AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Verão X cabelo: veja dicas de como proteger e reverter os danos nos fios

O sol, os mergulhos e até mesmo hábitos como prender demais o cabelo podem ser danosos

Da Redação Publicado em 24/11/2018, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nessa época, é fundamental redobrar os cuidados com os cabelos - Banco de Imagens/Shutterstock
Nessa época, é fundamental redobrar os cuidados com os cabelos - Banco de Imagens/Shutterstock

Engana-se quem acredita que os processos químicos, como as escovas progressivas e a mudança da coloração, são os únicos capazes de causar danos aos cabelos. 

Fatores como o sol, a água do mar e da piscina também podem estragar os fios, especialmente agora com a chegada das estações mais quentes. 

Por isso, nessa época, é fundamental redobrar os cuidados com os cabelos para evitar problemas como queda, quebra e ressecamento dos fios. 

Jane Alves, cabeleireira do Lefil Beauty, em São Paulo (SP), responde as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Prender os cabelos em excesso faz mal? 
Sim. Apesar de ser uma ótima maneira de diminuir o calor, especialmente para quem tem muito cabelo, o ato de prender os fios enfraquece o cabelo a curto prazo. Com o passar do tempo, a tração constante ainda pode provocar queda capilar. Então o melhor é evitar, principalmente os prendedores de silicone, os de borracha ou grampos. Se o calor for muito, uma alternativa é usar os ‘hashis’ de madeira ou plástico para segurar as madeixas. Os cortes mais curtos também podem evitar isso.

Quais os danos que o sol pode causar ao cabelo? 
O sol danifica os cabelos, pois a luz solar degrada as proteínas dos fios e pode causar desde descoloração até a redução da força dos fios e perda de brilho.  Para proteger os fios, o ideal é utilizar um leave-in que conte com filtro solar de, no mínimo, FPS 50 que deve ser reaplicado sobre os cabelos a cada duas horas..

O que devo fazer após sair do mar ou da piscina para evitar danos aos fios? 
Além de tomar uma ducha de água limpa assim que sair da água, Jane recomenda uma ducha com aplicação de brumas em spray ou água termal, além da reaplicação do leave-in com filtro solar. 

“Isso por que todas as vezes que o cabelo é exposto ao mar, à areia ou ao cloro da piscina ocorre um dano à estrutura da cutícula. Com isso, o cabelo pode mudar de coloração e ficar mais fino.

A mudança de coloração é, inclusive, muito comum em pessoas que passaram por um processo químico e entraram em contato com o cloro da piscina. Aquela hora que o cabelo loiro fica verde.

Com que frequência devo lavar os cabelos durante o verão?
Ao contrário do que muitos pensam, lavar os cabelos todos os dias não é errado, principalmente durante a estação, quando utilizamos do banho para aliviar o calor. 

Assim, não existe um número correto de vezes para se lavar o cabelo. Tudo vai depender da necessidade de cada um. 

Além disso, independentemente da quantidade de vezes que você for lavar seu cabelo, é importante não usar a água muito quente, pois, a longo prazo, este hábito pode deixar os fios frágeis e secos. O ideal é usar água morna e realizar um último enxágue com água fria, para fechar as cutículas do fio.

Meu cabelo fica sem brilho e ressecado durante o verão. Como reverter?
É essencial usar uma máscara de hidratação capilar a cada quinze dias. Esse tipo de produto é capaz de repor os nutrientes necessários ao cabelo de forma mais intensa que o condicionador, conferindo força, maciez e brilho aos fios. 

No verão, o ideal é alternar entre uma máscara reconstrutora e uma máscara nutritiva. Enquanto a primeira vai ajudar a deixar os fios mais firmes e fortes, a segunda vai tornar os cabelos mais brilhosos e macios.

Posso dormir com os fios molhados durante o verão? 
Cabelos molhados ajudam a refrescar durante o calor, mas dormir com eles ainda úmidos é um hábito que compromete a saúde capilar, pois os fios molhados ficam frágeis e acabam quebrando em contato com o travesseiro. 

Além disso, favorece o aparecimento da caspa e acelera a queda capilar. Melhor evitar.