AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Receitas caseiras: veja 5 produtos que nunca devem ser usados no rosto

Nem tudo que é caseiro pode fazer bem a pele; confira dicas

Da Redação Publicado em 03/09/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cuidado com essa pele, garota! - Audrey Fretz/Unsplash
Cuidado com essa pele, garota! - Audrey Fretz/Unsplash

Basta dar uma busca na internet para encontrar milhares de dicas caseiras, ou mesmo ferramentas eficientes, para cuidar da pele. Algumas delas, porém, podem destruir o seu rosto sem muito esforço. No entanto, é um perigo acreditar que produtos feitos em casa, a maioria supostamente natural, não ofereçam riscos à saúde.

“Muitas receitas caseiras são perigosas e, além de não tratarem, ainda podem piorar a pele. Por isso, é importante lembrar que os produtos prescritos pelo dermatologista, sejam manipulados ou industrializados, são testados, têm PH e concentração controlados e estão de acordo com padrões de qualidade”, alerta a dermatologista Natasha Crepaldi.

AnaMaria Digital lista cinco coisas que você NUNCA deve usar na sua rotina de skincare. Anote aí!

1) SUCO DE LIMÃO
Um alerta, para pessoas com qualquer tipo de pele, é que o limão poder levar à queimadura quando em contato com o sol, por conta da radiação ultravioleta. "Quem tem a pele sensível, principalmente, deve evitar o uso tópico do vegetal cítrico”, destaca a médica.

2) PASTA DE DENTE
O produto é feio para usar nos dentes, e não na pele. Por ser um produto extremamente seco, pode criar uma reação em cadeia desagradável, principalmente em peles com propensão à acne. "Geralmente, as receitas caseiras com o produto são indicadas para secar espinhas, o que acaba tendo efeito rebote e ressecando ainda mais a pele”, alerta Natasha.

3) BICARBONATO DE SÓDIO
A dermatologista avisa que, apesar de controlar a proliferação bacteriana e fúngica, a solução não deve ser usada na face, pois pode desequilibrar o pH da pele, alterar a flora comensal e trazer risco de infecção.

4) VASELINA
Já avisamos que o produto não é muito indicado para o uso no rosto, especialmente em peles oleosas. "Ele pode apresentar efeitos comedogênicos, como novos cravos e espinhas, além de obstruir os poros", explica a médica.

5) VINAGRE
Ele contém ácidos acético, cítrico, lático e succínico na sua composição, que têm ação antimicrobiana contra a bactéria Propionibacterium acnes, responsável por causar acne na pele. No entanto, a dermatologista alerta que, por conter muitos ácidos, o vinagre não deve ser aplicado puro na pele, pois pode causar queimaduras.

Há ainda as receitas para um bronzeado perfeito, que vão do uso de refrigerante até margarina. E é claro que esses “truques” causam queimaduras, manchas e, muitas vezes, até câncer de pele, pela exposição da pele aos raios solares ao longo dos anos.

“É claro que existem receitas caseiras que podem ajudar no tratamento da pele. Mas sempre desconfie das que se dizem milagrosas. Misturas inapropriadas podem causar lesões sérias, por isso, sempre consulte um dermatologista antes de utilizar qualquer tipo de produto ou tratamento, seja ele caseiro ou não”, finaliza a médica Natasha Crepaldi.