AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / QUAL SERÁ?

Bastão, líquido, em pó: quais os melhores tipos de protetor solar?

Como saber o formato ideal entre tantos tipos de protetor solar disponíveis no mercado? A disputa é grande entre eles - veja as diferenças para escolher!

Bastão, líquido, em pó: quais são os melhores tipos de protetor solar? - Unsplash/BATCH by Wisconsin Hemp Scientific
Bastão, líquido, em pó: quais são os melhores tipos de protetor solar? - Unsplash/BATCH by Wisconsin Hemp Scientific

Que o protetor solar se tornou o item indispensável da rotina de skincare de todo mundo, isso não é novidade e, se você ainda não sabe disso, é bom aderir, pois o produto tem o importante objetivo de prevenir a pele da radiação solar. E, sim, ele deve ser aplicado todos os dias, não importa qual seja a temperatura.

Entre os diferentes tipos de protetor solar, fica um pouco difícil saber qual é o ideal para se proteger dos raios UVA e UVB, mas, lembre-se: o importante é estar sempre protegida. Para isso, é necessário entender as diferenças entre as diversas formulações.

Com a ajuda dos dermatologistas Mayla Carbone e Frederico Gontijo, ambos membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), AnaMaria mostra quais são os tipos de protetor solar disponíveis no mercado e, de quebra, você ainda descobre qual é o ideal para a sua pele e de acordo com as suas necessidades.

Protetor solar líquido é o melhor?

O protetor solar líquido é o mais conhecido e, por sua vasta gama de opções no mercado, é o mais utilizado. Com alta cobertura e resistência à àgua, estão disponíveis em fórmulas para todos os tipos de pele, desde às secas até às mais sensíveis, e são ideais para pessoas que se expõem ao sol de forma intensa e prolongada.

tipos de protetor solar
Tipos de protetor solar: o líquido é melhor? - Unsplash/Onela Ymeri

Isso, no entanto, não significa que seja o melhor e Mayla faz um alerta para esse tipo de protetor solar: "Por ser líquido, quem possui pele oleosa e mista precisa procurar uma marca boa, porque geralmente eles são mais oleosos e podem causar alguns problemas."

Ambos os profissionais afirmam que os outros tipos de protetor solar podem, sim, subtituir este que é o mais famoso, dependendo da situação, mas Mayla estabelece que o uso de protetores líquidos ou em loções ainda são os mais indicados para uma proteção inicial completa.

Protetor solar em pó

Já os protetores solares em pó são ótimos para disfarçar a oleosidade da pele, devido ao acabamento matte que oferecem, mas tome muito cuidado para não exagerar! Segundo Frederico, ele deve ser usado apenas como maquiagem corretiva, e não como um substituto do protetor.

Mayla concorda com a afirmação do especialista: "Eles são mais recentes no mercado e são feitos para retocar ao longo do dia". Ela ainda diz que, por ser em pó, é leve e fácil de aplicar sobre a maquiagem. Pelo mesmo motivo, sua cobertura é mais baixa e não é recomendado como único protetor solar em exposições prolongadas.

Exagerou na exposição ao sol? Veja como tratar e amenizar as queimaduras solares!

Protetor solar em bastão

É ele, o novo queridinho das redes sociais: o protetor solar em bastão ou stick. Muito comum entre os surfistas, a alta resistência contra a água e, normalmente, o grande fator de proteção solar que ele oferece são as principais vantagens desse formato.

tipos de protetor solar
Em bastão é um dos melhores tipos de protetor solar? - Unsplash/Antonio Gabola

Outro benefício que Mayla destaca é a praticidade para carregar na bolsa sem risco do produto vazar. Pode ser difícil, porém, identificar onde e quanto de protetor está sendo aplicado sob a pele e, por isso, ela indica o uso para áreas específicas do rosto, como nariz e orelhas. "Assim como o pó, eles também são utilizados para o retoque do dia a dia", explica a profissional.

Água quente faz mal para pele? Veja mitos e verdades sobre a hora de tomar banho!

Protetor em spray

Quem não ama a praticidade do protetor solar em spray? Essa é uma das principais vantagens, já que tem fácil aplicação, até mesmo em pele úmida e, por isso, permite a reaplicação em dias de praia ou piscina. O spray ainda oferece uma cobertura uniforme, principalmente em locais de difícil alcance e em regiões com pelo.

No entanto, justamente por ser mais fluido, pode sair da pele com mais facilidade e irá requerer aplicações mais frequentes durante o dia. Outra desvantagem é que o produto costuma ser mais oleoso e pode piorar peles com acne.

Sua pele é seca ou ressecada? A diferença impacta na escolha de produtos!

Como escolher entre os tipos de protetor solar?

Frederico esclarece que não existe um protetor solar ideal para todas as pessoas e situações. Ao escolher entre os diferentes tipos de protetor solar, a decisão deve partir de uma única pessoa: você, indo de acordo com as suas necessidades. "O melhor formato é sempre aquele que se adapta melhor ao estilo de vida e necessidades de quem vai aplicar", opina Mayla.

É importante levar em consideração a situação em que o protetor será utilizado. Idas à praia, onde há uma exposição maior ao sol, por exemplo, precisam de uma durabilidade e facilidade para reaplicação maiores.

O tipo de pele, Mayla explica, também é um grande fator na hora da decisão: "Quem possui pele oleosa deve buscar por fórmulas oil-free, não comedogênicas, como gel ou líquidos leves. Para quem possui pele seca, protetor em creme ou loção com fórmulas hidratantes serão seus melhores amigos."

Às pessoas com pele sensível, ela indica protetores com fórmulas sem fragrância, hipoalergênicas, com ingredientes como óxido de zinco ou dióxido de titânio.

Leia também:

Por que é importante usar protetor solar diariamente?

Preciso usar protetor solar para cabelo? Saiba como proteger os fios do sol