Pixabay
A cor escolhida para o look pode ser o ponto de partida para o sucesso na entrevista de emprego - Pixabay

Você sabia que escolher uma peça no armário pode - e muito - influenciar na mensagem que deseja passar? Pois é! As cores podem exercer essa influência, tanto que inúmeras marcas usam esse 'poder' para atrair a atenção do público desejado. 

Isso vale também para as roupas, pois a escolha das cores das peças acabam transmitindo uma mensagem, mesmo que de maneira inconsciente. Segundo a consultora de imagem Maria Fernanda Ruas, tanto as formas quanto as cores do vestuário se comunicam antes mesmo de você dar um 'bom dia'.

"Existem vários estudos que comprovam que precisamos de apenas três segundos para poder criar uma primeira impressão em alguém. Então, se temos a possibilidade de cuidar disso e controlar essas impressões, por que não fazer?", diz.

Segundo ela, as cores podem produzir diversos sentimentos, muitos deles até contraditórios, dependendo da ocasião. O vermelho, por exemplo, pode ter efeito erótico ou agressivo, nobre ou vulgar. Já o amarelo pode ter uma ação calorosa ou irritante.

"Não existe cor destituída de significado. Ao vê-la em um traje, ela será avaliada de modo diferente do que se fosse em um ambiente, alimento ou arte. O contexto é o critério que irá revelar como essa cor será percebida", diz.

CORES X PERSONALIDADE

Maria Fernanda Ruas diz que as cores podem dizer muito sobre a personalidade FOTO: Arquivo pessoal

Maria Fernanda explica que as cores passam mensagens muito específicas, e a escolha de cada uma delas pode, sim, expressar - ou não - sua real personalidade. Quer um exemplo? A consultora de imagem cita o filme 'Legalmente Loira'. 

Na obra, a personagem é uma menina que passa uma imagem fútil e frágil, sem qualquer credibilidade com as pessoas. Estudante de direito, ela tem uma certa dificuldade em demonstrar sua real personalidade. 

"Na construção da personagem, a cor rosa é usada em toda a vestimenta dela, assim como nos acessórios e outros objetos. Está lá justamente por ser da ingenuidade, futilidade e por aí vai. Por isso, a cor precisa ser muito bem escolhida", destaca.

TEM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO? ESCOLHA A COR CERTA!
Segundo a consultora, do ponto de vista da psicologia das cores e de estudos de recrutadores de grandes empresas, o azul, tanto o mais claro quanto o marinho, é a cor ideal. A segunda opção, principalmente, inspira confiança, maturidade e ainda facilidade de trabalho em equipe. 

"Tudo o que o contratante quer, né? Quando a entrevista for um cargo que necessite alguma situação de liderança, o preto é uma boa escolha por ser indicativo de liderança. Além disso, sugere formalidade e rigidez", explica.

A profissional ainda destaca o branco, que também é uma boa opção para demonstrar organização, além de ser uma cor de transparência e honestidade. No entanto, por serem apostas óbvias, tanto o preto quanto o branco podem demonstrar uma certa falta de ousadia. 

“Cores como amarelo, roxo, verde e laranja seriam ideais para entrevistas para cargos relacionados à profissões de criatividade. E não falo para evitar nenhuma, pois tudo vai depender a que posição a pessoa está se candidatando", completa.

Entretanto, no caso do vermelho, ela diz que em algumas entrevistas de emprego pode transmitir paixão e energia. Mas se estiver negociando o salário, por exemplo, pode demonstrar agressividade. Ou seja: qual é a mensagem que você quer passar?

TESTE DE COLORAÇÃO PESSOAL... O QUE É ISSO?

O teste de coloração pessoal aponta as cores que mais harmonizam com cada pessoa FOTO: Arquivo pessoal

Sabe quando você sai de casa com uma cor e todo mundo elogia? O teste de coloração pessoal tem como objetivo proporcionar conhecimento para a pessoa usar as cores que mais harmonizam com ela, segundo a especialista.

E como isso funciona? Maria Fernanda explica: “A coloração pessoal é um processo técnico no qual é usada a metodologia sazonal expandida, que analisa três características da pele: temperatura, intensidade e profundidade, e com o resultado define uma das 12 estações.”

Segundo ela, cada uma das estações tem um grupo de cores que mais vão harmonizar com a pele de cada um. O resultado? Mais saúde, juventude e beleza no seu visual.

Com a pandemia, será que é possível fazer esse teste de forma on-line? De acordo com a consultora, depende. Isso porque na etapa do contraste pessoal até é possível, mas na parte das cores, não é o mais indicado.   

"A câmera pode alterar a percepção das cores, fora que é necessário um ambiente com luz adequada para isso. Então, se te venderem um serviço de coloração on-line, você pode não receber o diagnóstico correto", garante. 

SAIBA QUAL A MENSAGEM TRANSMITIDA POR CADA COR 
A consultora de imagem listou algumas cores e explicou o significado de cada uma delas. Confira! 

PRETO: acromia de forte senso moral e de autoridade, transmite poder e imponência. Em materiais mais opacos é mais formal, brilhante é mais sensual.
AZUL MARINHO: inspira confiança, orgulho, credibilidade e inteligência. Usado em excesso pode trazer distanciamento.
VERMELHO: força, dinamismo, impulsividade. Em tons mais sanguíneos remete à sensualidade, tons mais escuros e opacos reforçam a imagem de poder.
VERDE: fertilidade, renovação, prosperidade financeira, esperança. Não é atoa que o dólar é verde.
BRANCO: transmite clareza e transparência, muito associada à honestidade e inocência. É também a cor de organização.
AMARELO: é ligada à luz solar, ouro. É a cor do otimismo, alegria e inovação. Em excesso remete a instabilidade.
LARANJA: tão energética quanto o vermelho, porém menos agressiva. É a cor da recreação e socialização, quem usa laranja tem espírito jovial, inconformista e que busca originalidade. Excesso do laranja também demonstra insensibilidade.
CINZA: acromia ligada à falta de força, conformismo e tédio. Mas, ao mesmo tempo, está fortemente ligado à maturidade, concentração e reflexão.
ROSA CLARO: sensível, amável, é uma cor delicada que remete a leveza e sonhos, em excesso remete a ingenuidade e imaturidade.
ROSA PINK: remete à força, ao fashion, ao disruptivo, mas também à futilidade, preocupação excessiva com a aparência e status.
BEGE: simplicidade, serenidade, sendo também discreta. Por ser neutra comunica elegância e diplomacia. No sentido negativo, inspira pouca ousadia e pode transmitir passividade.