AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Aposte já nas “calorias negativas” e emagreça

Os 12 alimentos que devem fazer parte da sua alimentação

Patricia Gebara Publicado em 01/12/2015, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

995 - Shutterstock
995 - Shutterstock
Aí vai uma notícia que talvez você não saiba: alguns  alimentos demandam um gasto energético durante a mastigação, digestão e absorção maior do que seu total de calorias, ou seja, eles podem ajudá-la a perder peso! Conhecidos como alimentos com “calorias negativas”, eles têm quase nada de carboidrato, não contêm gorduras e possuem muita água na composição. Mas é importante dizer que não basta ingeri-los para chegar magrinha no verão. Eles devem ser parte de uma dieta balanceada, com pouca gordura e açúcar. Uma rotina de exercício também é uma boa! Outra coisa: não se esqueça da forma de preparo: nada de abusar do óleo ou inventar uma receita pra lá de calórica com esses ingredientes. Por exemplo, não vá comer um pratão de lasanha de berinjela ou meia torta de maçã e achar que está queimando calorias... não vai funcionar! 
A nutróloga Alice Amaral dá a lista dos alimentos que precisam estar no seu prato todo dia. Confira!

Os melhores amigos da sua dieta

Pepino: Com mais de 90% de água, é rico em vitaminas e minerais, e tem carboidratos de baixo índice glicêmico. É bom para o colesterol.

Mexerica: Ela contém uma substância que protege o organismo do excesso de gordura. Além disso, tem muita vitamina C e fibras.

Abobrinha: Por ter muito potássio, é uma aliada de quem tem hipertensão. Ainda ajuda a digerir a gordura e a baixar os níveis de  colesterol.

Beterraba: Fonte de antioxidantes e minerais, previne doenças do coração, faz os rins funcionarem bem e também combate o diabetes.

Alface: Digestiva e diurética, alivia o inchaço e o desconforto abdominal. Ela também previne manchas e envelhecimento precoce. 

Maçã: Ela é perfeita para o lanche da tarde. Afasta doenças cardiovasculares,  trata a prisão de ventre e também regula o açúcar no sangue.

Abacaxi: Contém uma enzima que auxilia na quebra das partículas de proteína, controlando a acidez no estômago.

Agrião: Fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções, desintoxica o organismo e facilita a digestão. 

Berinjela: É uma ótima fonte de fibras, que beneficiam a digestão e dão mais saciedade. Ainda controla a glicemia e protege o coração. 

Melancia: Tem mais de 90% de água e pouquíssimas calorias. Ajuda a fazer um detox no organismo e reduz os riscos de doenças cardiovasculares.  

Couve: Uma poderosa fonte de ferro e vitaminas. Por conter muitas fibras, ajuda na digestão, acaba com a prisão de ventre e controla a fome.

Aspargos: É perfeito para afastar os sintomas da TPM, já que tem ação diurética e diminui o inchaço. Ainda combate o esgotamento.


Inspire-se nesses cardápios 

Karla Vilaça, nutricionista da Nutrenza Assessoria Nutricional, de São Paulo, montou duas sugestões para você emagrecer com saúde. Use estas opções como exemplo para o resto da semana e perca 4 kg em um mês. 


--- OPÇÃO 1 ---
Café da manhã: 1 pote de iogurte natural zero com maçã e chia + 1 torrada integral com geleia 100% fruta (sem açúcar)
Lanche da manhã: 1 fatia de melancia ou de abacaxi
Almoço: salada de alface com cenoura ralada e pepino temperada com 1 colher (chá) de azeite e vinagre de maçã + 4 colheres (sopa) de arroz integral + 1 concha de feijão + 1 bife médio de carne magra acebolado + 1 abobrinha grelhada
Lanche da tarde: um punhado de oleaginosas (nozes, castanha de caju, amêndoas...) + 5 damascos desidratados + 1 maçã
Jantar: salada de agrião com grão- de-bico e beterraba temperada com 1 colher (chá) de azeite e vinagre de maçã + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 1 filé de frango médio grelhado + 1 pegador de couve refogada + 1 mexerica


--- OPÇÃO 2 ---
Café da manhã: 1 copo de suco verde (couve + maçã + água de coco + amaranto) + 6 biscoitos de arroz integral + 1 ovo mexido
Lanche da manhã: 1 fatia média de abacaxi ou uma pera
Almoço: salada de folhas verde-escuras com tomate, beterraba cozida e ervilhas temperada com vinagre balsâmico + 4 colheres (sopa) de arroz integral + 1 concha pequena de feijão-preto + 2 fatias grossas de lagarto assado + 2 colheres (sopa) de berinjela assada com pimentões coloridos (verde, amarelo e vermelho)
Lanche da tarde: 1 maçã + 1 fatia grossa de queijo branco 
Jantar: salada de acelga com tomate e pepino + 1 posta média de salmão assado com aspargos + 2 colheres (sopa) de purê de batata-doce + 2 colheres (sopa) de cenoura cozida + 1 fatia de melão



{# Taboola Newsroom #}