AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Remineralização: conheça a tendência que garante saúde e beleza aos cabelos

Procedimento consiste em trazer de volta às madeixas os minerais perdidos

Beatriz Cresciulo, com supervisão de Vivian Ortiz Publicado em 31/05/2021, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Procedimento consiste em trazer de volta às madeixas os minerais perdidos - Pixabay
Procedimento consiste em trazer de volta às madeixas os minerais perdidos - Pixabay

Na hora de cuidar das madeixas, já é sabido que hidratação, nutrição e reconstrução são passos extremamente importantes a serem seguidos. Mas você já ouviu falar de remineralização? 

Ana Regina Farias, técnica da Embelleze, contou para AnaMaria Digital que o procedimento é crucial para manter a saúde dos cabelos e da pele. “É uma tendência mundial, principalmente para quem faz questão de estar sempre em dia com a sua autoestima”, afirma. 

MAS, AFINAL, O QUE É REMINERALIZAÇÃO? 
A remineralização consiste no processo de trazer de volta aos cabelos todos os minerais que são perdidos no dia a dia. Entre os vários motivos que podem ocasionar essa perda, estão: 

  • O excesso de calor (muitas vezes ocasionado pelo uso do secador e chapinha);
  • Química;
  • Tintura; 
  • Descoloração; 
  • A ação do sol, vento, cloro, sal e poluição; 

Segundo a especialista, tudo isso acaba tornando a aparência dos fios bastante desgastada. “A perda de sais minerais provoca o desequilíbrio na saúde dos cabelos, deixando-os com aspecto ressecado, sem brilho, áspero e até quebradiço”, explica. 

COMO FUNCIONA A REMINERALIZAÇÃO?
De acordo com Farias, o processo pede produtos que sejam ricos em potássio e outros minerais, que podem auxiliar na remineralização dos fios, devolvendo a vitalidade, brilho e balanço

Por esse motivo, uma das melhores opções na hora de remineralizar as madeixas é o combo banana + açúcar mascavo. A Embeleze, inclusive, tem linhas de produtos com esses ingredientes. Quando combinados, esses dois alimentos apresentam nutrientes e ainda ajudam a manter os cabelos hidratados.  

“A banana é fonte de muitas vitaminas e sais minerais, destacando-se como uma verdadeira bomba de potássio, e o açúcar mascavo é extremamente umectante. Assim, os dois se tornam uma excelente opção para um HNR (hidratação, nutrição e reconstrução) Remineralizante”, indica. 

Apesar de ser possível fazer o procedimento com ingredientes caseiros, a especialista ressalta que linhas especializadas no assunto trazem a segurança de um produto pensado para a remineralização. “Os produtos industrializados são formulados de forma balanceada para que os resultados obtidos sejam atingidos sem riscos à saúde”, avalia. 

PASSO A PASSO 
A técnica garante que a remineralização pode ser feita quinzenalmente, mas também pode se adequar ao HNR, seguindo a necessidade de cada cabelo.

  1. O ideal é que seja utilizado um shampoo para retirada de sujidades e outros produtos;
  2.  Enxágue e retire o excesso de água com uma toalha para aplicação de creme ou máscara remineralizante, mecha a mecha no comprimento e pontas, respeitando a pausa recomendada pelo fabricante;
  3. Novo enxágue e aplicação de condicionador;
  4.  Enxágue e secagem com toalha; 
  5. Aplicação de creme para pentear;

CUIDADOS ESPECIAIS 
A remineralização é um procedimento que pode ser realizado em todos os tipos de cabelos, incluindo os quimicamente tratados, coloridos e descoloridos. 

Para quem tem madeixas mais oleosas, a especialista sugere tomar cuidado extra na hora de conferir os ingredientes da linha de produtos utilizada. 

“Não existem contraindicações para a remineralização capilar. O importante é sempre observar os resultados e intercalar com hidratações, nutrições e reconstruções, conforme a necessidade apresentada nos fios”, enfatiza.