AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Couve-flor é um curinga e ajuda a emagrecer

Três receitas incríveis para você sair do trivial e secar 6 kg em um mês

Patricia Gebara Publicado em 15/12/2015, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

SITE - VARIADOS
SITE - VARIADOS
Gostosa, versátil e barata. Essa é a couve-flor! Com um pouco de criatividade, serve de base para pratos saborosos, como escondidinho e até pizza. E o melhor é que, com ela, as receitas continuam atrativas, porém, bem mais saudáveis. Isso quer dizer que podem ser consumidas por quem está de dieta! Para se ter uma ideia, 100 g de couve-flor têm em média 19 calorias, enquanto que a mesma quantidade de batata tem cerca de 100 calorias. Além disso, a hortaliça mantém os ossos saudáveis e ajuda até a prevenir  alguns tipos de câncer. Salucha Dainez, nutricionista do Oba Hortifruti, em São Paulo, bolou três receitas para 
a sua dieta sair do lugar-comum.

Boa demais!

A couve-flor, além de ter poucas calorias e ser uma delícia, tem vários benefícios. Por ser rica em vitamina C, conta com ação antioxidante, fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico. Ou seja, nosso organismo fica mais forte e protegido contra possíveis agressores. Ela também ajuda a manter ossos, cartilagens, cabelos e unhas sempre saudáveis. 
A verdura ainda é amiga das futuras mamães. É que, por ser fonte de vitamina B9, previne malformação fetal. Quer mais? Ela evita alguns tipos de câncer, como de pulmão, cólon, mama, ovário e próstata, e reduz a taxa de açúcar no sangue.  

Receitas com couve-flor para surpreender

--- Purê ---
Ingredientes
■ 1 couve-flor grande
■ ½ cebola ralada
■ 1 colher (sopa) de azeite 
■ Sal e noz-moscada a gosto
■ Salsinha a gosto

Modo de preparo: Cozinhe a couve-flor em água com sal até ficar al dente. Se preferir, faça no vapor. Depois, bata a hortaliça no liquidificador. Numa panela, refogue a cebola no azeite até ficar transparente. Então, adicione o creme do liquidificador e misture, mexendo por um minuto. Tempere com sal e noz-moscada e finalize com a salsinha na hora de servir.

--- Escondidinho ---
Ingredientes
■ 1 cebola ralada
■ 1 colher (sopa) de azeite
■ 700 g de carne moída
■ 2 tomates sem pele e sem sementes
■ Sal e temperos a gosto
■ 1 couve-flor cozida
■ 2 colheres (sopa) de creme de ricota 
■ ¾ de xícara (chá) de água
■ Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo: Recheio: refogue a cebola no azeite até ficar transparente. Então, adicione a carne moída. Quando começar a secar, acrescente o tomate batido no liquidificador. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Purê: cozinhe a couve-flor e coloque-a, ainda quente, no liquidificador com a ricota. Tempere a gosto. Bata até a massa ficar homogênea. Se precisar, vá acrescentando água aos poucos. Montagem: coloque o recheio de carne moída numa forma. Por cima, ponha o purê e, depois, o queijo. Leve ao forno para gratinar.

Massa de Pizza 
Ingredientes
■ 1 couve-flor (cerca de 750 g)
■ 1 xícara (chá) de farinha    de amêndoa
■ 2 ovos
■ 1 colher (chá) de orégano seco
■ 1 colher (chá) de manjericão seco
■ Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: Massa: bata a couve-flor crua no processador, amasse-a sobre uma folha de papel vegetal numa forma 
e asse por 15 minutos a 190 °C. Retire da assadeira e escorra todo o líquido. Misture a verdura com o restante dos ingredientes. Coloque outra folha de papel vegetal numa forma e unte-a com azeite. Espalhe a massa cobrindo todo o fundo. Leve ao forno por mais 15 minutos a 240 °C. Retire e recheie.

Sugestões de recheios
❱ Abobrinha, aspargos e manjericão
❱ Frango com requeijão light
❱ Rúcula com tomate seco
❱ Abobrinha com champignon
❱ Palmito, tomate e alho-poró

Gostoso e levinho

A nutricionista Fernanda Aguiar André, da Nutrenza Assessoria Nutricional, de São Paulo, montou duas sugestões de cardápio com a verdura da vez. Inspire-se nelas!

--- OPÇÃO 1 ---
Café da manhã: 1 potinho de coalhada light com 1 colher (sopa) de mel + 1 pão francês integral com geleia sem açúcar + 1 fatia de papaia
Lanche da manhã: 1 pera
Almoço: salada de alface com tomate e grão-de-bico temperada com vinagre de maçã e azeite + 1 filé de frango grelhado + 1 pegador de almeirão refogado + 3 colheres (sopa) de purê de couve-flor (veja receita)
Lanche da tarde: 1 copo de iogurte natural desnatado com 2 colheres (sopa) de granola
Jantar: salada de agrião com cenoura e soja temperada com vinagre e azeite + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 1 filé de pescada 

--- OPÇÃO 2 ---
Café da manhã: 1 copo de leite semidesnatado batido com banana e 1 colher (chá) de canela + 2 torradas integrais com requeijão light
Lanche da manhã: 1 maçã
Almoço: salada de alface e tomate temperada com vinagre balsâmico + 1 concha pequena de feijão + 4 buquês de brócolis no vapor + 3 colheres (sopa) de escondidinho com purê de couve-flor (veja receita) 
Lanche da tarde: 1 pote de iogurte de frutas light com 1 colher (sopa) de chia
Jantar: 2 fatias de pizza de couve-flor com molho de tomate, abobrinha,  aspargos e manjericão (veja receita)




O cardápio acima é apenas uma sugestão. O plano alimentar deve ser individualizado e é essencial consultar um profissional.  Vale lembrar ainda que a perda de peso  varia de acordo com o organismo de cada um. além disso, pessoas com diabetes, pressão alta e problemas no coração devem consultar um médico antes de começar qualquer dieta.



{# Taboola Newsroom #}