AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Conheça os alimentos que vão te ajudar a secar antes do Natal

Alimentos com calorias negativas: conheça aqueles que vão te ajudar a secar

Raquel Borges Publicado em 14/12/2019, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O morango é uma excelente fonte de vitamina C e manganês, ainda oferece vitaminas K, B2, B5, B6 e B9 - Banco de Imagem/Getty Images
O morango é uma excelente fonte de vitamina C e manganês, ainda oferece vitaminas K, B2, B5, B6 e B9 - Banco de Imagem/Getty Images

As comemorações festivas estão pintando por aí. E se aqueles quilinhos a mais a impedirem de fechar o zíper da roupa que você pensou em usar na ceia de Natal ou na noite de virada do ano, hein? 

O especialista em emagrecimento Derek Camargo, formado pela Universidade de São Paulo (USP), tem a solução para você entrar na peça dos seus sonhos: apostar em alimentos com calorias negativas. 

Eles podem ser consumidos em grandes quantidades sem engordar. Mais boas notícias: ainda ajudam a perder peso e secar a barriga. “Faz parte dessa categoria toda comida que, para realizar a digestão, o organismo gasta mais calorias do que o próprio item possui em sua composição”, reforça. 

Um exemplo? Para deglutir, mastigar e digerir o pepino, que tem cerca de 30 kcal, gastamos pelo menos 150 kcal. A variação de itens disponível para adicionar ao seu cardápio é enorme, deliciosa e, melhor, sacia a fome. 

Confira a lista dos alimentos com calorias negativas para incluir no menu do dia a dia e, maravilha, desfilar nas festas de fim de ano com o look que você tanto quer.

PEPINO - Elástico 
Diurético natural, ajuda na dissolução de cálculos renais. O potássio na composição proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Apesar de ser pobre em calorias, dá sensação de saciedade.

LIMÃO - Power 
Boa fonte de fibras e vitamina C, além de conter outras vitaminas (tiamina, riboflavina) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro), fortalece o sistema imunológico.

AMORA - Zero açúcar 
Por fazer parte do grupo das frutas vermelhas, é cheia de nutrientes preciosos como zinco, ferro, magnésio e as vitaminas A, B, C, E e K. Ao mesmo tempo, possui poucas calorias e baixo açúcar em sua composição.

CHUCHU - Beleza 
A fama pode ser de sem graça, mas os benefícios são incríveis. Ele regula a glicemia no sangue, fortalece os ossos, dá brilho nos cabelos e faz bem para os rins. 

NABO - Antifome 
O tubérculo tem boas quantidades de fibras, que promovem a sensação de saciedade e ajudam a controlar o nível de glicemia. Ele também contribui para o controle de fatores de risco associados a doenças cardiovasculares.

ASPARGO - Anti-inflamatório 
Ricos em fibras que facilitam o funcionamento do intestino e a eliminação das fezes. Com elas, adeus, toxinas! Por isso, não surpreende que o alimento previna doenças intestinais. Quer mais? Ele ainda ajuda a combater artrite reumatoide, porque é anti-inflamatório.

ABOBRINHA - Antioxidante 
Indica-se ingerir o alimento todo: casca, polpa e sementes. Por quê? Por ser cheio de antioxidantes que combatem os radicais livres. A abobrinha de casca amarela é a fonte mais poderosa nesse quesito. Por conter ômega-3 e carotenoides em sua composição tem efeitos anti-inflamatórios.

MELANCIA - Multifuncional 
Ajuda a desinchar, já que sua ação diurética limpa os rins. Contém poucas calorias sendo uma ótima opção para uma sobremesa saudável. Fortalece as defesas do corpo, porque é uma excelente fonte de vitamina C. Ainda protege a pele do sol porque possui licopeno.

BETERRABA - Protetora 
Por conter nitrato, ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial. Melhora o rendimento do treino por relaxar os vasos sanguíneos. Devido à presença de vitamina C previne problemas de fígado e de pulmão. Além disso, controla o colesterol e protege o coração.

RABANETE - Amigo do coração 
A composição é formada de nutrientes como fibras, proteínas, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, zinco, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C e vitamina K. O alimento ainda combate o câncer, auxilia nos problemas urinários e na saúde cardiovascular.

TOMATE - Contra retenção líquida 
Combate doenças cardiovasculares porque tem antioxidantes que ajudam a manter os vasos sanguíneos saudáveis. Ainda ajuda a prevenir catarata, pois é rico em vitamina A, fundamental para a saúde dos olhos. E diminui a retenção de líquidos porque tem propriedades diuréticas.

MORANGO - Detox 
Excelente fonte de vitamina C e manganês, ainda oferece vitaminas K, B2, B5, B6 e B9. Como essa fruta elimina as toxinas do corpo, pode ser considerada depurativa. Diurética e laxativa, ainda contém fibras e sais minerais. Abundante em vitaminas A, C e do complexo B, possui altos níveis de antioxidantes e é conhecido por fortalecer o sistema imunológico. Trata-se de um ótimo aliado para quem quer emagrecer, pois atua como diurético natural no nosso organismo.

DEU UMA DERRAPADA? 
Com tanta festinha de confraternização no final do ano, não fica difícil cair em tentação alimentar. “Uma vez que ‘enfiamos o pé na jaca’, a melhor coisa a fazer é manter a calma e voltar à rotina da dieta normalmente”, conclui o médico. Os alimentos com calorias negativas não têm contraindicação, somente benefícios. Fazer atividade física sempre é bom. 

“Devemos nos manter ativos sempre. E exercícios bem direcionados e com acompanhamento é importante. Entre as melhores atividades está a musculação. Malhar agiliza ainda mais esse processo de perda de peso que muito desejamos nessa época do ano”, finaliza Camargo.