AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Xô, cravos! Saiba como dar adeus aos indesejados pontinhos pretos

Dicas essenciais para cuidar da pele e reduzir a acne e a oleosidade

Raquel Borges Publicado em 31/07/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Máscaras faciais são ótimas aliadas contra os cravinhos - Pixabay/Kjerstin Michaela
Máscaras faciais são ótimas aliadas contra os cravinhos - Pixabay/Kjerstin Michaela

Alguns dias de descuido na limpeza da pele e os temidos cravinhos começam a surgir. Mas, sem crise! Nesse momento, a principal dica é: não esprema. Os cravos são formados pelo excesso de sebo nos poros e isso acontece quando as substâncias produzidas pelas glândulas sebáceas se acumulam e entopem esses pequenos furinhos. 

O resultado pode ser o aparecimento de pontinhos pretos, casos em que os poros são mais abertos, ou surgimento de pontinhos brancos, quando o poro é mais fechado e o cravo se forma dentro da pele. Como espremer não é uma opção, a dica é apostar em máscaras faciais específicas para essa tarefa.

ZONA T
Para o queixo, testa e nariz, áreas em que há maior concentração das glândulas responsáveis pela produção de sebo, vale investir em faixas adesivas para remoção de cravos especiais para esses locais. 

Basta umedecer a pele com água, aplicar o adesivo e pressioná-lo. Enquanto age, os poros são dilatados e os cravinhos removidos. Depois de 15 minutos, a faixa estará mais rígida e sequinha, então é só começar a puxar pelas laterais, até que saia por completo. O resultado é uma zona T com aspecto mais liso e limpo.

ROSTO
Para remover os cravinhos mais aparentes, eliminar as células mortas e reduzir a oleosidade de todo o rosto, as apostas são as máscaras faciais peel-off com vitamina B3 e panthenol, que dilatam os poros, removem os pontinhos e deixam a pele hidratada. 

Para isso, é só aplicar uma camada espessa do produto, aguardar a ação por 20 minutos e, em seguida, puxá-la até que o rosto esteja livre de resíduos.

EFEITO CASEIRO, NÃO!
Antes, era comum aplicar no rosto máscaras caseiras com pepino, aveia… Mas, atualmente, isso não é algo recomendado pelos profissionais. A aplicação de produtos caseiros é desencorajada pela possibilidade de reações alérgicas e pouca eficácia clínica na aplicação.

CUIDADO COM O INVERNO
Algumas peles mais sensíveis necessitam de uma hidratação mais intensa. Alternar a limpeza facial com sabonetes mais hidratantes, que contenham menos surfactantes, e introduzir um hidratante à rotina facial, seja intercalando com a aplicação de ácidos noturnos ou pela manhã, podem ajudar a evitar o ressecamento cutâneo.

LAVAGEM CERTA
Este é o momento para deixar a preguiça de lado e dedicar-se a uma das etapas mais importantes: lavar o rosto. Parece simples, mas o processo pode envolver muitos erros. “Não enxaguar o suficiente, usar uma toalha suja, deixar o sabonete facial ou espuma de limpeza por muito tempo sobre a pele e usar água quente são alguns deles”, exemplifica a dermatologista Andrea Frange, que dá o passo a passo para uma limpeza correta:

  • Sempre ao alcance das mãos: você vai precisar de uma espuma de limpeza com textura suave, escova facial com cerdas extramacias, toalha de algodão, que será reservada apenas para secar o rosto, evitando que ela entre em contato com resíduos de outros produtos e uma faixa de cabelo para evitar que os fios atrapalhem ou caiam sobre o rosto durante a limpeza.
  • Diminuição das acnes: a higienização do rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, é o recomendado para peles oleosas. Além, claro, da aplicação de tônicos mais adstringentes para uma limpeza profunda e ácido noturno que auxilia na redução da oleosidade e poros. Não faça mais do que duas vezes ao dia. Caso contrário, pode provocar o efeito rebote, agravando quadros de ressecamento, descamações e irritações em peles secas ou aumentando a produção de sebo em peles oleosas.

Passo a passo

1. Depois de remover toda a maquiagem com água micelar ou lenços de limpeza, umedeça o rosto com água corrente.

2. Aplique um pouco de espuma de limpeza sobre a mão - a quantidade deve ser equivalente a uma moeda.

3. Passe a espuma sobre o rosto umedecido e, com a ajuda da escova facial, faça movimentos circulares em toda a área por aproximadamente 1 minuto.

4. Enxague muito bem para tirar todo o produto da pele. Seque o rosto com a toalha, apertando-a levemente, sem esfregá-lo.

5. Depois, basta seguir com as outras etapas de cuidado, como hidratação e proteção.