Com dificuldade de perder peso? Veja 5 erros que sabotam o emagrecimento 

Contar calorias e fazer dieta líquida pode atrapalhar o processo

Da Redação Publicado terça 16 março, 2021

Contar calorias e fazer dieta líquida pode atrapalhar o processo
Veja os cinco passos errados no processo de emagrecimento - Unsplash

Perder peso costuma ser um processo muito difícil para algumas pessoas, que acabam desistindo no meio do caminho. De acordo com Edivana Poltronieri, especialista em emagrecimento, alguns erros são sabotadores ao desempenho. Entre eles, estão os objetivos irreais e a alimentação pobre em nutrientes.

AnaMaria Digital separou cinco passos que atrapalham a sua perda de peso. Confira!  

1. INVESTIR EM TRATAMENTOS DE CURTA DURAÇÃO 
Para a especialista, ter cautela antes de aderir métodos milagrosos em curto tempo é uma forma responsável de tentar perder peso de maneira efetiva, saudável e duradoura. 

Segundo ela, tratamentos de curta duração como, por exemplo, emagrecer em 15 dias, detox de 21 dias, são ineficazes por não dar o tempo adequado para o organismo fazer uma reprogramação celular baseada na fisiologia.

“Uma informação que é pouco divulgada é que o nosso organismo precisa de, no mínimo, 90 dias para se adaptar a novos hábitos. Ou seja, o processo de emagrecimento só será saudável se respeitar esse tempo”, explica Edivana.

Ela ainda ressalta que métodos que prometem transformações em pouquíssimo tempo inferir podem aumentar o efeito rebote em até 90%. 

2. CONTAR E CONTAR CALORIAS 
Segundo a especialista, é importante saber distinguir comida e alimento. “Muita gente acha que pode comer o que quiser, desde que não ultrapasse a quantidade de calorias por dia”, explica. Ela afirma que é melhor escolher alimentos com qualidade e variedade à contar calorias, ou seja, fazer trocas inteligentes.

"Se for comer uma pizza, por exemplo, opte por uma mais saudável, como a de atum, abobrinha ou rúcula. Troque o sorvete cremoso pelo picolé de frutas. Legumes, variedade de frutas e verduras, proteínas e gorduras de alta qualidade, tudo isso é fundamental para a perda de peso”, diz.

3. PERDER PESO MUITO RÁPIDO SEM REPOR VITAMINAS 
Emagrecimentos rápidos deixam o corpo em déficit de aminoácidos e vitaminas, comprometendo a massa corporal. “Isso resulta em flacidez e sarcopenia, que é a diminuição da massa muscular”, explica Edivana.

Para não cair no erro, a recomendação é fazer acompanhamento profissional com hábitos alimentares ricos em proteínas e suplementos do bem, de acordo com os objetivos traçados.

4. SUBSTITUIR ALIMENTAÇÃO POR SUCOS DETOX 
Traçar uma dieta a base de sucos detox, frutas e vegetais pode ser perigoso prejudicial à saúde e não traz resultados duradouros. 

“Isso porque o nosso corpo já funciona como uma máquina de desintoxicação, que tem uma forma natural de eliminar toxinas e substâncias químicas indesejadas. Então é preciso atenção em dietas líquidas, pois não levará calorias e nutrientes necessários que o organismo precisa”, explica Poltronieri.

Nesse caso, a dica é acrescentar à alimentação: cereais, legumes, proteínas e carboidratos variados. “Isso vai melhorar o funcionamento do organismo e, consequentemente, levar à perda de peso sustentável”, completa a especialista. 

5. CORTAR AS GORDURAS BOAS
Muitas dietas colocam as gorduras como verdadeiras vilãs no processo de emagracimento. No entanto,  Edivana explica que existem diferentes tipos de gorduras e nem todas são ruins no estilo de vida saudável. 

“A gordura é tão essencial para a saúde quanto as proteínas e carboidratos e as benéficas estão presentes em manteiga, ovos, coco e abacate. Esse tipo de gordura ajuda a abastecer o corpo com energia. A falta dela pode levar a um desequilíbrio hormonal, ocasionando em um processo lento de emagrecimento”, finaliza Poltronieri.

Último acesso: 24 Jul 2021 - 19:23:53 (1142190).