AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Saiba como garantir a saúde dos fios durante o verão

Cabelo no verão? Saiba como garantir a saúde dos fios na estação mais quente

Wal Reis Publicado em 08/02/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lance mão do cosmético para proteger os fios - Banco de Imagem/Getty Images
Lance mão do cosmético para proteger os fios - Banco de Imagem/Getty Images

Você cuidou dos cabelos, caprichou nas luzes e na tintura para encarar, de cabeça feita, o verão. Porém, no primeiro mergulho, no mar ou na piscina, a dedicação com as madeixas vai por água abaixo. 

Quebra dos fios, ressecamento, mudança de cor, perda do brilho... Eis algumas das consequências das radiações solares, água salgada e cloro. A hair stylist Ângela Pinheiro aponta as soluções para enfrentar os inimigos dos fios saudáveis na estação mais quente do ano e garantir que eles continuem belíssimos.

DUPLA IMBATÍVEL 
Aposte no chapéu e no protetor solar capilar para blindar os fios contra o calor, água salgada ou clorada. O acessório é indispensável para ficar horas esquentando a cabeça. “E use um leave-in específico com proteção UV”, recomenda  ngela. Segundo a profissional, além de proteger contra danos, eles podem ter efeito hidratante. 

HIDRATAÇÃO PRÉ E PÓS-SOL 
“É importante fazer uma hidratação preventiva para fortalecer os fios antes de encarar locais de praia ou piscina”, diz. E nem é preciso entrar na água para sentir os malefícios. “A maresia já rouba a umidade do cabelo, deixando-o ressecado e sem vida”, afirma a hair stylist. Na volta das férias, faça uma hidratação de manutenção ou recuperação. 

CUIDADO AO PRENDER 
Quem tem cabelão não resiste a colocá-los para cima para tentar aplacar o calor. Porém, resista ao primeiro elástico que vir pela frente. “Prefira presilhas ou elásticos apropriados, que não partam os fios”, ensina. Outra dica: nada de rabo de cavalo justo. A tração do fio pode romper a fibra. Prender o cabelo ainda molhado ou úmido não é boa ideia: além do risco de cortar os fios, eles ficarão marcados quando soltos.

DORMIR COM OS CABELOS MOLHADOS? 
Nem pensar! Quem faz isso favorece a proliferação de fungos no couro cabeludo.

ÁGUA DOCE À MÃO 
“Antes de entrar no mar ou na piscina, umedeça os cabelos com água doce e aplique o protetor solar capilar”, avisa a profissional. Segundo ela, o procedimento deve ser repetido ao sair da água salgada ou clorada.

FILTRO SOLAR CAPILAR 
Lance mão do cosmético para proteger os fios. Existem versões de protetor solar para cabelo em pasta, bifásico, creme e solução aquosa.

DICAS PARA LOIRAS (NATURAIS OU NÃO) 

  • Se descoloriu, segundo os especialistas, aguarde de sete a 15 dias antes do tchibum. Assim, dará tempo de fechar a cutícula dos fios. 
  • Depois da piscina, lave com xampu antirresíduos e máscaras hidratantes. 
  • Se o cabelo ficou verde depois do mergulho, faça matização no salão para anular a aparência “loira de Marte”