AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Saiba quais são as substâncias indicadas para cuidar da pele em cada faixa etária

Pele: saiba quais são as substâncias indicadas para cada faixa etária

Wal Reis Publicado em 28/12/2019, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
São cuidados básicos para a vida toda - Banco de Imagem/Getty Images
São cuidados básicos para a vida toda - Banco de Imagem/Getty Images

Para adiar os efeitos do tempo na pele do rosto, os cuidados devem começar ainda na infância. Segundo a dermatologista Rosana Sampaio Cioce, os pais são os primeiros guardiões desse que é considerado o maior órgão do corpo humano. 

“Eles devem incentivar banhos rápidos e mornos, além do uso de sabonetes leves, hidratantes e protetor solar”, indica a médica. 

São cuidados básicos para a vida toda. Porém, na fase adulta dá para contar com uma mãozinha de cosméticos específicos capazes de manter o viço em alta. 

A especialista aponta quais substâncias, entre ácidos e vitaminas, devem entrar em cena a partir de cada fase da vida para garantir saúde e beleza à pele do rosto.

O ROSTO EM CADA FASE

  • 20 anos - Tendência à oleosidade, com incidência de cravos e espinhas. Pele rica em colágeno.
  • 30 anos - Começam a surgir rugas de expressão e outros sinais, além de, ocasionalmente, pequenas manchas.
  • 40 anos - Perda do viço natural, da capacidade de retenção da hidratação e da definição do contorno do rosto. Pele com menos colágeno e sujeita aos efeitos das variações hormonais.
  • 50 anos - Os sinais de ressecamento são mais evidentes, assim como marcas de expressão, principalmente ao redor dos olhos. Os sulcos formados do fim das narinas até os cantos da boca (chamado de bigode chinês) ficam mais profundos devido à perda de gordura da região.

CREME, GEL OU SÉRUM? 
Cada pele requer um tipo de veículo. “As mais oleosas pedem produtos de gel, fluidos ou séruns, que são de fácil absorção. Para as secas e maduras, creme ou gel creme”, explica a dermatologista. Antes de aplicar um cosmético, a pele deve estar limpa, isenta de maquiagem e poluição. 

IDADES E TRATAMENTOS
Antes dos 20 anos - Ácidos retinoides, glicólicos e azelaicos podem ser usados desde a adolescência para tratamento de cicatrizes de acnes, por exemplo.

A partir dos 20 anos - Vitamina C é indicada pelo excelente efeito antioxidante. Produtos com essa formulação aumentam a fotoproteção e colágeno, além de ter efeito clareador.

A partir dos 30 anos - Cosméticos anti-idade. Rosana indica a inclusão do ácido hialurônico na dieta da pele. “Ele tem função de preenchimento, tanto para o rosto como para o corpo”, diz. A substância já existe em nosso organismo e 56% dele está na pele. Atua preenchendo o espaço entre as células, mantendo-a elástica, hidratada e com aparência lisa. A reposição se faz necessária porque sua concentração diminui com o passar dos anos, o que provoca rugas e ressecamento.

A partir dos 40 anos - Ganham destaque os cremes com maior poder hidratante, com substâncias como DMAE e neuropeptídeos. Laser, luz pulsada e aparelhos de radiofrequência e infravermelho estimulam a neocolagenase e a produção de colágeno, e podem contribuir para minimizar a ação do tempo.

A partir dos 50 anos - Cabem os mesmos cuidados anteriores, com atenção para a importância da ingestão de maior quantidade de água e manutenção de uma rígida disciplina de cuidados diários com a aplicação dos produtos indicados por seu médico.

CUIDE DO CORPO
Os hidratantes corporais mais modernos apresentam ácido hialurônico e vitamina C em suas composições, que melhoram textura, firmeza e hidratação.

PELE BONITA TAMBÉM É REFLEXO DE…
... alimentação balanceada, rica em nutrientes, com alimentos que combatem os radicais livres. 
... ingestão de líquidos hidratantes ingeridos regularmente. 
... noites bem-dormidas. 
... limpeza regular com esteticista. 
... rotina rígida na hora de tirar a maquiagem.