AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Seu cabelo vai ficar clarinho, clarinho...

Tem dúvidas sobre os produtos clareadores? Entenda como eles funcionam para escolher o seu sem medo. Usando da maneira certa, seu visual vai ficar iluminado e saudável!

Ana Bardella Publicado em 17/03/2018, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seu cabelo vai ficar iluminado e saudável! - Shutterstocvk
Seu cabelo vai ficar iluminado e saudável! - Shutterstocvk

Com o sol forte do verão, as farmácias e perfumarias aproveitam para colocar os produtos clareadores em destaque nas prateleiras. Afinal, nessa época aumenta o desejo pelo visual de praia (como se os fios tivessem sido naturalmente dourados pelo sol). Mas as opções sempre deixam algumas dúvidas: “Será que vai funcionar como o rótulo promete?”, “será que o efeito fica semelhante ao que vemos nas propagandas da televisão?” As respostas, de acordo com Andreia Denolero, cabeleireira e tricologista cosmética da Hair School, dependem da formulação de cada produto. Entenda!

Camomila, a queridinha!

Pode reparar que, nos ingredientes dos produtos com essa finalidade, a camomila sempre está presente. “Na verdade, ela não tem o poder de clarear os fios”, adianta a profissional. O que acontece é que a coloração da planta é amarelada. Ao entrar em contato com o cabelo, esse pigmento se deposita na fibra capilar, deixando-o com aspecto mais claro. No entanto, os resultados podem ser vistos com mais facilidade em quem já é loira ou tem o cabelo castanho claro. Para os tons de castanho médio para cima, os efeitos são mais suaves (e podem nem aparecer). Também é preciso entender que usar esses produtos uma só vez não é o suficiente para uma transformação.

“O aspecto do cabelo muda natural e gradativamente”, explica. Ou seja: é preciso ter paciência e usá-los com constância. Passar o produto e ir para o sol pode potencializar os resultados, uma vez que, aos poucos, ele degrada a melanina (substância responsável pela pigmentação dos fios) e também aumenta o poder dos cosméticos.

Produtos com água oxigenada funcionam?

A água oxigenada tem o poder de transformar as estruturas dos fios, deixando-os mais claros. “O efeito depende da volumagem escolhida: quanto maior o número, mais intenso será o clareamento”, explica. É com essa substância e pó descolorante que são feitos os diferentes tipos de luzes nos salões de beleza. Mas existem alguns produtos no mercado que possuem uma quantidade pequena do ingrediente na fórmula e também contribuem para clarear. Nesses casos, os efeitos aparecem mais rapidamente – mas os fios também podem ficar um pouco ressecados. Para ter certeza sobre o que está usando, leia os ingredientes do rótulo: se encontrar “peróxido de hidrogênio” na fórmula, você já sabe que a transformação não será tão natural, mas os efeitos aparecerão mais rapidamente (e também serão mais fortes). Depois, capriche na hidratação.

Nossa equipe testou!

“Meu cabelo natural é loiro-escuro e ele estava sem químicas quando resolvi testar algumas técnicas de clareamento. Comecei passando chá de camomila e indo para o sol. Depois, tentei passar suco de limão. Por último, testei chá de canela, mas tive uma reação alérgica, mesmo sendo um produto natural. Quando percebi minha pele vermelha, lavei depressa e não passei mais! Com esses métodos, notei o surgimento de luzes muito suaves e naturais nos fios, principalmente na parte da frente. Então, resolvi usar um produto com uma pequena quantidade de água oxigenada, para um resultado intenso. Enquanto aplicava, não notei diferença. Mas, depois que lavei e sequei, vi que ele estava muito mais claro! Adorei porque achei o resultado do clareamento mais natural do que o de luzes em salão”, Isabella Pisaneski, designer.