AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Vitamina C no rosto pode prevenir rugas e combater flacidez, segundo especialista

Vitamina C no rosto: especialista explica que substância pode prevenir rugas e combater flacidez

Raquel Borges Publicado em 15/11/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Basta usar o ativo do jeito certo para uma nova versão de você refletir no espelho - Banco de Imagem/Getty Images
Basta usar o ativo do jeito certo para uma nova versão de você refletir no espelho - Banco de Imagem/Getty Images

Do rejuvenescimento à melhora da textura da pele, o ácido ascórbico, a popular vitamina C, atua em várias frentes. 

O ativo trabalha contra a ação dos radicais livres (moléculas instáveis estimuladas pela radiação solar, poluição, tabagismo…) responsáveis pelos sinais do envelhecimento precoce, como flacidez, rugas e manchas. 

O corpo, infelizmente, não produz o elemento e, embora possamos consegui-lo via alimentação, ele nem sempre chegará à pele. Por isso, vale abusar de cosméticos com vitamina C na formulação. 

“A pele é o órgão mais exposto às agressões ambientais, logo, aplicar a substância é a forma mais eficaz de protegê-la”, explica Tatiana Steiner, dermatologista e diretora da Clínica Denise Steiner. 

A seguir, os benefícios dos produtos com a matéria-prima e a maneira correta de aplicá-lo para potencializar os resultados. 

MULTIFUNCIONAL 
Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C é essencial para a síntese de colágeno e reparação de tecidos. Mais vantagens? 

“Ela auxilia no clareamento por inibir a formação de melanina, possui propriedades anti-inflamatórias e deixa a pele mais macia e iluminada”, revela a dermatologista.

ENTRANDO NA ROTINA 
Se entre os 25 e 30 anos de idade os sinais de envelhecimento começarem a gritar, chegou a hora dos primeiros cuidados. Segundo a doutora, a manutenção de resultados também passa pelo estilo de vida saudável. 

“Alimentar-se com frutas e legumes que combatam a oxidação é fundamental. A vitamina C e os antioxidantes fornecem ao organismo a nutrição certa para construir células saudáveis para a pele”, diz a dermatologista.

ADEUS, ENVELHECIMENTO! 
O ativo ajuda a corrigir rugas de expressão, flacidez e manchas devido ao seu alto poder antioxidante.

A MELHOR VERSÃO PARA VOCÊ
A substância pode irritar peles mais sensíveis. “Entretanto, todo tipo pode se beneficiar, pois a vitamina está presente em vários produtos tópicos, incluindo gel e sérum, indicados para as oleosas. Para quem sofre com sensibilidade ou ressecamento existe o creme. O dermatologista indica o melhor produto para cada pessoa”, alerta. 

CONCENTRADA OU NÃO? 
A vitamina C pode ser utilizada na formulação de produtos de maneira pura e concentrada ou associada a outros ativos, como as vitaminas E, A, ácido hialurônico... Tudo depende das necessidades de cada pele! 

CUIDADOS ESPECIAIS 
O produto se dissipa rapidamente. Por isso são necessários cuidados. A conservação deve ser feita em embalagem âmbar, dourada ou preta (nunca transparente). Em contato com a luz solar, a vitamina perde as propriedades. “O ar tem o mesmo efeito sob ela, fazendo-a mudar de cor (de branca para preta). Guarde em local fresco e armazenada em bisnagas. As novas tecnologias permitem que o produto seja transportado até a pele com segurança, garantindo penetração e eficácia”, pontua Steiner. 

USO CORRETO! 
Recomenda-se a aplicação no período da manhã. Em seguida, use filtro solar para potencializar o combate aos danos gerados por fontes de agressão, como a poluição. O jeito indicado de usar o cosmético? “Lave o rosto, passe um adstringente, aplique o cosmético com vitamina C e finalize com protetor”, ensina a médica. 

A MELHOR VERSÃO
A textura sérum se adapta facilmente à rotina de todos os cuidados e tratamentos dermatológicos, com rápida absorção e leveza. É ideal para aplicação diária em todos os tipos de pele, especialmente as oleosas. No caso das mais secas e sensíveis, complemente com um hidratante, de preferência que não obstrua os poros ou promova oleosidade excessiva, que forma cravos”, finaliza.