AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Emagreça com a ajuda do celular

Quatro aplicativos de saúde e nutrição gratuitos vão fazer o seu sonho de entrar em forma se realizar rapidinho

Júlia Arbex Publicado em 02/05/2017, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emagreça com a ajuda do celular - iStock
Emagreça com a ajuda do celular - iStock
Começar uma dieta não é tarefa fácil, mas complicado mesmo é manter o comprometimento até atingir sua meta. Isso exige esforço, dedicação e paciência. A boa notícia: agora é possível contar com aplicativos de celular nessa missão. Eles funcionam como diários alimentares, calculam calorias, dão dicas nutricionais... Enfim, nos motivam nesta jornada rumo ao corpo que queremos. A seguir, apresentamos quatro deles, gratuitos e prontos para serem seus melhores amigos no desafio da balança.


TECNONUTRI
O que é: a plataforma de alimentação saudável é do Minha Vida, grupo de comunicação com foco em saúde e bem-estar. O app existe há dois anos  e tem mais de 6 milhões de usuários.

O que oferece: permite que o usuário registre os alimentos consumidos em um diário e calcula a quantidade de calorias ingeridas. Assim, é possível ver se o consumo está de acordo com a meta definida, que pode ser emagrecer, ganhar massa muscular ou
simplesmente adquirir hábitos mais saudáveis. Além disso, o Tecnonutri possibilita que os usuários se relacionem. Ou seja, você pode compartilhar fotografias de refeições, dicas e ainda participar de fóruns de discussões para ficar cada vez mais motivada a cumprir todos os seus objetivos. 

Disponível para: Android e iOS. Apesar de gratuito, algumas funcionalidades opcionais são pagas.


NUTRABEM
O que é: em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto Nutrabem traz conceitos atuais de nutrição, permitindo o autoconhecimento alimentar e, por conta disso, a adequação de peso e hábitos.

O que oferece: não é novidade que dietas restritivas fazem mal. Pensando nisso, o app gera um relatório que revela a qualidade da
sua alimentação. Além disso, apresenta a faixa de peso saudável do usuário e possibilita uma comparação entre os alimentos, facilitando as escolhas mais saudáveis.

Disponível para: Android e iOS, totalmente grátis.


NOSSA ALIMENTAÇÃO
O que é: aplicativo idealizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Instituto Akatu, organização que fomenta o consumo consciente, para mostrar que a ingestão exagerada de comida pode impactar negativamente a saúde.

O que oferece: para motivar o consumo consciente e sem desperdício, a ferramenta possibilita que você faça a lista de compras
para entender melhor sobre os alimentos que está levando para casa. Há ainda dicas práticas de como ter uma alimentação mais saudável e um jogo chamado “come bem”, que estimula os participantes a cortarem alimentos considerados prejudiciais à saúde,
como doce e fritura, e a manter os saudáveis, como frutas e legumes.

Disponível para: Android e iOS, totalmente gratuito.


DR. NUTRIÇÃO
O que é: plataforma que calcula a quantidade de proteína, carboidrato e gordura de que cada usuário precisa, seguindo protocolos aceitos e usados por profissionais de saúde no Brasil. App desenvolvido para aumentar a consciência alimentar das pessoas. Ele não substitui o acompanhamento de um nutricionista ou médico.

O que oferece: calcula seu IMC (índice de massa corporal), peso ideal, a média de calorias que você gasta por dia e ainda sugere cardápios de acordo com suas características e meta de peso, seja para perder, manter ou engordar. Por meio de um gráfico, a plataforma revela se você está consumindo nutrientes necessários para uma vida saudável. 

Disponível para: Windows Phone 7 / 8 / 8.1 / 10 ou posterior. Tem versão gratuita, que é bem completa, e paga (R$ 7) com
opções a mais.