AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Saiba como recuperar o cabelo após estragos causados pelo sol

Veja dicas de como deixar os fios lindos novamente

Lígia Menezes Publicado em 07/06/2020, às 14h30 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A caspa não tem cura e seu excesso pode levar à queda e ao enfraquecimento dos fios. - Banco de Imagem/Pixabay
A caspa não tem cura e seu excesso pode levar à queda e ao enfraquecimento dos fios. - Banco de Imagem/Pixabay

Os dias mais quentes e iluminados que, aqui no Brasil, perduram durante o verão e boa parte até do outono, sempre deixam sequelas: cabelo queimado, ressecado e até quebradiço. Mas, felizmente, esses problemas têm solução – e são mais simples do que você imagina. 

“Para cuidar das madeixas,, o ideal é sempre buscar orientação de um médico, que irá avaliar a necessidade e eleger os melhores tratamentos”, diz Joana D’arc Diniz (@drajoanadarcdiniz), dermatologista e tricologista, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e diretora da Sociedade Brasileira do Cabelo (RJ). 

A seguir, a especialista indica as soluções para os principais problemas.

MUDANÇA DE COLORAÇÃO
A exposição solar direta resulta em dano às fibras capilares e ao couro cabeludo, provocando queimaduras, ressecamento e enfraquecimento. “O sol ainda altera a tonalidade dos fios”, diz Joana. Pior: fios com coloração e alisamento são bem mais vulneráveis aos raios UVA e UVB. 

Durante a exposição, o ideal é usar produtos que auxiliem na fixação da cor e proteção dos fios. E não se exponha ao sol nas 48 horas após realizar alguma química, use sempre boné ou chapéu e filtro solar para o cabelo a cada duas horas. Se o dano já foi feito, o primeiro passo para reverter o desbotamento e os fios queimados é fazer uma hidratação quinzenal ou semanal. “A hidratação revitaliza e repõe os nutrientes perdidos”, explica Joana. Já o corte é aconselhado para eliminar a parte dos fios que está mais danificada.

RESSECAMENTO POR CLORO E SAL
O fio de cabelo quando agredido por sal e cloro sofre alterações, como perda da umidade, aminoácidos, proteínas e queratina natural, causando desidratação e ressecamento. Seu toque fica áspero, poroso, com aparência opaca. 

Fazer hidratação caseira ajuda a repor determinados elementos perdidos, pois as máscaras atuam na cutícula e, em alguns casos, têm componentes que levam os nutrientes até a medula do fio. No entanto, é importante variar entre as máscaras. 

Crie um cronograma capilar e, a cada dia, passe um creme diferente, tomando cuidado para não ensebar a raiz. Para repor a água nos fios, procure produtos com os seguintes ingredientes: glicerina (molécula que atrai a umidade), D-Pantenol (restaura a umidade), proteínas reparadoras, glicina (aminoácido natural do cabelo) e óleo de gérmen de trigo (forma um escudo protetor). 

“Nos casos mais severos, recomenda-se a queratinização feita em salão. Mas, tudo vai depender do grau de dano que os fios sofreram”, avisa a tricologista. Por enquanto, o tratamento caseiro é o recomendado e trará excelente resultado.

CASPA E OLEOSIDADE  
A caspa não tem cura. Seu excesso pode levar à queda e ao enfraquecimento dos fios. Porém, tem controle e tratamento. No couro cabeludo, use um xampu anticaspa, que dará emoliência, facilitando retirar as crostas. É recomendado ainda usar outro xampu para tratar os fios, que funcione como um hidratante específico, sem deixar resíduos. Isso porque os produtos anticaspa tendem a ressecar demais.

RESSECAMENTO POR AR CONDICIONADO
Você sabia que o frio e o vento do ar condicionado comprometem a elasticidade e proporcionam a ruptura da fibra capilar, além de acelerar a sua desidratação? Por isso, é indicado o uso de leave-ins umidificadores diariamente.

PERDA DE DEFINIÇÃO DOS CACHOS 
O cabelo cacheado tem maior probabilidade de ficar disforme, seco e com frizz, pois ele absorve menos água, impossibilitando uma hidratação perfeita. A proteção dos fios deve se iniciar na hora de lavá-los, evitando a água muito quente, que os resseca e remove a camada de proteção natural. 

Use um xampu específico para este tipo de cabelo. O condicionador deve ser aplicado em toda a extensão do cabelos, para facilitar na hora de pentear e, assim, evitar a quebra. Após o banho, use leave-in e umidificador de cachos, que oferecem emoliência, dão definição aos cachos, controlam o frizz e ainda os deixam com um aspecto hidratado e sedoso. 

Evite o secador, deixe-os secarem naturalmente. “Tratamentos com produtos à base de hidrolisados de queratina, proteínas e aminoácidos são indicados para reverter o quadro”, ensina a especialista.