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Cansada de fazer dietas e não conseguir emagrecer? Veja 4 dicas rápidas para driblar isso

Veja 4 dicas rápidas para começar a emagrecer sem dietas malucas

*Dra. Thais Mussi, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 28/07/2022, às 09h00

Dietas parecem sempre que foram fadadas ao fracasso. Mas não é bem assim! - Unsplash
Dietas parecem sempre que foram fadadas ao fracasso. Mas não é bem assim! - Unsplash

Olá! É um imenso prazer conhecer você! Sou a Dra. Thais, médica endocrinologista e metabologista, e trarei assuntos que trazem curiosidade, além de dúvidas, mas que todos nós sempre queremos conhecer mais.

A minha ideia é tratar de forma leve assuntos ligados aos hormônios, emagrecimento e qualidade de vida, sempre baseada nos pilares tanto da endocrinologia quanto da medicina do estilo de vida.

E vou iniciar minha primeira coluna falando sobre um assunto polêmico: dietas! Já sabemos, muitas vezes por experiência própria, que elas parecem sempre que foram fadadas ao fracasso. E pode acreditar: não estamos errados em pensar isso.

CORPO TENTA SE PROTEGER

Dietas restritivas fazem nosso corpo entrar em estado de alerta, e com isso, acionamos mecanismos que servem para nos proteger, mas , em contra partida, podem desencadear uma compulsão alimentar posterior.

E aí a emenda sai pior do que o soneto, pois saímos mais frustradas e com a sensação de que não temos força de vontade o suficiente. Certo, você pode estar dizendo. Até faz sentido, mas, se eu não for fazer dieta, farei o que? Me conformar?

Não, a ideia está longe disso. Todos temos o direito de querer estar mais saudável, se sentir melhor e mais leve. A questão é que isso não pode se tornar algo “ pesado”.

Para fazermos as pazes com a balança, precisamos prestar atenção a tudo que engloba o comer: se estou comendo com atenção , como estou emocionalmente, que tipo de alimento me apetece mais, entre outras questões.

ANOTE AÍ!

Emagrecer não é algo simples, como 2+2= 4, mas é possível, sim, emagrecer de forma tranquila e principalmente, sustentável. e vou deixar você com 4 dicas para começar esse processo de mindful eating:

  1. não coma com celular ou televisão ligados;
  2. faça a refeição sentado, e não às pressas, em pé ou na frente da geladeira;
  3. tome água (muitas vezes o que você sente é sede, e não fome);
  4. faça 2 a 3 respirações longas e calmas antes de começar sua refeição.

Sim, eu sei que mudar um comportamento não é tarefa fácil, mas é possível! E a liberdade de fazer as pazes com a balança, e não se sentir aprisionado em uma dieta maluca, vai te deixar mais leve em todos os sentidos.

Com carinho, Thais!

*DRA. THAIS MUSSI (CRM 118942-SP e 27542-PR- RQE 373) é endocrinologista e metabologista pela SBEM, além de especialista em Nutrologia pela ABRAN Medicina do estilo vida – CBMEV. Instagram: @drathaismussi ; Podcast: Não leve a mal, é hormonal