AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Emagrecer sem sofrer é possível, sim! Veja como

Especialista explica um jeito bem-humorado de levar a dieta

Ana Bardella Publicado em 14/04/2019, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emagreça com saúde - iStock
Emagreça com saúde - iStock

Quando o assunto é perda de peso, não há como mudar os hábitos sem antes trabalhar a mente. Por mais que esteja decidida a fazer uma transformação, se a cabeça estiver propensa a sabotar o processo através de episódios compulsivos, não há por onde escapar. 

Por isso, na visão de Gladia Bernardi, nutricionista especializada em obesidade e autora do livro Código Secreto do Emagrecimento (Ed. Gente), é necessário observar os próprios pensamentos e identificar os gatilhos para desvincular as emoções negativas da alimentação. 

Conquistando esse controle, não é preciso apelar para restrições radicais. Sem proibições, se manter na dieta fica bem mais simples e leve. Veja as dicas para seguir nesse caminho.

Saiba escolher as guloseimas
Se você é fã de sorvete, por exemplo, não precisa cortar de vez a sobremesa. “Basta optar pelos picolés de fruta, que são ‘magros’ e mais saudáveis. Aqueles de limão, tangerina ou coco são menos nocivos do que as versões de massa ou os palitos com coberturas e recheios”, orienta. 

Olho redobrado nos potes de açaí. “Por ser uma fruta extremamente calórica, essas tigelas não são indicadas. Além disso, as pessoas costumam caprichar nos acompanhamentos (e no tamanho dos potes). Consequentemente, eles se tornam engordativos”, alerta. 

Invista em uma opção nutritiva, mas tão refrescante quanto, como iogurte sem açúcar com frutas. “Uma sugestão deliciosa é misturar morango, manga e um pouco de mel”, exemplifica. Mas não exagere na quantidade, pois as frutas também engordam se não consumidas com moderação.

Continue saindo com os amigos
Sabe aquele happy hour que costuma fazer com o pessoal da empresa logo depois do expediente? Não precisa esquecê-lo. 

“O segredo é não deixar o foco dos eventos concentrado na bebida ou comida”, diz. Vá pelo bate-papo e não chegue já pensando na cervejinha ou na porção que será servida. 

Com isso, a quantidade de alimentos calóricos consumidos durante os encontros tende a diminuir consideravelmente. O mesmo vale para as escapulidas da cidade durante os feriados. 

“Se estiver na praia, tome apenas uma caipirinha em vez de três ou quatro, por exemplo. Evite os drinques com leite condensado e muito açúcar, como as batidas. Peça sempre com adoçante”, ensina a nutricionista. 

Se pensar em comer um petisco, evite os fritos: prefira os assados ou cozidos. E divida com quem estiver próximo a você.

Não desista da atividade física
Quanto mais corrida fica a vida no trabalho, mais a sensação de cansaço e preguiça pode tomar conta de nós. Mas isso não pode ser uma desculpa para deixarmos de lado a rotina de exercícios. 

“Busque os horários mais amenos do sol para fazer atividades aeróbicas ao ar livre, como corrida e bicicleta. Ou, se preferir, procure uma academia ou espaço de dança”, indica a profissional. 

O corpo em movimento é essencial para proporcionar a sensação de bem-estar na mente. Com isso, fica mais fácil manter o humor lá em cima e, consequentemente, enxergar o processo de perda de peso de uma maneira leve. Seja persistente: sua saúde, certamente, vai agradecer!