AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Acredite: o inverno pode te ajudar a emagrecer!

Nesta época do ano, o organismo gasta mais energia para regular a temperatura (e por isso sentimos mais fome). Veja como saciar o estômago da maneira correta para perder peso!

Ana Bardella Publicado em 08/06/2018, às 16h08 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aproveite o tempo frio para perder aqueles quilinhos! - iStock
Aproveite o tempo frio para perder aqueles quilinhos! - iStock

Muita gente culpa o inverno pelos quilos a mais na balança. Afinal, se no verão preferimos um suco e uma saladinha, nessa época não sossegamos enquanto não sentimos o estômago cheio. De acordo com Monique Annes, nutricionista da Clínica Proattiva de Medicina Integrada, isso ocorre porque o corpo precisa se manter aquecido, garantindo que o organismo desempenhe as funções básicas de maneira satisfatória. Para isso, gasta mais energia – e pede que compensemos na comida. Mas é possível aproveitar esse processo a favor do emagrecimento! “Com a regulação da temperatura, o metabolismo se acelera. Por causa disso, o gasto calórico chega a ser 10% maior”, explica. Ou seja: mesmo em repouso, estamos queimando mais as nossas reservas de energia, algo que impulsiona a perda de peso. Veja dicas da profissional para emagrecer nos dias frios:

1. OPTE PELO CONSUMO DE COMIDAS QUENTES E SAUDÁVEIS. Continue colocando legumes e verduras no cardápio. Se não tiver tanta vontade de comer uma salada, opte pelas versões refogadas. Verduras como almeirão, couve, escarola e repolho combinam bem com esse tipo de preparação. Também é possível incluir esses ingredientes na sopa.

2. VONTADE DE DOCE? COLOQUE UMA FRUTA PARA ASSAR. Maçã, banana e abacaxi ficam ótimos no forno – e a quentura ainda acentua o sabor doce das frutas. Graças a isso, nem é necessário adicionar açúcar para saciar o desejo. Se quiser um sabor diferente, coloque uma pitada de canela –  o tempero é termogênico e também auxilia na perda de peso.

3. CUIDADO COM AS SOPAS, CALDOS E CREMES! Elas são excelentes opções para os dias frios, desde que sejam preparadas da maneira correta. Elas não devem levar queijo, creme de leite ou pedaços de linguiça ou bacon. Evite também consumi-las com pão.

4 PREGUIÇA DE MALHAR? ESPANTE! Incluindo bebidas como chá-verde ou chá-preto (que são termogênicos) no cardápio, você se sente mais disposta e continua fazendo as atividades físicas (que são essenciais para a nossa saúde e nosso bem-estar).

5 NÃO DESCUIDE DA HIDRATAÇÃO. Por não sentir tanta sede quanto no verão, podemos acabar até desidratando. Portanto, abuse das bebidas quentes (mas sem açúcar). O consumo de chás ajuda a manter o organismo em ordem. Caso não consiga tomá-lo sem adoçar, coloque um pouquinho de mel. Já as bebidas à base de leite, como chocolate quente, cappuccino e café com leite, podem ser consumidas, contanto que se utilize a versão desnatada da bebida. Substitua o chocolate por cacau em pó e prefira as versões preparadas em casa (e não aquelas de cápsulas ou em pó). Isso porque os produtos industrializados já vêm com açúcar e conservantes. Para adoçar, use adoçante à base de estévia ou sucralose.

Confira a receita elaborada pela nutricionista ortomolecular Ana Paula Santos para ajudar a perder alguns quilinhos nesse inverno:

Sopa Light

Ingredientes:

1 cebola roxa picada

1 maço de alho-poró pequeno picado

1 abobrinha pequena  picada

1 chuchu pequeno  picado

1 xícara (chá) de brócolis picado

1 colher (sopa) rasa de óleo de coco

Sal marinho a gosto

Modo de preparo: Primeiro doure a cebola em uma colher de sopa rasa de óleo de coco ou um fio de azeite. Em seguida acrescente o alho-poró e refogue por 10 minutos. Coloque 3 copos médios de água filtrada e deixe ferver. Insira o restante dos ingredientes e cozinhe por 20 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Bata no liquidificador e coloque um pouco mais de água, gradualmente. Por fim, adicione o sal.