AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Balança: listamos quais são os 5 principais erros de quem quer emagrecer

Esqueça o resultado rápido: 5 principais erros de quem quer emagrecer

Da Redação Publicado em 05/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Não realizar uma refeição pensando que irá emagrecer por comer menos é um dos principais erros que as pessoas cometem - Banco de Imagem/Getty Images
Não realizar uma refeição pensando que irá emagrecer por comer menos é um dos principais erros que as pessoas cometem - Banco de Imagem/Getty Images

Sabemos que é errando que se aprende, mas nem sempre o ditado se aplica para quem quer emagrecer. Tudo porque as pessoas continuam repetindo erros comuns, o que torna a perda de peso cada vez mais complicada.

Normalmente, quem quer emagrecer busca por um resultado rápido e eficaz. Para isso, tendem a tomar atitudes radicais e fazer dietas extremas que até podem proporcionar perda de peso na balança, mas não significa que seja de forma saudável e sustentável.

AnaMaria Digital conversou com a nutricionista Ivana Cobe, do 5S Estilo de Vida Saudável, e selecionou alguns dos principais erros cometidos durante o processo de emagrecimento e maneiras de evitá-los. Confira!

1 - PULAR REFEIÇÕES
Não realizar uma refeição pensando que irá emagrecer por comer menos é um dos principais erros que as pessoas cometem. “Quando passa longos períodos sem se alimentar, o organismo utiliza proteínas do músculo, fazendo com que aconteça a perda de massa magra no lugar da gordura. Além disso, se a pessoa inicia uma refeição com muita fome, a tendência é que ela acabe exagerando nas quantidades”, diz a nutricionista.

Ela ainda ressalta a diferença entre pular refeições e fazer o jejum intermitente. “Quando planejado e programado, o jejum intermitente é benéfico para a perda de peso, o que não acontece quando a pessoa resolve pular refeições, se alimentando em horários desregrados e beliscando petiscos entre as principais ceias quando sente fome, por exemplo”, explica.

2 - COMER RÁPIDO
Quando a pessoa come muito rápido, acaba por comer mais para se satisfazer, tendo em vista que o cérebro demora cerca de 15 minutos para processar a ingestão de alimentos e proporcionar saciedade. "Por isso, é necessário criar o hábito de ingerir devagar. Uma dica para começar é contar as mastigações, de 30 a 50 vezes, e evitar distrações durante a alimentação. Isso fará com que o cérebro compreenda esse novo ritmo de ingestão de alimentos e, com o tempo, essa prática se tornará automática".

3 - RESTRINGIR A ALIMENTAÇÃO
Fuja das dietas que retiram um tipo de alimento ou que possuem calorias vazias. “Dietas como: da sopa, maçã, da proteína, entre outras, devem ser evitadas ou acompanhadas por um profissional da área da saúde específico para não causar déficit de nutrientes no organismo”, diz. O segredo para o emagrecimento sustentável é a reeducação alimentar e isso só é possível através de uma alimentação balanceada e completa.

4 - ESQUEÇA O PÉ NA JACA
“Comer direito em todos os dias da semana para poder exagerar no final de semana é um dos piores erros que alguém pode cometer se quiser emagrecer pois, de uma forma ou outra, a pessoa irá ingerir todas as calorias que estava evitando”. O segredo é manter uma rotina diária saudável em todos os momentos. Se acontecer algum exagero, a dica é compensar no dia seguinte com um cardápio mais leve, porém essa atitude não pode ser recorrente.

5 - PROCURE AJUDA PROFISSIONAL
Emagrecer sozinho é possível, mas o processo será muito mais eficaz com a ajuda de profissionais especialistas em emagrecimento. “Isso porque as pessoas tendem a pegar dietas prontas ou seguir dicas da internet, mas cada corpo é único e deve ser tratado com exclusividade. Portanto, o acompanhamento de nutricionistas, coach e até psicólogos é essencial para garantir um emagrecimento saudável e sustentável”, ressalta a nutricionista.