Remineralização: conheça a tendência que garante saúde e beleza aos cabelos

Procedimento consiste em trazer de volta às madeixas os minerais perdidos

Beatriz Cresciulo, com supervisão de Vivian Ortiz Publicado segunda 31 maio, 2021

Procedimento consiste em trazer de volta às madeixas os minerais perdidos
Procedimento consiste em trazer de volta às madeixas os minerais perdidos - Pixabay

Na hora de cuidar das madeixas, já é sabido que hidratação, nutrição e reconstrução são passos extremamente importantes a serem seguidos. Mas você já ouviu falar de remineralização? 

Ana Regina Farias, técnica da Embelleze, contou para AnaMaria Digital que o procedimento é crucial para manter a saúde dos cabelos e da pele. “É uma tendência mundial, principalmente para quem faz questão de estar sempre em dia com a sua autoestima”, afirma. 

MAS, AFINAL, O QUE É REMINERALIZAÇÃO? 
A remineralização consiste no processo de trazer de volta aos cabelos todos os minerais que são perdidos no dia a dia. Entre os vários motivos que podem ocasionar essa perda, estão: 

  • O excesso de calor (muitas vezes ocasionado pelo uso do secador e chapinha);
  • Química;
  • Tintura; 
  • Descoloração; 
  • A ação do sol, vento, cloro, sal e poluição; 

Segundo a especialista, tudo isso acaba tornando a aparência dos fios bastante desgastada. “A perda de sais minerais provoca o desequilíbrio na saúde dos cabelos, deixando-os com aspecto ressecado, sem brilho, áspero e até quebradiço”, explica. 

COMO FUNCIONA A REMINERALIZAÇÃO?
De acordo com Farias, o processo pede produtos que sejam ricos em potássio e outros minerais, que podem auxiliar na remineralização dos fios, devolvendo a vitalidade, brilho e balanço

Por esse motivo, uma das melhores opções na hora de remineralizar as madeixas é o combo banana + açúcar mascavo. A Embeleze, inclusive, tem linhas de produtos com esses ingredientes. Quando combinados, esses dois alimentos apresentam nutrientes e ainda ajudam a manter os cabelos hidratados.  

“A banana é fonte de muitas vitaminas e sais minerais, destacando-se como uma verdadeira bomba de potássio, e o açúcar mascavo é extremamente umectante. Assim, os dois se tornam uma excelente opção para um HNR (hidratação, nutrição e reconstrução) Remineralizante”, indica. 

Apesar de ser possível fazer o procedimento com ingredientes caseiros, a especialista ressalta que linhas especializadas no assunto trazem a segurança de um produto pensado para a remineralização. “Os produtos industrializados são formulados de forma balanceada para que os resultados obtidos sejam atingidos sem riscos à saúde”, avalia. 

PASSO A PASSO 
A técnica garante que a remineralização pode ser feita quinzenalmente, mas também pode se adequar ao HNR, seguindo a necessidade de cada cabelo.

  1. O ideal é que seja utilizado um shampoo para retirada de sujidades e outros produtos;
  2.  Enxágue e retire o excesso de água com uma toalha para aplicação de creme ou máscara remineralizante, mecha a mecha no comprimento e pontas, respeitando a pausa recomendada pelo fabricante;
  3. Novo enxágue e aplicação de condicionador;
  4.  Enxágue e secagem com toalha; 
  5. Aplicação de creme para pentear;

CUIDADOS ESPECIAIS 
A remineralização é um procedimento que pode ser realizado em todos os tipos de cabelos, incluindo os quimicamente tratados, coloridos e descoloridos. 

Para quem tem madeixas mais oleosas, a especialista sugere tomar cuidado extra na hora de conferir os ingredientes da linha de produtos utilizada. 

“Não existem contraindicações para a remineralização capilar. O importante é sempre observar os resultados e intercalar com hidratações, nutrições e reconstruções, conforme a necessidade apresentada nos fios”, enfatiza. 
 

Último acesso: 18 Jun 2021 - 15:38:11 (1145627).