AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Veja 8 hábitos que podem causar oleosidade em seus cabelos

Diminuir a produção de oleosidade no couro cabelo ajuda a prevenir problemas como queda capilar e caspa

Da Redação Publicado em 27/01/2019, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você pode deixar seu cabelo menos oleoso - Shutterstock
Você pode deixar seu cabelo menos oleoso - Shutterstock

Ninguém gosta de ter o cabelo oleoso e ficar com aquela sensação de gordura acumulada na raiz dos fios. No entanto, o que poucos sabem é que, muitas vezes, essa oleosidade é resultado de uma série de coisas que fazemos sem perceber e que podem aumentar a quantidade de gordura no couro cabeludo e nos fios. 

Para ajudar você a entender melhor de onde vem esse excesso de oleosidade em suas madeixas e como evitá-la, AnaMaria conversou com Domenica Souza, hairdresser do Lefil Beauty, que apontou os principais hábitos que podem causar oleosidade nos cabelos. Confira!

- Dormir de cabelo molhado
Cabelos molhados ajudam a refrescar durante o calor, mas dormir com eles ainda úmidos é um hábito que compromete a saúde capilar, pois pode causar a proliferação de bactérias no couro cabeludo que deixam a região oleosa, favorecendo o aparecimento da caspa e acelerando a queda capilar.  Além disso, dormir com cabelo molhado faz com que os fios fiquem frágeis e acabem quebrando em contato com o travesseiro. O ideal é secar os cabelos com calma antes de dormir, comprimindo-o suavemente com as mãos e, em seguida, retirando a umidade com uma toalha de algodão. Mas só tirar a umidade com toalha não é suficiente, é necessário lavar pelo menos três horas antes de dormir ou mais para dar tempo de secar o couro cabeludo também; ou então utilizar um secador.

- Lavar o cabelo com água quente
“Este é um dos piores hábitos para quem quer se ver livre dos cabelos oleosos, pois, além de deixar os fios frágeis e secos, a água quente resseca o couro cabelo e estimula as glândulas sebáceas a produzir mais oleosidade, causando o famoso efeito rebote. O recomendado então é usar água morna e realizar um último enxágue com água fria, para fechar as cutículas do fio", diz a especialista.

- Usar secador e chapinha excessivamente e sem proteção
A chapinha, o secador e o baby liss quando utilizados em uma temperatura muito alta e sem protetor térmico, podem causar ressecamento extremo nos cabelos, o que leva o couro cabeludo a produzir mais oleosidade na tentativa de hidratar os fios. “Dessa forma, é importante que você não utilize essas ferramentas em temperaturas muito quentes, diariamente ou com o cabelo molhado. Além disso, antes de usar chapinha e secador você deve passar um bom protetor térmico para evitar a desidratação do fio”, aponta a hairdresser.

- Aplicar condicionador e máscara capilar no couro cabeludo
O couro cabeludo já tende a ser mais oleoso, logo é importante aplicar condicionadores e máscaras capilares somente no comprimento e nas pontas dos cabelos, já que, quando aplicados no couro cabeludo, estes produtos podem obstruir a raiz dos fios e causar uma série de danos, como queda e caspa.

- Utilizar shampoo em excesso
Na hora de lavar o cabelo é importante que você não use shampoo demais, pois ele pode acabar retirando mais oleosidade dos fios do que deveriam, deixando-os ressecados e, consequentemente, causando efeito rebote no couro cabeludo.  “O ideal é que você preste atenção na hora de escolher o shampoo e opte por aqueles que não contenham sulfato, pois, geralmente, esse tipo de produto tem menos detergentes e, logo, não ressecam seu cabelo em excesso”, completa a cabeleireira.

- Mexer excessivamente no cabelo com as mãos
 “Nossas mãos, mesmo quando limpas, carregam uma grande quantidade de gordura e sujeira invisíveis ao olho nu. Logo, quando você passa as mãos no cabelo, todas estas impurezas acabam sendo transferidas para os fios que, consequentemente, tornam-se mais oleosos”, finaliza Domeniza Souza.