AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

5 segredos dos regimes que dão certo

Conheça – e adote... – os hábitos que ajudarão a transformar em realidade o seu sonho de emagrecer para sempre

Ana Bardella Publicado em 05/04/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
5 segredos dos regimes que dão certo - Shutterstock
5 segredos dos regimes que dão certo - Shutterstock
Todo início de ano, os carrinhos estão cheios de frutas, verduras, legumes e alimentos light. O tempo quente ajuda quem quer perder peso, afinal, nessa época dá para ficar só no suco natural e numa saladinha! Mas, de repente, a rotina volta. É correria em casa, no trabalho... E, em meio às preocupações, a dieta perde importância e vai por água abaixo. Cansou de desistir no meio do caminho? Descubra onde você anda errando e faça diferente com as dicas da nutricionista Maria Fernanda Kawabata, de São Paulo:


Restrição demais só desestimula

Cortar de uma vez as comidas gostosas do cardápio pode parecer uma boa ideia no começo, mas no final das contas pode ser uma cilada. Acontece que muita gente (a maioria!) não consegue se segurar e acaba fugindo às regras. Pior: devora tudo, em quantidades bem maiores do que costumava comer antes, com a desculpa de matar a vontade. Ou seja, essa escapulida põe tudo a perder. O melhor é controlar a frequência e a quantidade das guloseimas.


Faça da rotina sua grande aliada

Algumas pessoas consideram as férias um período perfeito pra mudar os hábitos ruins. Mas não é bem assim. Se estamos de bobeira, as tentações aparecem a todo instante. Quando você trabalha ou está correndo com as coisas da casa, não fica ociosa pensando em beliscar alguma besteirinha na geladeira, e tem horários mais regrados. Se o problema é almoçar fora todo dia, prefira os restaurantes por quilo, que costumam ter boas opções de saladas e grelhados. Só tenha autocontrole para não sucumbir às friturinhas que ficam lá no começo.


Que tal repensar seu estilo de vida?

Todos temos problemas, mas viver estressada não faz nada bem à saúde (e à dieta também), pois é comum descontar a ansiedade ou a tristeza na comida. Além de fazer regime, comece algum exercício físico. Juntos, a perda  de peso é maior, e a ginástica ainda ajuda a controlar os ânimos. Outro benefício: quem deixa o sedentarismo de lado começa a prestar mais atenção no próprio corpo, tem mais vontade de se cuidar. Fazer qualquer outra coisa que a desestresse também é bem-vindo. Pode ser ir ao parque com as crianças, fazer artesanato, dançar...


Pode ter certeza: você não está sozinha! 

O propósito de levar uma vida mais saudável não é só seu. Existem muitos nutricionistas, chefes de cozinha e outros especialistas que também são apaixonados pelo universo fitness, e podem ajudá-la a se inspirar. Quer um exemplo? Enquanto seus amigos postam fotos daquelas guloseimas irresistíveis nas redes sociais, uma blogueira pode estar postando outra receita saudável e saborosíssima com ingredientes que você tem em casa. Use a internet a seu favor! Mas cuidado antes de sair seguindo qualquer dica, pois tem de tudo na internet!


Faça experiências na cozinha 

Comida saudável não é sinônimo de comida sem gosto. Conhecer o próprio paladar e trabalhar com as combinações que mais lhe agradam é uma boa para quem está buscando essa mudança. Além disso, quanto mais natural o ingrediente, melhor! Se você nunca foi muito preocupada com isso, passe a provar novos alimentos aos poucos e entenda como usá-los de formas diferentes e que agradem a seu paladar. Se não é fã de espinafre cru, por exemplo, experimente refogá-lo com um pouquinho de alho ou fazer 
uma torta. É um bom começo!



Receitinha para incluir no cardápio 

Omelete de couve-flor

Ingredientes:

■ ½ couve-flor crua
■ 1 ovo
■ ½ cebola média picada em cubos
■ 1 dente de alho pequeno
■ Sal e pimenta-do-reino a gosto
■ Cebolinha a gosto para decorar
Modo de preparo: Rale a couve-flor em pedaços pequenos e separe em um recipiente. Em seguida, coloque o ovo inteiro, a cebola, o alho, o sal, a pimenta e misture bem. Coloque uma frigideira antiaderente para aquecer com um fio de óleo, de preferência óleo de coco. Em seguida, jogue a mistura na frigideira e espere dourar. Vire a omelete com a ajuda da tampa da panela ou de um prato. Sirva quando os dois lados estiverem douradinhos. Decore com cebolinha picada ou tomate-cereja.