AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Saiba evitar problemas na pele e cabelo durante o inverno

O tempo seco e a água quente do chuveiro podem expor a cútis e os fios a uma série de problemas

Karla Precioso Publicado em 16/10/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira algumas dicas para manter pele e cabelo saudáveis no inverno - Spencer Backman / Unsplash
Confira algumas dicas para manter pele e cabelo saudáveis no inverno - Spencer Backman / Unsplash

Dias com temperaturas mais amenas, noites frias, baixa umidade do ar... Essas são as características do inverno. Se por um lado são bem-vindas, por outro, as condições típicas da estação podem expor a pele e os cabelos a uma série de problemas. 

No Brasil, o inverno é gelado e seco e a tendência é que as pessoas aqueçam o corpo com a água muito mais quente do que o habitual, fazendo com que a derme perca a sua barreira de proteção. 

“Quando  se toma um banho quente e demorado, sem uma hidratação adequada, as chances de causar um desequilíbrio são altas, resultando em doenças de pele comuns dessa época”, explica Adriana Cairo, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Para prevenir os danos, confira os conselhos da especialista.

CABELOS

O tempo seco e a água mais quente podem afetar a renovação da pele, acentuando doenças como a dermatite seborreica, a chamada caspa. Para evitar, fique de olho na temperatura da água, que não deve estar muito quente. 

Produtos low e no poo são uma ótima opção, porque têm efeito hidratante e não agridem o couro cabeludo. Se o cabelo é oleoso, use um produto de limpeza mais profunda, pelo menos uma vez por semana, para equilibrar a oleosidade.

CORPO

A pele do corpo também pode ser afetada pelo tempo seco e água quente, resultando em dermatite atópica e eczemas. Use produtos hidratantes também com os ativos aquaporina, ureia e ácido láctico.

ROSTO

As doenças de rosto também advêm do tempo seco e banho quente, como a dermatite atópica, que é uma doença crônica que piora no inverno, a dermatite seborreica, que pode surgir no couro cabeludo e rosto, e a rosácea, que proporciona o aumento dos vasinhos da pele e também pode piorar no frio. 

Todos os tipos de pele precisam de hidratação. Para quem tem a derme oleosa, a oleosidade pode ser controlada com agentes oleosos, que podem vir até mesmo do filtro solar. Aquaporina, ureia e ácido láctico são ótimos ativos.

PÉS 

Eles sofrem principalmente com ressecamento. Os melhores emolientes são à base de ureia e ácido lático em alta concentração.