AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

S.O.S. Cabelo: Confira dicas para ter fios mais encorpados

Especialistas dão dicas para recuperar a vitalidade da cabeleira

Júlia Arbex Publicado em 25/05/2019, às 08h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Para dar volume e vida aos fios, a primeira orientação é saber o que os está deixando ralos - Divulgação
Para dar volume e vida aos fios, a primeira orientação é saber o que os está deixando ralos - Divulgação

Muitas mulheres, especialmente a partir dos 30 anos, se queixam dos fios murchos e ralos. Tricologistas explicam por que isso acontece e dão dicas para recuperar a vitalidade da cabeleira

POR QUE AFINARAM?
“As principais causas da perda da massa capilar são: tendência genética, deficiências nutricionais, algumas alterações hormonais, como hipotireoidismo, aumento de cortisol e resistência a insulina, além do estresse. Processos químicos, como coloração, clareamento e alisamentos somados ao uso excessivo de secador, chapinha e babyliss também comprometem as proteínas da fibra capilar, que vão diminuindo progressivamente”, explica Cristiane Braga Kanashiro, dermatologista e tricologista da Clínica Due, de São Paulo.

SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA
Para dar volume e vida aos fios, a primeira orientação é saber o que os está deixando ralos. 

“O cabelo tem caído muito ou só as pontas estão mais finas? É preciso ir ao dermatologista, terapeuta capilar ou tricologista para realizar uma avaliação com o tricoscópio. Ele fará o diagnóstico e, assim, o especialista conseguirá indicar o melhor tratamento”, afirma Amanda Esperancim, tricologista da Clínica Pelle & Capelli (SP). 

A seguir, veja as dicas que fazem toda a diferença:

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO MAIS EQUILIBRADA
Dietas restritivas prejudicam a saúde dos fios, pois faltam nutrientes para o bulbo capilar funcionar bem. Coma alimentos como vegetais verde-escuros, carnes magras, grãos e cereais. Dependendo do caso, vale tomar suplementos vitamínicos.

DIMINUA A QUANTIDADE DE PROCESSOS QUÍMICOS
Especialmente do formol, substância que está nas escovas progressivas e outros alisamentos. Procure procedimentos à base de tioglicolato e hidróxidos.

FAÇA RECONSTRUÇÃO CAPILAR
Prefira o tratamento à base de queratina, que repõe a massa perdida no fio. Repita o processo quinzenalmente. Para deixar o cabelo macio e brilhante, invista em hidratação duas vezes na semana.